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Tipo do documento: Dissertação
Título: Transparência como ferramenta na aprendizagem de jornalismo de dados: os casos The Pudding e Gênero e Número
Título(s) alternativo(s): Transparency as a tool in learning data journalism: The Pudding and Gênero e Número cases
Autor: Silveira, Julia Barroso da 
Primeiro orientador: Matheus, Leticia Cantarela
Primeiro membro da banca: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Segundo membro da banca: Vasconcellos, Fábio Souza
Terceiro membro da banca: Mendes, Larissa de Morais Ribeiro
Resumo: O jornalismo de dados, popularizado no Brasil a partir da Lei de Acesso à Informação (LAI), promulgada em 2011, ainda enfrenta dificuldades em sua implementação nas diretrizes curriculares da graduação em Jornalismo. Desde a falta de treinamento dos docentes, até a resistência dos alunos em se aproximar de técnicas computacionais e conceitos estatísticos e matemáticos, o jornalismo de dados é frequentemente visto sob um olhar tecnofílico ou tecnofóbico, que distanciam o trabalho com dados das práticas jornalísticas tidas como tradicionais. Como consequência, profissionais e estudantes que desejam se aproximar da área precisam recorrer ao autodidatismo ou a cursos extracurriculares. Pensando nesse contexto, esta dissertação parte da ideia de que o jornalismo de dados é, na verdade, parte da rotina atual dos jornalistas, devido ao uso cotidiano de dados na apuração, e que, por conta das mudanças cognitivas e produtivas a partir da popularização dos computadores pessoais, é possível utilizar ferramentas de transparência para aprender o jornalismo de dados. A transparência, um termo amplo que é frequentemente utilizado para falar do compartilhamento de dados públicos, serve de insumo para pautas, mas também funciona como caminho para a manutenção de processos democráticos e para aumentar a credibilidade de jornais, revelando para audiência os procedimentos de construção das reportagens, fontes de financiamento e estruturas organizacionais. Mais praticada por jornalistas que trabalham com dados, a transparência é separada nesta pesquisa em três categorias: transparência institucional, editorial-metodológica e tecnológica. Com o objetivo de sistematizar o aprendizado de jornalismo de dados a partir da transparência, a dissertação analisa o The Pudding e a Gênero e Número, dois jornais digitais que produzem reportagens com dados, de acordo com o Protocolo de Transparência no Jornalismo Guiado por Dados (Gehrke, 2021) e são destacados os parâmetros que correspondem à categoria da transparência editorial-metodológica, que tratam da produção das reportagens. Em seguida, são selecionadas uma matéria de cada jornal e, a partir delas, são evidenciadas as fases do trabalho com dados.
Abstract: Data journalism, popularized in Brazil with the Access to Information Law (LAI, in Portuguese), enacted in 2011, still faces difficulties in its implementation in the curricular guidelines for undergraduate journalism courses. From the lack of training of teachers, to the resistance of students in approaching computational techniques and statistical and mathematical concepts, data journalism is often seen from a technophilic or technophobic perspective, which distances working with data from journalistic practices seen as traditional. As a consequence, professionals and students who want to get closer to the area need to resort to self-education or extracurricular courses. With this context in mind, this dissertation starts from the idea that data journalism is, in fact, part of the current routine of journalists, due to the daily use of data in investigation, and that, due to the cognitive and productive changes following the popularization of personal computers, it is possible to use transparency tools to learn data journalism. Transparency, a broad term that is often used to talk about the sharing of public data, serves as input for journalism, but also works as a way to maintain democratic processes and increase the credibility of newspapers, revealing to the audience the processes of newsmaking, funding sources and organizational structures. Most practiced by journalists who work with data, transparency is separated in this research into three categories: institutional, editorial-methodological and technological transparency. With the aim of systematizing the learning of data journalism based on transparency, the dissertation analyzes The Pudding and Gênero e Número, two digital newspapers that produce reports with data, in accordance with the Transparency Protocol in Data-Driven Journalism (Gehrke, 2021) and the parameters that correspond to the category of editorial-methodological transparency are highlighted, which deal with the production of reports. Then, an article from each newspaper is selected and, from there, the phases of working with data are highlighted.
Palavras-chave: Jornalismo de dados
Transparência
The Pudding
Gênero e Número
Data journalism
Transparency
The Pudding
Gênero e Número
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SILVEIRA, Julia Barroso. Transparência como ferramenta na aprendizagem de jornalismo de dados: os casos The Pudding e Gênero e Número. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22986
Data de defesa: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação



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