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Tipo do documento: Tese
Título: Representações e iconização na diocese iguaçuana em transição (1966 –1984): a visão de mundo de Dom Adrianna última redemocratizaçãoo e seu processo de memorização
Título(s) alternativo(s): Social representation and iconization in Nova Iguaçu diocese through transition (1966-1984): Dom Adriano's world view and its process of memorization during the last democratisation
Autor: Lima Filho, Paulo César Limongi de 
Primeiro orientador: Szwako, José Eduardo Leon
Primeiro membro da banca: Fontainha, Fernando de Castro
Segundo membro da banca: Menezes, Palloma Valle
Terceiro membro da banca: Gahyva, Helga da Cunha
Quarto membro da banca: Lima, Lucas Pedretti
Resumo: Essa tese pensa o catolicismo brasileiro em suas nuances e tensões presentes nas representações sociais criadas pelos seus clérigos durante a última redemocratização. Tal objeto se justifica pela literatura especializada não buscar compreender as visões de mundo desses atores, não concebendo sua especificidade. Nesse sentido, a principal lacuna que pretendemos preencher é oferecer um modelo de entendimento das visões de mundo dos atores que possibilite compreender a multidimensionalidade de sua vivência religiosa e supere as apostas feitas por parte importante dos pesquisadores e cientistas sociais a respeito dos atores católicos durante a década de 1980. Por isso, nos perguntamos centralmente: qual a visão de mundo de Dom Adriano e seus clérigos, entre 1966 e 1984? Para isso, primeiro, vamos até os arquivos da diocese de Nova Iguaçu, situados nos bairros Moquetá e Parque Flora e, em concomitante, baixar os documentos de imprensa da diocese disponíveis na internet dessa época. Após essa etapa, classificamos os tipos de documentos, destacando a organização do arquivo e os documentos disponíveis. Depois, com auxílio do interlocutor (a pessoa responsável pelo arquivo), analiso as representações/conceitos utilizados pelo bispo e outros clérigos que produziram os documentos conectando tais arquivos com outras fontes históricas produzidas pela burocracia estatal (repressiva) à época. Como resultado, podemos dizer que a literatura especializada descura da vivência da religião, bem mais dinâmica e volúvel do que apenas dicotômica como nas classificações conservador/progressista. Isso porque, de certo modo, parte da literatura acabou por mimetizar uma versão nativa dos acontecimentos e da memória desses personagens que, paradoxalmente, foi conservada também pelos censores da ditadura. Como conclusão, temos que Dom Adriano e outros clérigos migram de uma visão de mundo que entendia Nova Iguaçu como ambiente hostil que necessitava de um rígido controle social para uma preocupação maior com direitos humanos, capitalismo e democracia. Desse modo, ressaltamos que apesar de ser uma pesquisa micro, ter um modelo de análise das representações do catolicismo nos ajuda a compreender melhor a história da religião e supera alguns dilemas em torno de figuras como Dom Eugênio Sales, Dom Adriano Hypólito e Dom Helder Câmara - centrais para história recente brasileira.
Abstract: This thesis considers Brazilian Catholicism in its nuances and tensions present in the social representations created by its clerics during the last redemocratization. This object is justified by the fact that specialized literature does not seek to understand the worldviews of these actors, not conceiving their specificity. In this sense, the main gap that we intend to fill is to offer a model of understanding the worldviews of the actors that makes it possible to understand the multidimensionality of their religious experience and overcome the bets made by an important part of researchers and social scientists regarding Catholic actors during the 1980s. Therefore, we ask ourselves centrally: what was the worldview of Dom Adriano and his clerics, between 1966 and 1984? To do this, first, we go to the archives of the diocese of Nova Iguaçu, located in the Moquetá and Parque Flora neighborhoods and, at the same time, download the diocese's press documents available on the internet from that time. After this step, we classify the types of documents, highlighting the organization of the file and the documents available. Then, with the help of the interlocutor (the person responsible for the archive), I analyze the representations/concepts used by the bishop and other clerics who produced the documents, connecting these archives with other historical sources produced by the (repressive) state bureaucracy at the time. As a result, we can say that specialized literature neglects the experience of religion, which is much more dynamic and fickle than just dichotomous as in the conservative/progressive classifications. This is because, in a way, part of the literature ended up mimicking a native version of the events and the memory of these characters that, paradoxically, was also preserved by the dictatorship's censors. In conclusion, we have that Dom Adriano and other clerics moved from a worldview that understood Nova Iguaçu as a hostile environment that required strict social control to a greater concern with human rights, capitalism and democracy. Thus, we emphasize that despite being a micro research, having a model for analyzing the representations of Catholicism helps us to better understand the history of religion and overcomes some dilemmas surrounding figures such as Dom Eugênio Sales, Dom Adriano Hypólito and Dom Helder Câmara - central to recent Brazilian history.
Palavras-chave: Catolicismo
Representação social
Etnografia documental
Memória
Catolicismo
Brasil
Igreja Católica
Diocese de Nova Iguaçu (RJ)
História
Etnografia
Padres da Igreja
Biografia
Memória
Catholicism
Social representation
Document ethnography
Memory
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: LIMA FILHO, Paulo César Limongi de. Representações e iconização na diocese iguaçuana em transição (1966 – 1984): a visão de mundo de Dom Adriano e seu processo de memorização na última redemocratização. Orientador: José Eduardo Leon Szwako. 2024. 220f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22963
Data de defesa: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Sociologia



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