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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22976
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Representações sociais da Tatuagem: a perspectiva dos tatuadores |
Título(s) alternativo(s): | Social Representations of Tattooing: the perspective of tattoo artists |
Autor: | Teixeira, Felipe dos Santos |
Primeiro orientador: | Castro , Ricardo Vieralves de |
Primeiro membro da banca: | Gianordoli-Nascimento, Ingrid Faria |
Segundo membro da banca: | Mendonça, Anderson Pereira |
Resumo: | As marcações corporais são práticas adotadas por diversas culturas ao longo de toda a história da humanidade. A tatuagem, enquanto prática milenar, possui diversos sentidos e significações atribuídas nas mais diversas culturas. No Brasil, a tatuagem inicialmente esteve associada à marginalização, estigmatizando os tatuados por ter se tornado uma prática entre as classes menos favorecidas das cidades portuárias. No entanto, ao longo do século XX, houve uma mudança significativa em sua percepção social, especialmente a partir da década de 1960. Durante os anos 60, a tatuagem começou a ser adotada por jovens de classe média e da elite, o que, aos poucos, alterou sua representação na sociedade brasileira. Nesse período, a tatuagem passou a ser vista como uma expressão coletiva e jovem, em contraste com sua associação anterior de marginalização. O objetivo principal da pesquisa consistiu em identificar e analisar as representações sociais da tatuagem sob a perspectiva dos tatuadores. Em relação aos objetivos específicos, buscou-se identificar e analisar identificar e analisar como os tatuadores representam também a cobertura e apagamento de uma tatuagem. Para isso, foram realizadas dez entrevistas com tatuadores do Rio de Janeiro. A análise das entrevistas fundamentou-se na teoria das representações sociais, bem como em estudos sobre corpo, memória social e estética dentro do contexto cultural. Dois temas principais emergiram da análise do discurso dos entrevistados: memória e estética. Foi identificado que a representação social da tatuagem tem passado por mudanças, sendo cada vez mais reconhecida pelos tatuadores e valorizada como uma forma de expressão individual e estética, ainda que a relação com a memória esteja presente. Além disso, houve uma notável normalização e até mesmo incentivo, presentes nos discursos dos tatuadores, à cobertura de tatuagens, indicando uma mudança na percepção da tatuagem como uma marca indelével para uma marca potencialmente transitória. |
Abstract: | Body modifications are practices adopted by various cultures throughout human history. Tattooing, as an ancient practice, holds diverse meanings and significations attributed in various cultures. In Brazil, tattooing was initially associated with marginalization, stigmatizing those tattooed individuals for becoming a practice among the less privileged classes in port cities. However, throughout the 20th century, there was a significant shift in its social perception, especially from the 1960s onwards. During the 60s, tattooing began to be adopted by middle-class and elite youths, gradually altering its representation in Brazilian society. During this period, tattooing came to be seen as a collective and youthful expression, contrasting with its previous association with marginalization. The main objective of the research was to identify and analyze the social representations of tattooing from the perspective of tattoo artists. Concerning specific objectives, efforts were made to identify and analyze tattoo artists' thoughts on the practice of covering up and removing a tattoo. To this end, ten interviews were conducted with tattoo artists from Rio de Janeiro. The analysis of the interviews was based on the theory of social representations, as well as studies on body, social memory, and aesthetics within the cultural context. Two main themes emerged from the analysis of the interviewees' discourse: memory and aesthetics. It was identified that the social representation of tattooing has undergone changes, being increasingly recognized by tattoo artists and valued as a form of individual and aesthetic expression, even though the relationship with memory is present. Furthermore, there was a noticeable normalization and even encouragement, evident in the speeches of tattoo artists, towards covering up tattoos, indicating a change in the perception of tattooing from an indelible mark to a potentially transient one. |
Palavras-chave: | Tatuagem Representações sociais Corpo Tatuadores Marcações corporais Tattoo Social representations Body Tattoo artists Body markings |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Citação: | TEIXEIRA, Felipe dos Santos. Representações sociais da tatuagem: a perspectiva dos tatuadores. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22976 |
Data de defesa: | 20-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia Social |
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