Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22930
Tipo do documento: Dissertação
Título: Programa Um Computador por Aluno (UCA): desafios de sua implementação em uma escola da Baixada Fluminense
Título(s) alternativo(s): Program One Computer per Student (UCA ) : implementation challenges in his a school Baixada Fluminense
Autor: Oliveira, Anderson Marinho de 
Primeiro orientador: Sobreira, Henrique Garcia
Primeiro membro da banca: Leroux, Liliane
Segundo membro da banca: Campos, Gilda Helena Bernardino de
Terceiro membro da banca: Addor, Felipe
Resumo: Este trabalho investiga a implantação do programa Um Computador por Aluno (PROUCA) em uma escola de Mesquita – RJ, analisando os desafios da implantação deste programa governamental do ponto de vista dos gestores da escola, gestores da Secretaria de Educação e dos professores. Nesse diálogo surgem questões como formação continuada do professor, falta de infraestrutura, inadequação técnica, práticas pedagógicas, tecnofobia e o poder “didatizante” da escola. Aborda ainda a cultura escolar e os seus respectivos usos da tecnologia tendo como contraponto a emergência de uma cultura digital que advém das práticas sociais contemporâneas, ainda extra-escolar, de uso dos artefatos digitais, abordando questões como sociedade em rede, novos modos de produção cultural, novas maneiras de aprender e produzir conhecimento, novas formas de colaboração e a desterritorialização do poder centralizador. Em certo ponto, a dissertação assume um tom elegia narrando os últimos dias de vida do UCA, que acaba deixando órfão milhares de alunos, professores e escolas outrora cheios de expectativas surgidas a partir das promessas de seu potencial.
Abstract: This project aims to investigate the implementation of the project Um Computador por Aluno (PROUCA) in a school in Mesquita – RJ, analysing the challenges of the federal governamental program in the view of the school headmasters, managers of the department of education and teachers. Some questions concerning continuous teacher training, lack of infrastructure, technical inadequacy, pedagogical practice, technophobia and the didactic power of school arouse during the development of the project. This project deals with the school culture and its uses of technology in contrast with the need of a digital culture that comes from contemporary social practice and the use of digital artifacts. The project also deals with issues such as network society, ways to produce culture, new ways to learn and produce knowledge, new ways to colaborate and the deterritorialization of a centralizing power. In a certain part of the project, it assumes an elegy tone by narrating UCA`s last days which leaves thousands of teachers, schools and students alone. These teachers, schools and students were once full of hope by the promises and potential of the UCA.
Palavras-chave: Education
Technology
UCA
Digital Culture
Educação
Tecnologia
UCA
Cultura Digital
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: OLIVEIRA, Anderson Marinho de. Programa Um Computador por Aluno (UCA): desafios de sua implementação em uma escola da Baixada Fluminense. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22930
Data de defesa: 7-Out-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.