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Tipo do documento: Tese
Título: Modelo teórico de promoção da alimentação adequada e saudável na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): Theoretical model for promoting adequate and healthy eating in Early Childhood Education
Autor: Febrone, Rafaele 
Primeiro orientador: Castro, Inês Rugani Ribeiro de
Primeiro membro da banca: Damião, Jorginete de Jesus
Segundo membro da banca: Mendes, Larissa Loures
Terceiro membro da banca: Santos, Luana Caroline
Quarto membro da banca: Maldonado, Luciana Azevedo
Resumo: A promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS) é uma das vertentes da promoção da saúde e uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar. As unidades de Educação Infantil (UEI) têm a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. O presente estudo, de caráter teórico-conceitual, objetivou elaborar modelo teórico de PAAS na Educação Infantil para o contexto da rede pública de ensino do Brasil. O processo de sua elaboração incluiu: levantamento bibliográfico nos meios eletrônicos sobre publicações referentes à PAAS neste âmbito; síntese das ações de PAAS recomendadas na literatura; elaboração da versão preliminar do modelo (esquema gráfico e seus quadros explicativos); realização de dois painéis de especialistas para apreciação da primeira e da segunda versões do modelo; sistematização do material empírico oriundo dos painéis; reformulação do modelo com base nas recomendações das especialistas; avaliação da validade de conteúdo da terceira versão do modelo, e elaboração da sua versão final. Para a elaboração do modelo teórico, foram adotados os referenciais teórico-conceituais das vertentes da PAAS e da Teoria da Estruturação Forte. O modelo teórico de PAAS na Educação Infantil consiste na apresentação das ações de PAAS a serem desenvolvidas no âmbito da UEI, considerando seus contextos interno e externo. Este processo de desenvolvimento compreende o planejamento e a execução articulada de ações, por agentes do contexto interno e externo à UEI, de: incentivo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio da incorporação da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como prática cotidiana e transversal ao currículo e da mobilização e formação sobre a PAAS junto às famílias; apoio à adesão de práticas alimentares saudáveis, através da oferta de leite humano e de alimentação adequada e saudável (AAS) e do atendimento a crianças com necessidades alimentares especiais ou específicas; proteção à AAS, por meio de medidas de controle higiênico-sanitário da alimentação, prevenção de acidentes nos ambientes de preparo e de oferta de refeições, e regulação da oferta, do comércio e da publicidade de alimentos ultraprocessados e preparações não recomendadas; complementadas pelas ações transversais de formação dos profissionais, de interação com outros agentes, setores ou instâncias e de monitoramento e avaliação. O modelo teórico proposto contribui para a compreensão sobre PAAS na Educação Infantil ao explicitar o escopo de ações da UEI, concernente à PAAS, de: propiciar a sua articulação com as famílias, a comunidade e outros agentes, setores e instâncias; incluir a EAN como prática cotidiana e transversal ao currículo escolar da Educação Infantil, e garantir que seja um espaço de educação coletiva, com objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças e assegurar seus direitos. Espera-se que este modelo teórico seja utilizado por pesquisadores interessados em trabalhar com o tema da PAAS na Educação Infantil; gestores(as) das UEI e da Alimentação Escolar, e suas equipes de profissionais; sirva de base para estudos futuros e inspire o desenvolvimento de políticas públicas nesta área.
Abstract: The promotion of adequate and healthy eating (PAAS in Portuguese) is one of the aspects of health promotion and one of the guidelines of the National School Meal Program. Early Childhood Education units aim to promote the integral development of children up to five years of age, in their physical, psychological, intellectual and social aspects, complementing family and community action. This theoretical-conceptual study aimed at developing a theoretical model of the PAAS in Early Childhood Education for the context of the public education network in Brazil. The process of its development included: bibliographical survey in electronic media on publications related to PAAS in this area; synthesis of PAAS actions recommended in the literature; preparation of the preliminary version of the model (graphic scheme and explanatory tables); holding two panels of experts to review the first and second versions of the model; systematization of empirical material from the panels; reformulation of the model based on experts’ recommendations; assessment of the content validity of the third version of the model, and preparation of its final version. To develop the theoretical model, the theoretical-conceptual references of the PAAS and Strong Structuring Theory were adopted. The theoretical model of PAAS in Early Childhood Education consists of the presentation of PAAS actions to be developed within the scope of the Early Childhood Education unit, considering its internal and external contexts. This development process comprises the coordinated planning and execution of actions, by agents from the internal and external context of the Early Childhood Education unit, of: encouraging the adoption of healthy eating habits, through the incorporation of Food and Nutrition Education as a daily practice and transversal to the curriculum and mobilization and training on PAAS with families; support for adherence to healthy eating practices, through the provision of human milk and adequate and healthy food and care for children with special or specific dietary needs; protection of adequate and healthy food, through hygienic-sanitary food control measures, prevention of accidents in meal preparation and offering environments, and regulation of supply, trade and advertising of ultra-processed foods and non-recommended culinary preparations; complemented by transversal actions that include professional training, interaction with other agents, sectors or instances and monitoring and evaluation. The proposed theoretical model contributes to the understanding of the PAAS in Early Childhood Education by explaining the scope of Early Childhood Education actions, regarding promotion of adequate and healthy eating, to: facilitate its articulation with families, the community and other agents, sectors and instances; include Food and Nutrition Education as a daily practice that is transversal to the Early Childhood Education school curriculum, and ensure that it is a setting for collective education, aiming at promoting the integral development of children and ensuring their rights. This theoretical model can be useful for researchers interested in working with the PAAS in Early Childhood Education, and Early Childhood Education units and National School Meal Program managers, and their professional teams. It can also serve as a basis for future studies and inspire the development of public policies in this area.
Palavras-chave: Child
Breastfeeding
Healthy complementary food
Food and nutrition education
Preschool education
Strong structuring theory
Criança
Aleitamento materno
Alimentação complementar saudável
Educação alimentar e nutricional
Educação pré-escolar
Teoria da estruturação forte
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Nutrição
Programa: Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
Citação: FEBRONE, Rafaele. Modelo teórico de promoção da alimentação adequada e saudável na Educação Infantil. 2023. 181 f. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) – Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23012
Data de defesa: 14-Nov-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde



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