Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22916
Tipo do documento: Tese
Título: Formação histórica e política do Acre: interesses e tensões na implantação do Instituto Dom Moacyr de Educação Profissional
Título(s) alternativo(s): Historical and political formation of Acre: interests and tensions in the implementation of the Dom Moacyr Institute of Professional Education
Formación histórica y política de Acre: intereses y tensiones en la implementación del Instituto de Educación Profesional Dom Moacyr
Autor: Montysuma, Hildo Cezar Freire 
Primeiro orientador: Ramos, Marise Nogueira
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Ciavatta, Maria
Terceiro membro da banca: Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque de
Quarto membro da banca: Oliveira, Rafael Bastos Costa de
Resumo: Essa pesquisa analisa criticamente a implantação do Instituto Dom Moacyr no Estado do Acre, no contexto da reforma da educação nos anos 2000. O problema que motivou a investigação foram os interesses e fundamentos teóricos que serviram de parâmetro aos dirigentes da Frente Popular do Acre – FPA, para a implantação de uma política de educação profissional separada da etapa final da Educação Básica, do qual decorreu o seguinte objetivo geral: identificar quais os interesses e fundamentos teóricos serviram de parâmetro aos dirigentes da FPA, para a implantação de uma política de educação profissional separada da etapa final da Educação Básica. Como método de investigação adotou-se o materialismo histórico-dialético, fundamentado em Arismendi (1965); Barata-Moura (1997); Hobsbawm (2011); Marx & Engels (2007, 2010 e 2011); Marx (2008, 2013, 2011 e 2017); Engels (1988, 2008 e 2020); Gramsci (2004, 2007 e 2011); Kosik (2002 e 2023); Cheptulin (2004); Manacorda (2008); Mészáros (2011); Schaff (1982). Assim como os autores nacionais, vinculados a essa perspectiva teórica: Ciavatta (2006 e 2016); Frigotto (1996, 2009, 2010 e 2012); Ramos (2001 e 2024); Saviani (1991, 1993, 2010, 2012, 2013 e 2015). Quanto aos procedimentos de investigação, apoiamo-nos em: Ciavatta (2016); Frigotto (2012); Kuenzer (2013). Na análise histórica, que situa o objeto de investigação: Calixto, Souza e Souza (1985); Maia (2009); Martinello (2004) e Souza (2005). No campo antropológico nos referenciamos nos estudos de Aquino e Iglesias (2005); Aquino (1977); Iglesias (2010); Dalmolin (2004); Pantoja (2008) e Silva (1983). Quanto aos procedimentos, o trabalho conta com a análise de documentos do Ministério da Educação, da Secretaria de Estado de Educação do Acre, dos quais os principais foram o Relatório Geral do Primeiro Encontro de Educação Profissional do Acre (SOUZA, MACEDO e PAIVA, 2005) e o Plano de Educação Profissional (ACRE, 2000), o Relatório de Gestão – Período 2003 – 2006 (IDM, 2006). Pode-se concluir que os interesses e fundamentos teóricos que embasaram os dirigentes da FPA na definição de um projeto dual de educação se sustentaram nas contradições do capitalismo contemporâneo cuja fundamental se dá entre a produção social e a apropriação capitalista que se que se manifesta na forma de antagonismo entre o proletariado e a burguesia, da qual decorrem as contradições secundárias; a opção por um projeto dual de educação na implantação do IDM foi consciente e deveu-se a duas razões fundamentais: 1) os dirigentes da FPA confundiram o projeto de unificação educacional expresso no Decreto nº 5154/2004 com o tecnicismo do período militar normatizado pela Lei 5692/1971; 2) no interior dessa unidade operou a contradição permanência x renovação, em que o polo da permanência se constituiu em dominante e determinante, portanto, hegemônico ao longo da existência da FPA, levando à corrosão do próprio programa originário do bloco de forças no poder, alterando o conteúdo político da aliança. Concluímos ainda que a implantação do IDM, se sustentou em cinco pilares, a saber: 1) econômico: prevaleceram as demandas do mercado com vistas à reprodução ampliada do capital; 2) político: o neoliberalismo; 3) filosófico: o pragmatismo estadunidense; 4) pedagógico: hegemonia da pedagogia das competências; 5) didático: as metodologias ativas. A investigação do processo de implantação da Educação Profissional no Acre traz importantes indicações que possibilitam entender melhor como se deu a derrota da FPA e porque o Acre se tornou um dos estados mais reacionários ao projeto de emancipação dos trabalhadores do trabalho alienado.
