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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22940
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Teatro de Artaud e mitologia yorubá: influxos Artaudianos como prática cênico-pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | Artaud theater and yorubá mythology: Artaudian influences and the strange sun as a scenic-pedagogical practice |
Autor: | Ribeiro, Adriana Rolin Lopes Oliveira |
Primeiro orientador: | Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
Primeiro membro da banca: | Damião Junior, Maddi |
Segundo membro da banca: | Silva, Denise Espírito Santo |
Terceiro membro da banca: | Haderchpek, Robson |
Quarto membro da banca: | Fabrini, Verônica |
Quinto membro da banca: | Melo Junior, Walter |
Resumo: | Sob o signo de uma escrita performática de f(r)icção (Lyra, 2020), o presente trabalho apre- senta-nos um desdobramento da pesquisa de mestrado em artes (Rolin, 2019), com vertical adensamento nos Influxos Artaudianos, metodologia autoral no topos das artes da cena, com fundamento em dois eixos que se sustentam e se retroalimentam, quais sejam: os escritos me- tafóricos e o teatro de contágio de Antonin Artaud (2006; 1995; 1985) e a Mitologia Yorubá, a partir das sabenças do terreiro Ilê Asè Ogum Alakorô-RJ com Babalorixá Paulo de Ogum. Como estudos transversais, transita-se, concomitantemente, pela psicologia analítica de Carl Gustav Jung (1970; 2000; 2014) e pelas técnicas do Ateliê de Pesquisa do Ator APA (2021), coordenado por Carlos Simioni (Lume Teatro) e Stephane Brodt (Amok Teatro). Todo esse caminho trança uma pesquisa alquímica, forjada entre as dimensões pedagógicas, terapêuticas e artísticas, que se pretende curativa, além de cênica, tendo como espaço de experimentação dois coletivos: o grupo Os Inumeráveis, Ateliê terapêutico em artes cênicas no Museu de Imagens do Inconsciente (MII); e o coletivo Afetô, sediado na Casa Amok, ambos no Rio de Janeiro. Nesse processo investigativo, foram assentados dezoito preceitos cênico-curativos de criação que compõem os Influxos Artaudianos e aprofundam a formação da pesquisadora, urdida entre a cena e a arteterapia junguiana. Dentre outras importantes interlocuções teóricas, ao longo da jornada, explicitam-se alguns dos mais significativos títulos: Afrografias da me- mória (Martins, 1997); Para se pensar o ensino do teatro guiado pela anima e Sul da cena, sul do saber (Fabrini, 2016; 2013); Ator, sator, satori: labor, torpor na arte de personificar (Nunes, 2010); Antonin Artaud: teatro ritual (Quilici, 2012); Taanteatro: forças e formas (Baiocchi, 2007), ancorando-se, metodologicamente, na experimentação dos laboratórios cênico-pedagógicos com os dois coletivos supramenciados e tomados aqui como campos dos artetnográficos (Lyra, 2011; 2013) |
Abstract: | Under the sign of a performative writing of f(r)iction (Lyra, 2020), the present work presents us with an unfolding of the master's degree research in arts (Rolin, 2019), with vertical densi- fication in the Artaudian Influxes, authorial methodology at the top of the performing arts, based on two axes that support and feed each other, namely: the metaphorical writings and the theater of contagion by Antonin Artaud (2006; 1995; 1985) and Yo-ruba Mythology, based on wisdom from the Ilê Asè Ogum Alakorô-RJ terreiro with Babalorixá Paulo de Ogum. As cross-sectional studies, it moves, concomitantly, through the analytical psychology of Carl Gustav Jung (1970; 2000; 2014) and the techniques of the APA Actor Research Studio (2021), coordinated by Carlos Simioni (Lume Teatro) and Stephane Brodt ( Amok Theatre). This entire path weaves an alchemical research forged between pedagogical, therapeutic and artistic dimensions, which is intended to be curative, as well as scenic, with two collectives as a space for experimentation: the group Os Inumeráveis, a therapeutic studio in performing arts at the Museu de Imagens do Inconsciente (Museum of Images of the Unconscious) ( MIII); and the collective Afetô, based at Casa Amok, both in Rio de Janeiro. In this investigative process, eighteen scenic-healing precepts of creation were established that make up the Ar- taudian Influences and deepen the researcher's training, woven between the scene and Jungian art therapy. Among ther important theoretical dialogues, throughout the journey, some of the most significant titles are explained: Afrographies of memory (Martins, 1997); To think about the teaching of theater guided by the anima and South of the scene, south of knowledge (Fab- rini, 2016; 2013); Ator, sator, satori: labor, tor-por in the art of personification (Nunes, 2010); Antonin Artaud: ritual theater (Quilici, 2012); Taanteatro: forces and forms (Baiocchi, 2007), methodologically anchored in the experimentation of scenic-pedagogical laboratories with the two collectives mentioned above and taken here as artethnographic fields (Lyra, 2011; 2013) |
Palavras-chave: | Teatro de contágio Prática cênico-pedagógica Museu de Imagens do Inconsciente Casa Amok Mitologia yorubá Influxos artaudianos Artes cênicas Mitologia africana na arte Artaud, Antonin, 1896-1948 – Crítica e interpretação Arteterapia Theater of contagion Yoruba mythology Artaudian influences Scenic- pedagogical practice Museum of Images of the Unconscious Amok House |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | RIBEIRO, Adriana Rolin Lopes Oliveira. Teatro de Artaud e mitologia yorubá: influxos Artaudianos como prática cênico-pedagógica. 2024. 236 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22940 |
Data de defesa: | 6-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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