Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22980
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A primavera nos dentes, a manhã desejada: ecos e ressonâncias das ocupações dos secundaristas no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Spring in the teeth, the desired morning: echoes and resonances of high school student occupations in Brazil |
Autor: | Costa, Lilian Michelle Giovanelli da Costa |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Heliana de Barros Conde |
Primeiro membro da banca: | Nercolini, Marildo |
Segundo membro da banca: | Enne, Ana Lucia |
Terceiro membro da banca: | Facina, Adriana |
Quarto membro da banca: | Algebaile, Eveline Bertino |
Quinto membro da banca: | Barbosa, Carlos Soares |
Resumo: | Entre os anos de 2015 e 2016, os estudantes secundaristas realizaram um dos movimentos políticos mais insurgentes dos últimos tempos no Brasil: as ocupações das escolas públicas. Motivadas por várias razões, elas foram marcadas principalmente pelo ineditismo da autogestão dos estudantes, pelo discurso de recusa à filiação partidária e pelo desafio imposto às autoridades públicas. Inscritas numa década de efervescência política do cenário nacional (despertada pelas manifestações de junho de 2013), as ocupações começaram em São Paulo e depois se espalharam por vários outros estados, com destaque para Rio de Janeiro e Paraná. A visibilidade do movimento, inicialmente localizada nas mídias alternativas, ganhou forte repercussão nas mídias hegemônicas provocando a opinião pública e as disputas narrativas sobre ele. Esta tese analisa o movimento a partir das reflexões sobre experiência propostas pelo educador espanhol Jorge Larrosa. Assumindo a experiência como linha mestra, a tese orbita em torno de algumas perguntas sobre as ocupações: o que ficou, em quem ficou e como ficou, aproximando estes efeitos e afetos às ideias de ecos e ressonâncias. Partindo dessa proposta, as ocupações são pensadas como uma experiência de múltiplas camadas constituídas e constituintes das vidas das pessoas atravessadas por elas: estudantes, professores, ativistas, artistas e a própria pesquisadora. Além disso, pelo espaço que o movimento conquistou dentro e fora dos meios acadêmicos, é possível examiná-lo em diálogo com a sociedade. Assim, ele foi desdobrado em diferentes perspectivas: reflexões sobre a política em seu entendimento formal (movimentos coletivos, partidos e eleições) e também os aspectos políticos da influência das redes sociais, dos usos do espaço e da relação com o tempo na sociedade capitalista, incluindo nisso as profundas conexões com estética, subjetividade, arte e vida. A análise tem os estudos culturais como orientação investigativa e é feita com o suporte de referências teóricas interdisciplinares, observação participante, entrevistas, registros no audiovisual, nas artes cênicas e na mídia em geral (jornais, revistas, redes sociais). O recorte espaço-temporal da pesquisa está situado entre uma ocupação acompanhada pela autora na cidade do Rio de Janeiro em 2016, expressa na dissertação que antecede esta tese (COSTA, 2017), e amplifica o olhar para as ocupações enquanto um movimento extenso e plural com afinidades e diferenças observadas especialmente nas ocupações de São Paulo e do Paraná. O fluxo narrativo utilizado no texto propõe debates teóricos e analíticos seguindo o tom de uma conversa com a intenção de convidar o maior número possível de interlocutores, transitando entre leitores habituados aos textos acadêmicos do ensino superior até um estudante secundarista do ensino básico. Esta escolha atende o desejo e o compromisso de acessibilidade da discussão para um público amplo. Esta tese recusa o rótulo do resultado, no sentido produtivista do termo. Sua contribuição, alinhada a outras pesquisas sobre o tema, está em apontar algumas percepções de efeitos e afetos, apresentando implicações materiais e subjetivas de diferentes intensidades. E conclui que a impossibilidade de captura do movimento, devida a sua singularidade, é justamente sua condição de continuidade enquanto experiência: ecos e ressonâncias ainda em curso. |
Abstract: | Between 2015 and 2016, high school students carried out one of the most insurgent political movements in recent times in Brazil: public school occupations. Motivated by several reasons, they were marked mainly by the unprecedented nature of student self-management, the discourse of refusal to join political parties, and the challenge imposed on public authorities. Part of a decade of political turmoil on the national scene (triggered by the demonstrations of June 2013), the occupations began in São Paulo. Then they spread to several other states, most notably Rio de Janeiro and Paraná. The visibility of the movement, initially located in alternative media, gained strong repercussions in mainstream media, provoking public opinion and narrative disputes about it. This thesis analyzes the movement based on reflections on experience proposed by Spanish educator Jorge Larrosa. Taking experience as a guiding principle, the thesis revolves around several questions about the occupations: what was left behind, who was left behind, and how it was left behind, bringing these effects and affects closer to the echoes and resonances ideas. Based on this proposal,occupations are conceived as a multilayered experience, constituted by and constitutes the lives of the people affected by them: students, teachers, activists, artists, and the researcher herself. Furthermore, given the space the movement has gained within and outside of academia, it is possible to examine it in dialogue with society.Thus, it was divided into different perspectives: reflections on politics in its formal understanding (collective movements, parties and elections) and also the political aspects ofsocial networks’ influence, the use of space and the relationship with time in capitalist society, including the deep connections with aesthetics, subjectivity, art and life. The analysis has cultural studies as its investigative orientation and is supported by interdisciplinary theoretical references, participant observation, interviews, audiovisual recordings, performing arts and the media in general (newspapers, magazines, social networks). The space-time frame of the research is situated between an occupation observed by the author in the city of Rio de Janeiro in 2016, expressed in the dissertation that precedes this thesis (COSTA, 2017), and broadens the view of occupations as an extensive and plural movement with affinities and differences observed especially in the occupations of São Paulo and Paraná. The narrative flow used in the text proposes theoretical and analytical debates following the tone of a conversation with the intention of inviting the largest possible number of interlocutors, ranging from readers accustomed to academic texts from higher education to a high school student. This choice meets the desire and commitment to accessibility of the discussion to a broad audience. This thesis rejects the label of result, in the productivist sense of the term. Its contribution, in line with other research on the subject, is to point out some perceptions of effects and affects, presenting material and subjective implications of different intensities. It concludes that the impossibility of capturing the movement, due to its singularity, is precisely its condition of continuity as an experience: echoes and resonances still ongoing. |
Palavras-chave: | Juventude Ocupações dos secundaristas Movimentos coletivos Youth High school student occupations Collective movements |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | COSTA, Lilian Michelle Giovanelli da. A primavera nos dentes, a manhã desejada: ecos e ressonâncias das ocupações dos secundaristas no Brasil. 2023. 151 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22980 |
Data de defesa: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Lilian Michelle Giovanelli da Costa - 2023 - Completa.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Lilian Michelle Giovanelli da Costa - 2024.pdf | 481,04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Lilian Michelle Giovanelli da Costa - 2024.pdf | 178,09 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.