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Tipo do documento: Dissertação
Título: Lendo e escrevendo a cidade com crianças: um estudo sobre a cidade de Maricá como um (con)texto alfabetizador
Título(s) alternativo(s): Reading and writing the city with children: a study on the city of Maricá as a literacy (con)text
Autor: Silva, Tamara de Oliveira 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Segundo membro da banca: Santana Filho, Manoel Martins de
Terceiro membro da banca: Bampi, Maria Luisa Furlin
Quarto membro da banca: Pessanha, Fabiana Nery de Lima
Resumo: Esta pesquisa é resultante de um trabalho de dissertação no Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu/UERJ), vinculada à linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades e tem como objetivo investigar a mobilidade e as práticas espaciais de um grupo de estudantes de uma escola pública no município de Maricá/RJ. Sua fundamentação teórico-metodológica é baseada em estudos bibliográficos e por uma pesquisa etnográfica com crianças, utilizando procedimentos metodológicos como a escuta de narrativas infantis, seus desenhos, escritas e fotografias. Os participantes que integraram o estudo foram crianças com até 12 anos de idade, conforme institui a Lei nº 8.069, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que cursaram o 5º ano do Ensino Fundamental I no período matutino, no ano 2022, e seguiram no ano de 2023 cursando o 6º ano do Ensino Fundamental II, no turno da tarde. No curso do planejamento da pesquisa, a proposta foi acompanhá-las durante dois anos, com o objetivo de investigar sua compreensão sobre a cidade onde vivem, tendo em vista as escassas pesquisas que dão visibilidade às infâncias e seus sujeitos como protagonistas de suas histórias, sobretudo sobre suas práticas espaciais na cidade (Tavares, 2003). O estudo tem como referencial de investigação a Geografia das Infâncias (Lopes, 2008, 2013), visando aprofundar a concepção de que o espaço geográfico integra um componente significativo na/da formação humana. Além disso, entende-se que as leituras de mundo das crianças sobre a cidade na qual vivem e exercem suas práticas espaciais devem ser problematizadas nos seus processos de escolarização, e a escola pública é um componente territorial fundamental para o aprofundamento do olhar sobre a cidade, compreendida nesta pesquisa como “livro de espaços”, propícia à experiência de “leitura de mundo”, conforme ensina Paulo Freire (1986). Defende-se, portanto, que as crianças, na condição de um grupo geracional específico, ao vivenciarem o espaço urbano, podem tornar-se sujeitos de suas práticas espaciais e conhecedoras desse espaço praticado, tomando a cidade como um lugar privilegiado de suas alfabetizações cotidianas. Assim, a pesquisa em tela visa refletir sobre os sentidos dos espaços experienciados e as relações de um grupo de crianças com a cidade de Maricá, reconhecendo o direito à cidade (Lefebvre, 1991) como um direito a ser aprendido e conquistado também na escola.
Abstract: This research is the result of a dissertation in the Postgraduate Programme in Education - Formative Processes and Social Inequalities (PPGedu/UERJ), linked to the line of research Policies, Rights and Inequalities, and aims to investigate the mobility and spatial practices of a group of students from a public school in the municipality of Maricá/RJ. Its theoretical-methodological foundation is based on bibliographical studies and ethnographic research with children, using methodological procedures such as listening to children's narratives, their drawings, writings and photographs. The participants in the study were children up to the age of 12, as established by Law No. 8,069 of the Statute of the Child and Adolescent, who attended the 5th year of Primary School I in the morning in 2022 and continued in 2023 to attend the 6th year of Primary School II in the afternoon. In the course of planning the research, the proposal was to accompany them for two years, with the aim of investigating their understanding of the city where they live, in view of the scant research that gives visibility to childhoods and their subjects as protagonists of their stories, especially about their spatial practices in the city (Tavares, 2003). The study is based on the Geography of Childhood (Lopes, 2008, 2013), with the aim of deepening the concept that geographical space is a significant component in human formation. In addition, it is understood that children's readings of the city in which they live and exercise their spatial practices should be problematised in their schooling processes, and the public school is a fundamental territorial component for deepening their view of the city, understood in this research as a "book of spaces", conducive to the experience of "reading the world", as Paulo Freire (1986) teaches. It is therefore argued that children, as a specific generational group, when they experience the urban space, can become subjects of their spatial practices and connoisseurs of this practised space, taking the city as a privileged place for their daily literacy. The research aims to reflect on the meanings of the spaces experienced and the relationship between a group of children and the city of Maricá, recognising the right to the city (Lefebvre, 1991) as a right to be learnt and won at school.
Palavras-chave: Tríade criança, cidade e escola
Direito à cidade
Geografia das infâncias
Child, city and school triad
Right to the city
Geography of childhood
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SILVA, Tamara de Oliveira. Lendo e escrevendo a cidade com crianças: um estudo sobre a cidade de Maricá como um (con)texto alfabetizador. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22974
Data de defesa: 6-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



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