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Tipo do documento: Tese
Título: Batalha da Flores: uma festa e suas possibilidades educativas para a cidade do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Batalha das Flores: a festival and your educational possibilities to the city of Rio de Janeiro (1903-1909)
Autor: Vernin, Lenna Carolina da Silva Solé 
Primeiro orientador: Leonardi, Paula
Primeiro membro da banca: Lima, Alexandra
Segundo membro da banca: Azevedo, André
Terceiro membro da banca: Melo, Victor
Quarto membro da banca: Monti, Ednardo
Resumo: Esta tese de doutorado tem como objetivo investigar a Batalha da Flores, uma festa educativa promovida pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1903 e 1909, como parte das ações que integraram a reforma urbana realizada pelo prefeito Pereira Passos na primeira década do século XX. Pelo método indiciário, analisam-se fontes documentais oriundas da imprensa da época, atos oficiais da Prefeitura e imagens, sobretudo fotografias produzidas por Augusto Malta como fotógrafo documentalista contratado por Passos para registrar as transformações pelas quais passava a cidade. Como aporte teórico-metodológico, o trabalho se embasa na perspectiva analítica de Norbert Elias e John L. Scotson, cujas contribuições para o entendimento de configurações sociais marcadas por tensões entre grupos estabelecidos e outsiders, bem como do desenvolvimento processual do conceito de civilização em sociedades ocidentais abrem caminhos profícuos para a compreensão da Batalha das Flores do Rio de Janeiro como uma celebração carnavalesca inspirada no carnaval francês da cidade de Nice, pela qual a Prefeitura buscou, por meio da socialização, desenvolver entre os grupos populares hábitos considerados mais refinados, segundo os parâmetros de civilização e modernidade das elites europeizadas da época, levando ao desenvolvimento do apreço por celebrações mais contidas e, consequentemente, ao recrudescimento das brincadeiras populares que envolviam ânimos mais exaltados, como o entrudo. Mobiliza-se, ainda, a noção de circularidade cultural proposta por Carlo Ginzburg, a fim de observar o processo de apropriação e releitura, pelas camadas populares da população carioca, de elementos europeizados da festa estudada.
Abstract: This doctoral thesis aims to investigate the ‘Batalha da Flores’, an educational festival promoted by the City Hall of Rio de Janeiro between 1903 and 1909, as part of the actions foreseen by the urban reform carried out by Mayor Pereira Passos in the first decade of the 20th century. Using the indexical method, documentary sources from the press at the time, official acts of the City Hall, and images are analyzed, especially photographs produced by Augusto Malta as a documentary photographer hired by Passos to record the main transformations the city was undergoing. As a theoretical-methodological framework, the work is based on the analytical perspective of Norbert Elias and John L. Scotson, whose contributions to the understanding of social configurations marked by tensions between established groups and outsiders, as well as the processual development of the concept of civilization, open fruitful paths for understanding Rio de Janeiro’s ‘Batalha da Flores’ as a carnival celebration inspired by the French carnival in the city of Nice. Through this celebration, Rio de Janeiro’s City Hall sought, via socialization, to develop among popular groups habits considered more refined, according to the standards of civilization and modernity of the Europeanized elites, leading to the development of appreciation for more restrained celebrations and, consequently, to the curbing of popular festivities that involved more exalted spirits, such as the game of ‘entrudo’ (shrovetide). Additionally, the notion of cultural circularity proposed by Carlo Ginzburg is mobilized to observe the process of appropriation and reinterpretation of Europeanized elements of the ‘Batalha das Flores’ by the popular layers of Rio de Janeiro’s population.
Palavras-chave: Festa pedagógica
Carnaval e reformas urbanas
Entrudo
Batalha das Flores
Batalha de Confetti
Pedagogical festival
Carnival and urban reforms
Entrudo
Batalha das Flores
Batalha de Confetti
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VERNIN, Lenna Carolina da Silva Solé. Batalha da Flores: uma festa e suas possibilidades educativas para a cidade do Rio de Janeiro. 2024. 303 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22918
Data de defesa: 7-Ago-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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