Abstract: This research critically analyzes the implementation of the Dom Moacyr Institute in the State of Acre, in the context of the education reform in the 2000s. The problem that motivated the investigation was the interests and theoretical foundations that served as a parameter for the leaders of the Popular Front of Acre – FPA, for the implementation of a professional education policy separate from the final stage of Basic Education, from which the following general objective resulted: to identify which interests and theoretical foundations served as a parameter for the leaders of the FPA, for the implementation of a professional education policy separate from the final stage of Basic Education. As a method of investigation, historical-dialectical materialism was adopted, based on Arismendi (1965); Barata-Moura (1997); Hobsbawm (2011); Marx & Engels (2007, 2010 and 2011); Marx (2008, 2013, 2011 and 2017); Engels (1988, 2008 and 2020); Gramsci (2004, 2007 and 2011); Kosik (2002 and 2023); Cheptulin (2004); Manacorda (2008); Mészáros (2011); Schaff (1982). As well as the national authors, linked to this theoretical perspective: Ciavatta (2006 and 2016); Frigotto (1996, 2009, 2010 and 2012); Ramos (2001 and 2024); Saviani (1991, 1993, 2010, 2012, 2013 and 2015). As for the research procedures, we rely on: Ciavatta (2016); Frigotto (2012); Kuenzer (2013). In the historical analysis, which situates the object of investigation: Calixto, Souza and Souza (1985); Maia (2009); Martinello (2004) and Souza (2005). In the anthropological field, we refer to the studies of Aquino and Iglesias (2005); Aquino (1977); Iglesias (2010); Dalmolin (2004); Pantoja (2008) and Silva (1983). As for the procedures, the work relies on the analysis of documents from the Ministry of Education, the State Secretariat of Education of Acre, of which the main ones were the General Report of the First Meeting of Professional Education of Acre (SOUZA, MACEDO and PAIVA, 2005) and the Professional Education Plan (ACRE, 2000), the Management Report – Period 2003 – 2006 (IDM, 2006). It can be concluded that the interests and theoretical foundations that supported the leaders of the FPA in the definition of a dual project of education were based on the contradictions of contemporary capitalism, whose fundamental relationship is between social production and capitalist appropriation, which manifests itself in the form of antagonism between the proletariat and the bourgeoisie. from which secondary contradictions arise; the option for a dual education project in the implementation of the IDM was conscious and was due to two fundamental reasons: 1) the leaders of the FPA confused the project of educational unification expressed in Decree No. 5154/2004 with the technicality of the military period regulated by Law 5692/1971; 2) within this unity, the contradiction permanence x renewal operated, in which the pole of permanence became dominant and determinant, therefore, hegemonic throughout the existence of the FPA, leading to the corrosion of the very original program of the bloc of forces in power, altering the political content of the alliance. We also conclude that the implementation of the IDM was based on five pillars, namely: 1) economic: market demands prevailed with a view to the expanded reproduction of capital; 2) political: neoliberalism; 3) philosophical: American pragmatism; 4) pedagogical: hegemony of the pedagogy of competences; 5) Didactic: active methodologies. The investigation of the process of implementation of Professional Education in Acre brings important indications that make it possible to better understand how the defeat of the FPA occurred and why Acre became one of the most reactionary states to the project of emancipation of workers from alienated labor.
