Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22937
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A biblioteca escolar do Externato do Colégio Pedro II: sujeitos, práticas de leitura e acervo (1927-1934) |
Título(s) alternativo(s): | The school library of Colégio Pedro II in Brazil: subjects, reading practices and collection (1927-1934) |
Autor: | Rosa, Victor Soares |
Primeiro orientador: | Silva, Márcia Cabral da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Alexandra Lima da |
Segundo membro da banca: | Gouvêa, Fernando César Ferreira |
Resumo: | Trata da conformação da biblioteca escolar do Externato do Colégio Pedro II entre os anos de 1927 e 1934. Objetiva compreender como a biblioteca escolar se conforma como espaço e acervo, além da função do bibliotecário e das práticas dos leitores no âmbito do Externato do Colégio Pedro II entre 1927 e 1934. Consiste em uma pesquisa histórica, documental e qualitativa que tem como campo empírico de análise as fontes documentais armazenadas, preservadas e disponibilizadas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II. Elege como fontes privilegiadas de análise as três obras comemorativas de aniversário da instituição, o Regimento Interno do ano de 1927, os dois relatórios produzidos pelo bibliotecário do Externato e os jornais estudantis. Adota também a Hemeroteca Digital Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional como acervo de pesquisa. Aborda conceitos próprios da História Cultural tais como estratégias e táticas a partir de Michel de Certeau; dispositivo e discurso a partir de Michel Foucault; e práticas de leitura a partir de Jean-Yves Mollier, Robert Darnton e Roger Chartier. Insere-se nos campos de estudos da Cultura Escolar e das Práticas Escolares. Considera que a biblioteca, enquanto instituição, assume funções primordialmente operacionais no que tange ser o espaço que abriga os livros. Reflete que, inserida em uma instituição de ensino tradicional, enciclopédico, afrancesado e humanista, a biblioteca, igualmente, assume tais características. Identifica, por outro lado, iniciativas outras de formação de coleções na escola como a criação de uma biblioteca no Grêmio Científico e Literário ou em uma das salas de aula do Colégio. Percebe que os livros que circulam na biblioteca compõem o que se pode chamar de coleção científica, formada, sobretudo, por dicionários e enciclopédias. Identifica os livros que compõem o acervo nos relatórios produzidos pelo bibliotecário e analisa as práticas biblioteconômicas de desenvolvimento de coleções. Sugere que o desenvolvimento da coleção ocorre principalmente por compras e doações realizadas por intelectuais tais como docentes e egressos da escola. Analisa o discurso institucional que rege a atuação do bibliotecário e elabora um verbete biográfico de João José Fernandes da Veiga, que ocupa o cargo no período. Discorre sobre os leitores na escola a partir dos assuntos dos livros que mais consultam, da instituição do cargo de bibliotecário no Grêmio e de suas relações com a sala de leitura. Conclui que a biblioteca é um indício da cultura escolar e reflete sobre a sua constituição em instituições de ensino secundário, como o Colégio Pedro II. Direciona para reflexões futuras que analisem os discursos produzidos para a biblioteca escolar do ensino primário e do ensino secundário, entendidas como dois modelos distintos, de modo a compreender a constituição do campo no Brasil. |
Abstract: | This work is about the school library of a specific campus of Brazilian secondary school Colégio Pedro II between 1927 and 1934. The objective is to understand how the school library conforms itself as space, collection, librarian and readers within the scope of Colégio Pedro II between 1927 and 1934. It consists in a historical, documentary and qualitative research that uses documental sources stored, preserved and made available at the Colégio Pedro II center of documentation and memory. It is used as privileged sources of analysis three works commemorating the institution's anniversary, the Internal Regiment of the institution published in 1927, the two reports reported by the Externato campus librarian and the student newspapers. It is also used the Brazilian Digital Library of the National Library Foundation as a research source. The discussion is based in concepts of Cultural History theories such as practice and tactics from Michel de Certeau; device and discourse from Michel Foucault; and reading practices from Jean-Yves Mollier, Robert Darnton and Roger Chartier. The work fits into the debates concerning school culture and school practices. It considers that the library, as an institution, assumes primarily operational functions when it comes to being the space that houses the books. It reflects that, inserted in a traditional, encyclopedic, French and humanist educational institution, the library assumes these characteristics as well. On the other hand, it identifies other initiatives for collections formations at the school, such as the creation of a library in a student’s association or in one of the school classrooms. As far as the collection is concerned, the books circulating in the library make up what can be called a scientific collection, made up, above all, of dictionaries and encyclopedias. It identifies the books that compose the collection in the reports produced by the librarian and analyzes the library development practices of collections. It suggests that the development of the collection occurs mainly through purchases and donations made by intellectuals such as teachers and graduates of the school. It analyzes the institutional discourse that governs the performance of the librarian and elaborates a biographical entry for João José Fernandes da Veiga, who held the position at the time. It discusses the readers at school based on the books they most consult, the institution of the position of librarian at the students association and its relations with the reading room. It concludes that the library is an indication of school culture and reflects on its constitution in secondary education institutions, such as Colégio Pedro II. It directs to future reflections that analyze the discourses produced for the school library in primary and secondary education, understood as two distinct models, in order to understand the constitution of the field in Brazil. |
Palavras-chave: | School libraries School culture Colégio Pedro II History of Reading History of Education Biblioteca escolar Cultura escolar Colégio Pedro II História da leitura História da Educação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ROSA, Victor Soares. A biblioteca escolar do Externato do Colégio Pedro II: sujeitos, práticas de leitura e acervo (1927-1934). 204 f. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22937 |
Data de defesa: | 9-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Victor Soares Rosa - 2022 - Completa.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
CRN - Victor Soares Rosa - 2024.pdf | 178,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Victor Soares Rosa - 2024.pdf | 295,64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.