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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23009
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Defendamos, na criança, a geração de amanhã: o patronato de menores abandonados, assistência e educação à infância no Rio de Janeiro na década de 1910 |
Título(s) alternativo(s): | Let us defend, in children, the generation of tomorrow: the Patronage of Abandoned Minors, child care and education in Rio de Janeiro in the 1910s |
Autor: | Silva, Luiza Pinheiro da |
Primeiro orientador: | Rangel, Sônia de Oliveira Camara |
Primeiro membro da banca: | Sanglard, Gisele Porto |
Segundo membro da banca: | Gondra, José Gonçalves |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de implantação/consolidação do Patronato de Menores Abandonados do Rio de Janeiro, evidenciando as ações de assistência e proteção empreendidas pela instituição em prol da infância pobre e abandonada ao longo da década de 1910. Criado na cidade do Rio de Janeiro em 1908, o Patronato de Menores foi concebido por iniciativa de filantropos envolvidos com a causa da infância como instituição privada de caráter assistencial, inicialmente mantida por meio de doações e, posteriormente, passando a receber subsídios do Poder Público. A periodização proposta para a pesquisa se justifica, considerando-se que a implantação e consolidação da instituição ocorreu no decorrer dos anos da década de 1910. Com este estudo, busca-se compreender as redes de sociabilidade concebidas por homens e mulheres da elite carioca envolvidos com a criação e funcionamento da instituição. Em seus primeiros anos de atividade, o Patronato constituiu-se como creche para crianças de até três anos, expandindo sua assistência a menores de todas as idades a partir do ano de 1915, quando passou a administrar o Asilo de Menores – instituição pública mantida por autoridades policiais da capital do país. Com o intuito de acolher, proteger e regenerar através da disciplina e do trabalho, o Patronato assumiu o propósito de assistir menores pobres e abandonados de ambos os sexos, a princípio da capital Federal, mas, ao longo dos anos, incorporou estabelecimentos do Estado do Rio de Janeiro. Por meio das fontes documentais constituídas por jornais, revistas, relatórios e livros, buscou-se compreender os debates em torno da criação da instituição e seu funcionamento, assim como as “táticas” e “estratégias” no processo de implantação e consolidação da instituição em seus primeiros anos de funcionamento. Na construção desta pesquisa, alguns autores foram decisivos para a compreensão das fontes documentais, entre eles Ginzburg (1989; 2007), Bloch (2001), Goffman (2003), Prost (2012), Sirinelli (2016), Velho (1986;1987), Certeau (1982; 1998); outros foram relevantes para o entendimento do contexto histórico, como Rizzini Irma; Rizzini Irene (2004), Rizzini (1990; 2012), Kuhlmann Junior (1991), Araujo (1993), Marcílio (1998), Chalhoub (2004), Camara (2004; 2010; 2014; 2017), Sanglard; Ferreira (2010; 2014), Sanglard (2014), Gondra (2000). |
Abstract: | This research aims to analyze the process of implementation/consolidation of the Patronage of Abandoned Minors in Rio de Janeiro, highlighting the assistance and protection actions under taken by the institution in favor of poor and abandoned children throughout the 1910s. Created in the city of Rio de Janeiro in 1908, the Children’s Patronage was conceived on the initiative of philanthropists involved in the cause of childhood as a private charity institution, initially maintained through donations and later receiving subsidies from the Public Power. The periodization proposed for the research is justified, considering that the establishment and consolidation of the institution took place during the 1910s. With this study, we seek to understand the networks of sociability conceived by the men and women of the Rio elite involved with the creation and functioning of the institution. In its first years of activity, the Patronato was constituted as a day care center for children up to three years old, expanding its assistance to minors of all ages from the year 1915, when it started to administer the Asilo de Menores – a public institution maintained by police authorities in the country's capital. In order to welcome, protect and regenerate through discipline and work, the Patronage assumed the purpose of assisting poor and abandoned minors of both sexes, initially in the Federal capital, but, over the years, it incorporated establishments of the State of Rio de Janeiro. Through documentary sources consisting of newspapers, magazines, reports and books, we sought to understand the debates surrounding the creation of the institution and its operation, as well as the “tactics” and “strategies” in the process of implantation and consolidation of the institution in its first years of operation. In the construction of this research, some authors were decisive for the understanding of documental sources, among them Ginzburg (1989; 2007), Bloch (2001), Goffman (2003), Prost (2012), Sirinelli (2016), Velho (1986;1987), Certeau (1982; 1998); others were relevant to understanding the historical context, as Rizzini Irma; Rizzini Irene (2004), Rizzini (1990; 2012), Kuhlmann Junior (1991), Araujo (1993), Marcílio (1998), Chalhoub (2004), Camara (2004; 2010; 2014; 2017), Sanglard; Ferreira (2010; 2014), Sanglard (2014),Gondra (2000). |
Palavras-chave: | Child care Children’s patronage Children’s home History of education Assistência à infância Patronato de menores Asilo de menores História da educação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Luiza Pinheiro da. Defendamos, na criança, a geração de amanhã: o Patronato de Menores Abandonados, assistência e educação à infância no Rio de Janeiro na década de 1910. 2021. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23009 |
Data de defesa: | 6-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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