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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22910
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sequência de ensino investigativo sobre educação sexual: abordagens dialógicas e lúdicas para uma formação emancipatória |
Título(s) alternativo(s): | Investigative teaching sequence on sexual education: dialogical and playful approaches for an emancipatory formation |
Autor: | Souza, Rodrigo Santos de ![]() |
Primeiro orientador: | Lage, Débora de Aguiar |
Primeiro membro da banca: | Saba, Celly Cristina Alves do Nascimento |
Segundo membro da banca: | Silva, Kátia Regina Xavier da |
Resumo: | Na realidade das escolas brasileiras, a educação sexual muitas vezes é negligenciada, ficando restrita às aulas de Ciências e Biologia e, por vezes, cerceada pela própria instituição de ensino. A ampliação dos espaços de debate sobre os diversos temas relacionados à sexualidade humana é fundamental para a formação integral dos estudantes. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo promover a construção de conhecimentos sobre as principais temáticas que permeiam a educação sexual a partir de uma sequência de ensino investigativa (SEI). como método, foi realizada uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, com estudantes da modalidade Nova EJA de um colégio estadual do Rio de Janeiro. Foram desenvolvidas diferentes atividades investigativas dialógicas e lúdicas, como rodas de conversa, dinâmicas, pesquisa e produção textual, seminários, elaboração de modelos, criação de quiz usando ferramentas digitais, culminando na produção de jogo colaborativo. Ao final das atividades, os estudantes responderam a um questionário sobre a relevância da SEI na sua formação. Como resultados, observou-se que as atividades pedagógicas desenvolvidas foram capazes de favorecer a apropriação de conceitos e contribuir para a alfabetização científica dos estudantes, os quais demonstraram envolvimento e engajamento durante todas as etapas da SEI. Por fim, acreditamos que a realização desta pesquisa permitiu aos estudantes serem protagonistas do seu processo de aprendizagem, possibilitando a abordagem de uma educação sexual emancipatória, capaz de contribuir para a formação de cidadãos autônomos, críticos, saudáveis, responsáveis e livre de preconceitos. |
Abstract: | In Brazilian schools, sexual education is often neglected, confined to Science and Biology classes, and sometimes constrained by the educational institution itself. Expanding spaces for discussing various topics related to human sexuality is crucial for students' comprehensive education. In this context, this research aimed to promote the construction of knowledge about the main themes surrounding sexual education through an investigative teaching sequence (ITS). As a method, a qualitative action research was conducted with students from the New EJA modality of a state school in Rio de Janeiro. Different dialogical and playful investigative activities were developed, such as group discussions, dynamics, research and textual production, seminars, model development, creation of quizzes using digital tools, culminating in the production of a collaborative game. At the end of the activities, students answered a questionnaire about the relevance of ITS in their education. As a result, it was observed that the pedagogical activities developed were able to favor the appropriation of concepts and contribute to the scientific literacy of the students, who demonstrated involvement and engagement throughout all stages of the ITS. Finally, we believe that conducting this research allowed students to be protagonists in their learning process, enabling the approach of an emancipatory sexual education, capable of contributing to the formation of autonomous, critical, healthy, responsible citizens free from prejudices. |
Palavras-chave: | Educação em sexualidade IST Tecnologias de comunicação e informação Aprendizagem investigativa Sexuality education STI Communication and information technologies Investigative learning Educação sexual Infecções sexualmente transmissíveis Biologia - Métodos de ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | SOUZA, Rodrigo Santos de. Sequência de ensino investigativo sobre educação sexual: abordagens dialógicas e lúdicas para uma formação emancipatória. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22910 |
Data de defesa: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
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