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Tipo do documento: Dissertação
Título: Revisitando memórias: os sentidos da educação física escolar para ex-alunos trangêneros
Título(s) alternativo(s): Revisiting memories: the meanings of School Physical Education for transgender former students
Autor: La Rubia, Roberto Anderson Santos 
Primeiro orientador: Gama, Dirceu Ribeiro Nogueira da
Primeiro membro da banca: Mattos, Rafael da Silva
Segundo membro da banca: Barbosa, Claudio Luiz de Alvarenga
Resumo: O presente projeto tem como objetivo geral identificar os sentidos que ex-alunos transgêneros atribuem à Educação Física nas suas memórias escolares. Os seus objetivos específicos são: levantar as lembranças que ex-alunos transgêneros retêm das aulas de Educação Física Escolar; revisar “Sentido” enquanto categoria linguística; discutir historicamente a gênese da categoria “transgênero”, e caracterizar a Educação Física Escolar como disciplina polissêmica. Para tal, utiliza o método de pesquisa qualitativa com perfil hermenêutico-fenomenológico. A população do estudo é composta de indivíduos transgêneros, com idade superior a dezoito anos de idade, que frequentam as sessões semanais de psicoterapia oferecidas pelo Serviço de Psicologia Aplicada do Instituto de Ambulatório Trans da cidade de Diadema - SP. As coletas de dados aconteceram no primeiro semestre de 2023, entre os meses de janeiro e março, segundo duas abordagens. Primeiro, houve a aplicação de uma entrevista semi-estruturada com respostas abertas, focada na rememoração do período escolar e de acontecimentos passados vivenciados nas aulas de Educação Física. Essas narrativas foram gravadas e transcritas. Feito isso, ocorreu a identificação e interpretação dos sentidos mais marcantes a partir da técnica da análise do discurso de Orlandi (2002). Os sentidos identificados também foram interpretados através do Dicionário de Símbolos de Chevalier e Gheerbrant (2002). O estudo é justificável porque se propõe a produzir informações que poderão ser de valia para profissionais de Educação Física Escolar que, por ventura, ministrem ou venham a ministrar aula para alunos transgêneros. Outra questão tem a ver com a constatação de que estudos a incidirem sobre a dimensão dos sentidos implícitos nas narrativas de memórias de ex-alunos, sejam eles transgêneros ou não, mostra-se relativamente em menor número quando comparados aos que versam sobre as significações explícitas veiculadas por tais discursos. Logo, o reconhecimento de tal lacuna e a importância de contorná-la justificam, assim, a presente investigação
Abstract: The general objective of this project is to identify the meanings that former transgender students attribute to Physical Education in their school memories. Its specific objectives are: to raise the memories that former transgender students retain from School Physical Education classes; review “Meaning” as a linguistic category; discuss historically the genesis of the “transgender” category, and characterize School Physical Education as a polysemic discipline. To this end, it uses the qualitative research method with a hermeneutic-phenomenological profile. The study population is made up of transgender individuals, over eighteen years of age, who attend weekly psychotherapy sessions offered by the Applied Psychology Service of the Trans Outpatient Institute in the city of Diadema - SP. Data collection took place in the first half of 2023, between the months of January and March, according to two approaches. First, a semi-structured interview with open answers was applied, focused on remembering the school period and past events experienced in Physical Education classes. These narratives were recorded and transcribed. Once this was done, the most striking meanings were identified and interpreted using Orlandi's (2002) discourse analysis technique. The identified meanings were also interpreted through the Dictionary of Symbols by Chevalier and Gheerbrant (2002). The study is justifiable because it aims to produce information that could be of value to School Physical Education professionals who, by chance, teach or will teach classes to transgender students. Another issue has to do with the observation that studies focusing on the dimension of implicit meanings in the narratives of memories of former students, whether they are transgender or not, are relatively fewer in number when compared to those that deal with explicit meanings. conveyed by such speeches. Therefore, the recognition of this gap and the importance of overcoming it justify the present investigation
Palavras-chave: Memória
Transgêneros
Educação física escolar
Educação física para crianças
Pessoas transgênero
Educação física – Aspectos sociais
Memória em crianças
Memory
Transgenders
School physical education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: LA RUBIA, Roberto Anderson Santos. Revisitando memórias: os sentidos da educação física escolar para ex-alunos trangêneros. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22941
Data de defesa: 26-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte



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