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Tipo do documento: Tese
Título: Quando os cariocas paqueram: a comédia erótica no Rio de Janeiro dos anos 1970 e suas transgressões frente à ditadura militar
Título(s) alternativo(s): When cariocas flirt: the erotic comedy in Rio de Janeiro during the 70’s and its transgressions in the midst of a military dictatorship
Autor: Vogel, Carlos Guilherme 
Primeiro orientador: Silva, Patricia Rebello da
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Segundo membro da banca: Cánepa, Laura Loguércio
Terceiro membro da banca: Matheus, Letícia Cantarela
Quarto membro da banca: Moraes, Maria Teresa Mattos de
Resumo: Este estudo percorre a trajetória da comédia erótica produzida na cidade Rio de Janeiro dos anos 1970, um ciclo de produções cinematográficas de apelo popular que tinha no riso e no erotismo seus principais artifícios para conquistar o público. Bastante criticadas por perpetuarem estigmas e preconceitos de cunho social, as comédias eróticas também transgrediram regras e afrontaram censores da Ditadura Militar, assim como setores mais conservadores da sociedade. Partindo da hipótese de que essas obras realizadas na capital carioca, durante a década de 1970, indicam a existência de um ciclo de produções com características específicas, que difere de produções do gênero realizadas em outras cidades do país, notadamente em São Paulo, este trabalho tem como objetivo principal traçar um panorama da produção de comédias eróticas no Rio de Janeiro, nos anos 1970, identificando os elementos que caracterizam essas obras e a forma como elas dialogam com questões sociais e políticas do período em que foram realizadas, através das transgressões aos padrões de comportamento vigentes e às regras impostas pelo departamento de Censura da Ditadura Militar. A construção desse conhecimento se inspira na Arqueologia do Saber, proposta por Michel Foucault, como forma de compreensão do discurso que permeia a comédia erótica e a qualifica. A análise fílmica figura como principal metodologia proposta, sendo o corpus de análise formado por filmes do período, realizados por produtoras localizadas na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, essa análise se estende a outros elementos, como os arquivos da Divisão de Censura e Diversões Públicas; diálogos com profissionais da época e seus familiares; e também uma série de estudos sobre o tema, produzida pela academia ao longo de diversos anos. A tese se divide em seis capítulos, todos batizados com o nome de filmes analisados e que constroem as percepções sobre o ciclo a partir de diversos elementos: 1. A caracterização da comédia erótica desde suas origens e influências; 2. A sexualidade, a liberdade sexual dos anos 1960 e 1970 e o papel da mulher nos filmes do ciclo; 3. A representação da masculinidade; 4. A representação da cidade do Rio de Janeiro; 5. A análise dos dossiês da Censura; e 6. As transgressões identificadas considerando os filmes analisados. O resultado da pesquisa permitiu uma compreensão detalhada sobre o ciclo de produções e sua forma de diálogo com a sociedade, perpetuando determinados comportamentos e oferecendo alternativas e reflexões, através das pequenas brechas que se abriram em meio ao pesado cerco da Censura vigente. A comédia erótica encerrou a década de 1970 apontando novos caminhos para o cinema nacional, mas sua influência tanto na cinematografia quanto em outras formas de arte e entretenimento permanecem até os dias atuais.
Abstract: This study investigates the trajectory of a cycle of film production in the city of Rio de Janeiro during the 70’s, the erotic comedy, which appealed to the general public by focusing on devices such as laughter and eroticism. Although these films were rather criticized for perpetuating social stigma and prejudices, they also transgressed political norms and confronted governmental censors from the military dictatorship in operation in Brazil, as well as the more conservative groups in the Brazilian society. It is hypothesized that the erotic comedy produced in Rio de Janeiro during the 70’s indicates the existence of a cycle of production with its own characteristics within the genre, which differentiate it from the ones produced in other cities from Brazil, especially São Paulo. Therefore, the primary objective of this study is to provide an overview of the production of erotic comedies in Rio de Janeiro in the 70’s, identifying the elements that characterize such works. In addition, it aims at disclosing the way these erotic comedies dialogue with social and political questions regarding the period they were produced by analyzing their transgressions to behavior standards and to the norms imposed by the government’s censorship department during the military dictatorship. This study is inspired by Michel Foucault’s Archeology of Knowledge, taking into account the discursive mechanisms that construct and qualify the erotic comedy. The methodology consists primarily of film analysis, whereas the corpus of research is constituted by films produced within the specified time period, made by producers located in the city of Rio de Janeiro. However, the analyses that comprehend the study entail other elements, such as documents from the government’s censorship department; interviews with professionals of the time and their relatives; as well as a series of studies about the theme produced by scholars throughout the years. The study is divided into six chapters, all of them named after the analyzed films, that construe perceptions about the cycle considering specific elements: 1. The characterization of erotic comedies since its origins and influences; 2. The articulation between sexuality, discourses of sexual freedom in the 60’s and 70’s and the role of women in the films of the cycle; 3. The representation of masculinity; 4. The representation of the city of Rio de Janeiro; 5. The analysis of documents from the government’s department of censorship; and 6. The transgressions identified in the analyzed films. The results of the research enabled a detailed comprehension about the cycle of production studied and how it dialogues with society, perpetuating certain behaviors and yet offering a range of alternatives and reflections through fissures in the enclosed discourse of censorship. The erotic comedy crowned the 70’s indicating new possibilities for the national cinema, and its influence both on cinematography and other arts and entertainment remains until the current date.
Palavras-chave: Cinema
Cinema brasileiro
Comédia erótica
Sexualidade
Ditadura militar
Rio de Janeiro
Cinema
Brazilian cinema
Erotic comedy
Sexuality
Military dictatorship
Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: VOGEL, Carlos Guilherme. Quando os cariocas paqueram: a comédia erótica no Rio de Janeiro dos anos 1970 e suas transgressões frente à ditadura militar. 2024. 406 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22977
Data de defesa: 29-Ago-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação



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