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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22964
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A saúde mental dos estudantes em tempos neoliberais: estudo dos projetos desenvolvidos pelas universidades públicas brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | The mental health of students in neoliberal times: study of projects developed by Brazilian public universities |
Autor: | Carneiro, Letícia Diniz |
Primeiro orientador: | Almeida, Ney Luiz Teixeira de |
Primeiro membro da banca: | Mancebo, Deise |
Segundo membro da banca: | Vale, Andreá Araujo do |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal analisar as estratégias institucionais de identificação e enfrentamento às condições que interferem na saúde mental dos alunos do ensino superior público implementadas pelas universidades públicas brasileiras no período de 2010 até 2022. Para tal, foi necessário compreender como a racionalidade neoliberal provoca mudanças na organização da educação superior brasileira e na saúde mental discente. Entende-se que essa nova racionalidade interfere nas relações entre as pessoas e de como o sujeito lida consigo mesmo. Há um ambiente de competição que resulta em constante cobrança por melhor desempenho e resultados, que acarreta num ambiente de competição e individualismo, e, por consequência, no rompimento de laços de solidariedade e cooperação. Isso no contexto de mudanças impostas pela universidade acentua o sofrimento dos jovens. A pesquisa tem como arcabouço teórico autores que discutem o neoliberalismo e suas consequências na organização da educação superior brasileira, optando por autores voltados para teoria crítica. Em Laval e Dardot (2016) buscou-se reflexões acerca do neoliberalismo enquanto racionalidade. Para subsidiar a discussão sobre a educação pública brasileira no contexto do neoliberalismo, utilizou-se Florestan Fernandes (1975), Deise Mancebo (1998), Heribaldo Maia (2022) e Marilena Chauí (2003). Os pesquisadores Janet Newman e John Clarke (2012) foram referenciados para compreensão do gerencialismo, para compreender seus rebatimentos nas instituições de ensino superior. Busca-se referências nas formulações das categorias teóricas: neoliberalismo, gerencialismo, universidade pública e produtivismo acadêmico. No que se refere à metodologia, trata-se de pesquisa exploratória, no qual a pesquisa se constitui a partir da análise bibliográfica das produções teóricas relacionadas ao objeto de estudo, assim como na realização de levantamento de produções relativas à temática da pesquisa junto a base de dados Scielo e CAPES. Na pesquisa documental, a investigação analisa os dados e documentos oficiais disponíveis nos sítios institucionais, para isso, foram analisados os 76 (setenta e seis) projetos voltados para saúde mental discente desenvolvidos pelas 113 (cento e treze) universidades públicas existentes no país. Como principais resultados destaca-se que as universidades vêm apresentando número crescente de estudos e atividades voltadas para saúde mental discente, sobretudo em decorrência da pandemia de COVID- 19, porém não traz nas suas atividades uma crítica ou análise de como seu modo de funcionamento é baseado na lógica produtivista. |
Abstract: | The main objective of this study is to analyze the institutional strategies for identifying and confronting conditions that interfere with the mental health of public higher education students implemented by Brazilian public universities in the period from 2010 to 2022. To achieve this, it was necessary to understand how neoliberal rationality causes changes in the organization of Brazilian higher education and in student mental health. It is understood that this new rationality interferes in relationships between people and how individuals deal with themselves. There is an environment of competition that results in constant demands for better performance and results, which leads to an environment of competition and individualism, and, consequently, the breaking of bonds of solidarity and cooperation. This in the context of changes imposed by the university accentuates the suffering of young people. The research has as its theoretical framework authors who discuss neoliberalism and its consequences in the organization of Brazilian higher education, opting for authors focused on critical theory. In Laval and Dardot (2016) reflections were sought about neoliberalism as rationality. To support the discussion about Brazilian public education in the context of neoliberalism, Florestan Fernandes (1975), Deise Mancebo (1998), Heribaldo Maia (2022) and Marilena Chauí (2003) were used. Researchers Janet Newman and John Clarke (2012) were referenced to understand managerialism, to understand its implications in higher education institutions. References are sought in the formulations of theoretical categories: neoliberalism, managerialism, public university and academic productivism. With regard to methodology, it is exploratory research, in which the research is constituted from the bibliographic analysis of theoretical productions related to the object of study, as well as carrying out a survey of productions related to the research theme along the basis Scielo and CAPES data. In documentary research, the investigation analyzes the data and official documents available on institutional websites, for this purpose, the 76 (seventy-six) projects aimed at student mental health developed by the 113 (one hundred and thirteen) public universities in the country were analyzed. As main results, it is highlighted that universities have been presenting an increasing number of studies and activities aimed at student mental health, especially as a result of the COVID-19 pandemic, but do not include in their activities a critique or analysis of how their way of functioning is based on productivist logic. |
Palavras-chave: | Saúde mental Universidade pública Neoliberalismo Produtivismo acadêmico Mental health Public university Neoliberalism Academic productivism |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | CARNEIRO, Letícia Diniz. A saúde mental dos estudantes em tempos neoliberais: estudo dos projetos desenvolvidos pelas universidades públicas brasileiras. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22964 |
Data de defesa: | 12-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana |
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