Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22991
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Cartas para pensar: quem protege crianças e adolescentes trans e travestis nos serviços de acolhimento? |
Título(s) alternativo(s): | Letters to think: who protects trans and travestis children and adolescents in shelters? |
Autor: | Alvarenga, Júlia Muniz de |
Primeiro orientador: | Marafon, Giovanna |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego |
Segundo membro da banca: | Jesus, Jaqueline Gomes de |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Tiago |
Quarto membro da banca: | Arantes, Esther Maria de Magalhães |
Resumo: | A questão principal da tese foi motivada pela provocação de Paul Preciado na crônica “Quem defende a criança queer?”. Este trabalho utiliza a escrita epistolar, por isso é composto inteiramente por cartas direcionadas a diferentes destinos: pessoas leitoras, o Cistema de Justiça, crianças e adolescentes trans, personagens importantes na história dos transfeminismos brasileiros e profissionais do campo dos direitos de crianças e adolescentes. A pesquisa é fruto da análise de implicação das minhas experiências profissionais como psicóloga na rede de proteção de crianças e adolescentes, especialmente no Cistema de Justiça. O objetivo principal desta tese é convidar profissionais deste campo a refletir sobre como a cisgeneridade influencia os serviços de acolhimento, especialmente nos abrigos. Inspirada pelas contribuições valiosas de pessoas trans, a partir dos debates transfeministas que buscam romper com o modelo branco colonial capitalístico da binariedade de gênero, e com o diálogo interseccional entre raça, gênero e geração, a proposta é repensar o acolhimento de crianças e adolescentes trans e travestis e ampliar as perspectivas sobre infâncias e adolescências (no plural, devido às suas múltiplas vivências). Destaco ainda a importância da despatologização da experiência trans, defendendo uma abordagem da Psicologia alinhada aos princípios dos transfeminismos. Este estudo aposta na criação de práticas nos serviços de acolhimento mais inclusivas e respeitosas para crianças e adolescentes trans, promovendo uma abordagem sensível às suas necessidades. |
Abstract: | The main question of the thesis was inspired by Paul Preciado's provocation in the chronicle “Who Defends the Queer Child?”. This work uses epistolary methodology and is therefore composed entirely of letters addressed to different recipients: readers, the Justice System, trans children and adolescents, important figures in the history of Brazilian transfeminisms, and professionals in the field of children's and adolescents' rights. The research stems from the analysis of my professional experiences as a psychologist in the child and adolescent protection network, especially within the Justice System. The primary objective of this thesis is to invite professionals in this field to reflect on how cisgender norms influence care services, particularly in shelters. Inspired by the valuable contributions of trans people and the transfeminist debates that seek to break away from the white colonial capitalistic model of gender binarism, and through the intersectional dialogue between race, gender, and generation, the proposal is to rethink the care of trans and transvestite children and adolescents and broaden the perspectives on childhoods and adolescences (in plural, due to their multiple experiences). I also emphasize the importance of depathologizing the trans experience, advocating for a psychological approach aligned with the principles of transfeminisms. This study aims to create more inclusive and respectful practices in shelters for trans children and adolescents, promoting an approach sensitive to their needs. |
Palavras-chave: | Letters Shelters Trans children and adolescents Cisgender norms Transfeminism Cartas Serviços de acolhimento Crianças e adolescentes trans Cisgeneridade Transfeminismo |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | ALVARENGA, Júlia Muniz. Cartas para pensar: quem protege crianças e adolescentes trans e travestis nos serviços de acolhimento?. 2024. 168 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22991 |
Data de defesa: | 7-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Júlia Muniz de Alvarenga - 2024 - Completa.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Júlia Muniz de Alvarenga - 2024.pdf | 172,08 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Júlia Muniz de Alvarenga - 2024.pdf | 178,1 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.