Esta investigación analiza críticamente la implementación del Instituto Dom Moacyr en el Estado de Acre, en el contexto de la reforma educativa de la década de 2000. La problemática que motivó la investigación fueron los intereses y fundamentos teóricos que sirvieron de parámetro a los dirigentes del Frente Popular de Acre – FPA, para la implementación de una política de formación profesional separada de la etapa final de la Educación Básica, de la cual se derivó el siguiente objetivo general: identificar cuáles son los intereses y fundamentos teóricos que sirvieron de parámetro a los dirigentes del FPA, para la implementación de una política de educación profesional separada de la etapa final de la Educación Básica. Como método de investigación se adoptó el materialismo histórico-dialéctico, basado en Arismendi (1965); Barata-Moura (1997); Hobsbawm (2011); Marx y Engels (2007, 2010 y 2011); Marx (2008, 2013, 2011 e 2017); Engels (1988, 2008 e 2020); Gramsci (2004, 2007 y 2011); Kosik (2002 e 2023); Cheptulina (2004); Despierta (2008); Mészáros (2011); Schaff (1982). Así como los autores nacionales, vinculados a esta perspectiva teórica: Ciavatta (2006 y 2016); Frigotto (1996, 2009, 2010 y 2012); Ramos (2001 y 2024); Saviani (1991, 1993, 2010, 2012, 2013 y 2015). En cuanto a los procedimientos de investigación, nos basamos en: Ciavatta (2016); Frigotto (2012); Kuenzer (2013). En el análisis histórico, que sitúa al objeto de investigación: Calixto, Souza y Souza (1985); Maia (2009); Martinello (2004) y Souza (2005). En el campo antropológico, nos referimos a los estudios de Aquino y Iglesias (2005); Aquino (1977); Iglesias (2010); Dalmolin (2004); Pantoja (2008) y Silva (1983). En cuanto a los procedimientos, el trabajo se basa en el análisis de documentos del Ministerio de Educación, de la Secretaría de Estado de Educación de Acre, de los cuales los principales fueron el Informe General del Primer Encuentro de Educación Profesional de Acre (SOUZA, MACEDO y PAIVA, 2005) y el Plan de Educación Profesional (ACRE, 2000), el Informe de Gestión – Período 2003 – 2006 (IDM, 2006. Se puede concluir que los intereses y fundamentos teóricos que sustentaron a los dirigentes del FPA en la definición de un proyecto dual de educación se basaron en las contradicciones del capitalismo contemporáneo, cuya relación fundamental es entre producción social y apropiación capitalista, que se manifesta en forma de antagonismo entre el proletariado y la burguesía. de donde surgen contradicciones secundarias; la opción por un proyecto de educación dual en la implementación del IDM fue consciente y se debió a dos razones fundamentales: 1) los dirigentes de la FPA confundieron el proyecto de unificación educativa expresado en el Decreto Nº 5154/2004 con el tecnicismo del período militar regulado por la Ley 5692/1971; 2) dentro de esta unidad operó la contradicción permanencia x renovación, en la que el polo de permanencia se volvió dominante y determinante, por lo tanto, hegemónico a lo largo de la existencia del FPA, llevando a la corrosión del programa muy original del bloque de fuerzas en el poder, alterando el contenido político de la alianza. También concluimos que la implementación del IDM se basó en cinco pilares, a saber: 1) económicos: prevalecieron las demandas del mercado con miras a la reproducción ampliada del capital; 2) político: neoliberalismo; 3) filosófico: pragmatismo americano; 4) pedagógica: hegemonía de la pedagogía de las competencias; 5) Didáctica: metodologías activas. La investigación del proceso de implementación de la Educación Profesional en Acre aporta importantes indicios que permiten comprender mejor cómo se produjo la derrota de la FPA y por qué Acre se convirtió en uno de los estados más reaccionarios al proyecto de emancipación de lostrabajadores del trabajo alienado.
Palavras-chave: Trabalho
Educação
Politecnia
Emancipação humana
Neoliberalismo
Work
Education
Polytechnics
Human emancipation
Neoliberalism
Trabajo
Educación
Politécnicos
Emancipación humana
Neoliberalismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: MONTYSUMA, Hildo Cezar Freire. Formação histórica e política do Acre: interesses e tensões na implantação do Instituto Dom Moacyr de Educação Profissional. 2024. 270 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22916
Data de defesa: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.