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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22975
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Do diário de uma parteira ao diário de uma professora das infâncias: memórias, histórias e formação docente |
Título(s) alternativo(s): | From the midwife’s diary to the diary of a childhood teacher: mem- ories, stories, and teacher training |
Autor: | Andrade, Eliete Marcelino Dias ![]() |
Primeiro orientador: | Bragança, Inês Ferreira de Souza |
Primeiro membro da banca: | Gusmão, Denise Sampaio |
Segundo membro da banca: | Pezzato, Luciane Maria |
Terceiro membro da banca: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Quarto membro da banca: | Bampi, Maria Luisa Furlin |
Resumo: | Uma menina recebeu um caderninho da sua mãe. Era um diário: “o diário da parteira dona Sebastiana”, estava escrito dessa forma na parte interior da capa do mesmo. A menina guardou-o com todo cuidado e o esqueceu. Um dia, reencontrou o caderninho e perguntou-se: como/quem/de que forma havia sido escrito? Agora, já não é mais uma menina, mas sim uma mulher-negra-mãe-professora-pesquisadora-narradora-autora e, especialmente, neta. É a autora da presente dissertação, disposta a escrever - ou continuar escrevendo - sobre os entrelaçamentos entre a história de vida da sua avó parteira e a sua, como professora das infâncias. Para tanto, o trabalho toma a abordagem teoricometodológica da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica como guia da caminhada, tematizando as seguintes questões de estudo: de que maneira os movimentos heteroautoecoformativos mobilizaram/mobilizam a história de vida da parteira e da professora das infâncias? O que ensina a história de vida de uma mulher-negra-analfabeta-parteira-contadora de histórias sobre os processos formativos e desigualdades sociais? Quais os desdobramentos da presença (formadora) da Dindinha na vida-formação da neta-mulher-mãe-professora-narradora-autora? As fontes narrativas trabalhadas foram: o Diário da parteira; transcrições de entrevistas-conversas com familiares, vizinhos e outros; documentos recolhidos sobre a história da Dindinha; fotos do seu próprio acervo particular; bem como narrativas da autora e materiais do seu trabalho como professora das infâncias. Para fechar, foram reuni- das algumas das lições aprendidas com a Dindinha a partir das memórias compartilhadas por cada entrevistado. Como a importância de manter a fé e a alegria de viver, do estudo no que tange à escrita e à leitura, o senso de comum-unidade, estando sempre pronta a ajudar quem precisa, dentre tantas outras lições de vida. |
Abstract: | A girl received a little notebook from her mother. It was a diary: “the diary of the midwife Dona Sebastiana,” it was written that way on the inside of the cover. The girl kept it carefully and forgot about it. One day, she found the little notebook again and wondered: how/who/in what in what way was it written? Now, she is no longer a girl, but a black woman-mother-teacher-researcher-narrator-author, and especially, a granddaughter. She is the author of this dissertation, willing to write - or continue writing - about the interconnections between the life story of her grandmother, a midwife, and her own, as a childhood teacher. Therefore, the work uses the theoretical-methodological approach of narrative (auto) biographical research as a guide for the journey, addressing the following study questions: how did heteroautoecoformative movements mobilized/mobilize the life story of the midwife and the childhood teacher? What does the life story of a black-illiterate- midwife-storyteller woman teach about formative processes and social inequalities? What are the repercussions of Dindinha’s (formative) presence in the life-formation of the granddaughter-woman-mother-teacher-narrator-author? The narrative sources used were: the Midwife’s Diary; transcripts of interviews-conversations with family members, neighbors, and others; documents collected about Dindinha’s history; photos from her own private collection; as well as the author’s narratives and materials from her work as a teacher of young children. Finally, some of the lessons learned from Dindinha through the memories shared by each interviewee were gathered. Like the importance of maintaining faith and joy in living, the value of education concerning writing and reading, a sense of common unity, and always being ready to help those in need, among many other life lessons. |
Palavras-chave: | (Auto)biografia Diários Memórias Narrativas Formação docente (Auto)biography Diaries Memories Narratives Teacher training |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | ANDRADE, Eliete Marcelino Dias. Do diário de uma parteira ao diário de uma professora das infâncias: memórias, histórias e formação docente. 2024. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22975 |
Data de defesa: | 2-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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