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Tipo do documento: Tese
Título: Teatro de Artaud e mitologia yorubá: influxos Artaudianos como prática cênico-pedagógica
Título(s) alternativo(s): Artaud theater and yorubá mythology: Artaudian influences and the strange sun as a scenic-pedagogical practice
Autor: Ribeiro, Adriana Rolin Lopes Oliveira 
Primeiro orientador: Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Primeiro membro da banca: Damião Junior, Maddi
Segundo membro da banca: Silva, Denise Espírito Santo
Terceiro membro da banca: Haderchpek, Robson
Quarto membro da banca: Fabrini, Verônica
Quinto membro da banca: Melo Junior, Walter
Resumo: Sob o signo de uma escrita performática de f(r)icção (Lyra, 2020), o presente trabalho apre- senta-nos um desdobramento da pesquisa de mestrado em artes (Rolin, 2019), com vertical adensamento nos Influxos Artaudianos, metodologia autoral no topos das artes da cena, com fundamento em dois eixos que se sustentam e se retroalimentam, quais sejam: os escritos me- tafóricos e o teatro de contágio de Antonin Artaud (2006; 1995; 1985) e a Mitologia Yorubá, a partir das sabenças do terreiro Ilê Asè Ogum Alakorô-RJ com Babalorixá Paulo de Ogum. Como estudos transversais, transita-se, concomitantemente, pela psicologia analítica de Carl Gustav Jung (1970; 2000; 2014) e pelas técnicas do Ateliê de Pesquisa do Ator APA (2021), coordenado por Carlos Simioni (Lume Teatro) e Stephane Brodt (Amok Teatro). Todo esse caminho trança uma pesquisa alquímica, forjada entre as dimensões pedagógicas, terapêuticas e artísticas, que se pretende curativa, além de cênica, tendo como espaço de experimentação dois coletivos: o grupo Os Inumeráveis, Ateliê terapêutico em artes cênicas no Museu de Imagens do Inconsciente (MII); e o coletivo Afetô, sediado na Casa Amok, ambos no Rio de Janeiro. Nesse processo investigativo, foram assentados dezoito preceitos cênico-curativos de criação que compõem os Influxos Artaudianos e aprofundam a formação da pesquisadora, urdida entre a cena e a arteterapia junguiana. Dentre outras importantes interlocuções teóricas, ao longo da jornada, explicitam-se alguns dos mais significativos títulos: Afrografias da me- mória (Martins, 1997); Para se pensar o ensino do teatro guiado pela anima e Sul da cena, sul do saber (Fabrini, 2016; 2013); Ator, sator, satori: labor, torpor na arte de personificar (Nunes, 2010); Antonin Artaud: teatro ritual (Quilici, 2012); Taanteatro: forças e formas (Baiocchi, 2007), ancorando-se, metodologicamente, na experimentação dos laboratórios cênico-pedagógicos com os dois coletivos supramenciados e tomados aqui como campos dos artetnográficos (Lyra, 2011; 2013)
Abstract: Under the sign of a performative writing of f(r)iction (Lyra, 2020), the present work presents us with an unfolding of the master's degree research in arts (Rolin, 2019), with vertical densi- fication in the Artaudian Influxes, authorial methodology at the top of the performing arts, based on two axes that support and feed each other, namely: the metaphorical writings and the theater of contagion by Antonin Artaud (2006; 1995; 1985) and Yo-ruba Mythology, based on wisdom from the Ilê Asè Ogum Alakorô-RJ terreiro with Babalorixá Paulo de Ogum. As cross-sectional studies, it moves, concomitantly, through the analytical psychology of Carl Gustav Jung (1970; 2000; 2014) and the techniques of the APA Actor Research Studio (2021), coordinated by Carlos Simioni (Lume Teatro) and Stephane Brodt ( Amok Theatre). This entire path weaves an alchemical research forged between pedagogical, therapeutic and artistic dimensions, which is intended to be curative, as well as scenic, with two collectives as a space for experimentation: the group Os Inumeráveis, a therapeutic studio in performing arts at the Museu de Imagens do Inconsciente (Museum of Images of the Unconscious) ( MIII); and the collective Afetô, based at Casa Amok, both in Rio de Janeiro. In this investigative process, eighteen scenic-healing precepts of creation were established that make up the Ar- taudian Influences and deepen the researcher's training, woven between the scene and Jungian art therapy. Among ther important theoretical dialogues, throughout the journey, some of the most significant titles are explained: Afrographies of memory (Martins, 1997); To think about the teaching of theater guided by the anima and South of the scene, south of knowledge (Fab- rini, 2016; 2013); Ator, sator, satori: labor, tor-por in the art of personification (Nunes, 2010); Antonin Artaud: ritual theater (Quilici, 2012); Taanteatro: forces and forms (Baiocchi, 2007), methodologically anchored in the experimentation of scenic-pedagogical laboratories with the two collectives mentioned above and taken here as artethnographic fields (Lyra, 2011; 2013)
Palavras-chave: Teatro de contágio
Prática cênico-pedagógica
Museu de Imagens do Inconsciente
Casa Amok
Mitologia yorubá
Influxos artaudianos
Artes cênicas
Mitologia africana na arte
Artaud, Antonin, 1896-1948 – Crítica e interpretação
Arteterapia
Theater of contagion
Yoruba mythology
Artaudian influences
Scenic- pedagogical practice
Museum of Images of the Unconscious
Amok House
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: RIBEIRO, Adriana Rolin Lopes Oliveira. Teatro de Artaud e mitologia yorubá: influxos Artaudianos como prática cênico-pedagógica. 2024. 236 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22940
Data de defesa: 6-Jun-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes



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