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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23003
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Abordando educação sexual e sexualidade utilizando metodologias ativas em uma sequência didática |
Título(s) alternativo(s): | Approaching sex education and sexuality using active methodologies in a didactic sequence |
Autor: | Contreras, Andressa ![]() |
Primeiro orientador: | Saba, Celly Cristina Alves do Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Lage, Débora de Aguiar |
Segundo membro da banca: | Muller, Yara Maria Rauh |
Resumo: | A sexualidade pode ser compreendida como um fator imprescindível no desenvolvimento do sujeito, relacionado não apenas ao prazer e às especificidades biológicas, mas também à qualidade de vida, à saúde física e mental. Neste âmbito, a educação sexual nas escolas de forma pedagógica se faz primordial, especialmente para os adolescentes, faixa etária mais vulnerável à gravidez na adolescência, às IST e a outras questões socioculturais relacionadas ao tema. O presente estudo teve como objetivo apresentar a importância do tema sexualidade e educação sexual para alunos do ensino médio, a partir de uma Sequência Didática, na qual os alunos são protagonistas na construção do seu próprio conhecimento. Foram identificados os principais tópicos carentes sobre sexualidade através da aplicação de um questionário individual identificado, o qual foi posteriormente autoavaliado, e de uma caixa de perguntas anônimas – na qual os discentes podem depositar suas dúvidas livremente sem se expor – seguida de uma pesquisa e apresentação de tópicos sobre o tema realizado em grupos. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de refletir sobre a temática, de conhecer seus corpos e tomar decisões conscientes e responsáveis acerca da sua reprodução e sexualidade. A pesquisa revelou, em seus resultados e conclusão, uma lacuna de conhecimento entre os alunos sobre temas relacionados à sexualidade, como anatomia, fisiologia reprodutiva e direitos sexuais. A metodologia aplicada foi eficaz ao promover reflexão crítica e construção do conhecimento, culminando na criação de um guia prático sobre sexualidade, destinado a auxiliar outros educadores na abordagem do tema. |
Abstract: | Sexuality can be understood as an essential factor in the development of the subject, related not only to pleasure and biological specificities, but also to quality of life, physical and mental health. In this context, sex education in schools in a pedagogical way is essential, especially for adolescents, age group most vulnerable to adolescent pregnancy, STI and other sociocultural issues related to the theme. The present study aimed to present the importance of the theme of sexuality and sex education for high school students, based on a didactic sequence, in which students are protagonists in the construction of their own knowledge. The main topics lacking in sexuality were identified through the application of an identified and individual questionnaire, which was later self-assessed, and an anonymous question box – in which students can freely deposit their doubts without exposing themselves – followed by a survey and presentation of topics on the theme carried out in groups. In the end, students are expected to be able to reflect on the theme, to know their bodies and to make conscious and responsible decisions about their reproduction and sexuality. The research revealed, in its results and conclusion, a gap in students' knowledge regarding topics related to sexuality, such as anatomy, reproductive physiology, and sexual rights. The methodology applied was effective in promoting critical reflection and knowledge construction, culminating in the creation of a practical guide on sexuality, intended to assist other educators in addressing the topic. |
Palavras-chave: | Biologia - Estudo e ensino Educação básica Ensino Corpo humano Autoconhecimento Biology Basic education Teaching Human body Self-knowledge Educação sexual Corpo humano Sexualidade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | CONTRERAS, Andressa. Abordando educação sexual e sexualidade utilizando metodologias ativas em uma sequência didática. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23003 |
Data de defesa: | 6-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
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