Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22989
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um novo fazer poético na escola: multiletramentos literários no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | A new poetic practice at school: literary multiliteracies in Junior High School |
Autor: | Cunha, Samanta Kelly Abreu Vianna da ![]() |
Primeiro orientador: | Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Pinto, Maria Isaura Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Amparo, Flávia Vieira da Silva do |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma abordagem diferente da habitual para o ensino de literatura no Ensino Fundamental, focando nos multiletramentos literários. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, com alunos do sexto ano. Através de uma sequência didática estruturada, buscou-se estimular a leitura e a produção de textos poéticos, abordando desde a poesia tradicional até a poesia visual e a ciberpoesia. O estudo revelou que o uso de tecnologias digitais, aliados à metodologia de ensino, pode ampliar de forma significativa o interesse e a capacidade de leitura e escrita dos alunos. A prática de criação de ciberpoemas e o contato com diferentes gêneros textuais permitiram uma aproximação mais aprofundada dos alunos com a literatura, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. A intervenção pedagógica culminou na produção de um mural físico e outro digital com os ciberpoemas criados pelos alunos, evidenciando o potencial transformador dos multiletramentos literários no ambiente escolar. |
Abstract: | This dissertation approaches literature-teaching practices in Junior High School (school stage called “Ensino Fundamental – anos finais” in Brazil), focusing on literary multiliteracies. The research occurred in a state public school in São Gonçalo city, Rio de Janeiro, with sixth grade students. Starting from a structured didactic sequence, poetic texts reading and production was encouraged, covering from traditional poetry to cyberpoetry. The study revealed that digital technologies uses, combined with teaching methodology, can significantly increase students' interest and ability to read and write. Creating cyberpoems and contacting with different textual genres allowed students to get closer to literature, developing critical and creative skills. The pedagogical intervention culminated in production of physical and digital mural with cyberpoems, created by students, highlighting literary multiliteracies transformative potential in teaching practices. |
Palavras-chave: | Poetic genre Visual poetry Cyberpoetry Literary multiliteracy Junior high school Gênero poético Poesia visual Ciberpoesia Multiletramento literário Ensino fundamental |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | CUNHA, Samanta Kelly Abreu Vianna da. Um novo fazer poético na escola: multiletramentos literários no ensino fundamental. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22989 |
Data de defesa: | 25-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Samanta Kelly Abreu Vianna da Cunha - 2024 - Completa.pdf | Documento principal | 8,45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Samanta Kelly Abreu Vianna da Cunha - 2024.pdf | 902,77 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Samanta Kelly Abreu Vianna da Cunha - 2024.pdf | 411,43 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.