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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23000
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O ensino médico em cuidados paliativos no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Medical education in palliative care in Brazil |
Autor: | Castro, Andréa Augusta ![]() |
Primeiro orientador: | Taquette, Stella Regina |
Primeiro membro da banca: | Fortes, Sandra Lucia Correa Lima |
Segundo membro da banca: | Motta, Luciana Branco da |
Terceiro membro da banca: | Ezequiel, Oscarina da Silva |
Quarto membro da banca: | Mendes, Ernani Costa |
Resumo: | Os profissionais de saúde se deparam com um aumento de pacientes portadores de doenças crônicas, incuráveis e ameaçadora à vida nos serviços de saúde, contudo pouco investimento é realizado na educação formal para capacitá-los a lidar com o sofrimento humano. O objetivo do estudo foi analisar o ensino em CP nas escolas médicas do Brasil. Foi utilizado método misto, por ser o que melhor possibilita estudar a compreensão na educação e realizado em três etapas: I-levantamento nos sites oficiais das escolas médicas que dispõem de ensino em CP nas matrizes curriculares; II- revisão integrativa sobre ensino em CP e; III- pesquisa de campo por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com estudantes, docentes da disciplina em CP e coordenadores dos cursos de medicina. O produto desta produção científica está organizado em quatro artigos onde fica evidenciado que o ensino de CP no Brasil é escasso, sendo identificado em 14% das escolas brasileiras. Embora aponte para uma tendência de crescimento ao longo do tempo, uma vez que comparando com estudos anteriores, constatou-se progressiva inserção do ensino no currículo médico. Foi possível traçar o que é essencial ser ensinado em CP e confirmar os avanços e limites apontados nas experiências brasileiras no ensino em CP. As competências essenciais em CP apontadas compreendem: abordagem biopsicossocial e espiritual, cuidado centrado na pessoa e família, comunicação, trabalho interprofissional e manejo de sintomas. O eixo da Ética e Humanidades deve perpassar todo o curso, integrado na perspectiva da transversalidade, desde o primeiro ano, mais robusto e específico nos demais anos da formação. Os benefícios do ensino em CP apontados pelos entrevistados são potencialização da aquisição de competências essenciais ao exercício da medicina e em especial no trato de pessoas portadoras de doenças ameaçadoras à vida. Os principais desafios apontados são: escasso tempo curricular no ensino em CP, a falta de contexto clínico para o aprendizado reflexivo, o déficit de docentes preparados e a ausência formal de CP nos currículos. O ensino aprendizagem em CP no Brasil ainda é insuficiente, entretanto ficou evidente que onde é oferecido, proporcionou transformações nos estudantes como a aquisição de competências humanistas e reflexivas, potencializando o modelo da integralidade em convergência com as DCN, ampliando seus benefícios para o cuidado de pessoas, alinhado ao eixo de humanidades e bioética no curso médico, podendo ser um catalizador para a construção do cuidado criativo, inovador, e a mola mestra do ensino que precisamos para o século XXI. |
Abstract: | Health professionals are face an increase in patients with chronic, incurable, and life-threatening diseases in health services, however little investment is made in formal education to enable them to deal with human suffering. The aim of this study was to analyze the teaching in PC in the medical schools of Brazil. A mixed method was used in three stages: I-survey on the official websites of medical schools that have teaching in PC in curricular matrices; II- integrative review on teaching in PC and III- field research through semi-structured individual interviews with students, teachers of the discipline in PC and coordinators of medical courses. The product of this scientific production is organized into four articles. The teaching of PC in Brazil is scarce, being identified in 14% of Brazilian schools, although it points to a trend of growth over time, since compared with previous studies, it was found progressive insertion of teaching in the medical curriculum. It was possible to trace what is essential to be taught in PC and confirm the advances and limits pointed out in Brazilian experiences in teaching in PC. The essential competencies in CP mentioned include: biopsychosocial and spiritual approach, care centered on the person and family, communication, interprofessional work and symptom management. The axis of Ethics and Humanities must permeate the entire course, integrated in the perspective of transversality, since the first year, more robust and specific in the other years of formation. The benefits of teaching in PC pointed out by the interviewees are potentiating the acquisition of competencies essential to the practice of medicine and especially in the treatment of people with life-threatening diseases. The main challenges pointed out are:scarce curricular time in teaching in PC, the lack of clinical context for reflective learning, the deficit of prepared teachers and the formal absence of PC in curricula. The teaching learning in PC in Brazil is still insufficient, however it was evident that where it is offered, it provided transformations in students such as the acquisition of humanistic and reflective skills, enhancing the model of integrality in convergence with the NCDs, expanding its benefits for the care of people, aligned with the axis of humanities and bioethics in the medical course. |
Palavras-chave: | Cuidados paliativos na terminalidade da vida Finitude humana Educação médica - Brasil Ensino Graduação Palliative care Human finitude Medical education Teaching Graduation |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas |
Citação: | CASTRO, Andréa Augusta. O ensino médico em cuidados paliativos no Brasil. 2022. 118 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23000 |
Data de defesa: | 13-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Médicas |
Arquivos associados a este item:
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