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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23013
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Cartografias do livramento: o que pode um professor de filosofia na escola da prisão? |
Título(s) alternativo(s): | Cartographies of freedom: what can a philosophy teacher do in a prison school? |
Autor: | Nicodemos, Marcio Daniel da Costa |
Primeiro orientador: | Kohan, Walter Omar |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues , Fabiana de Moura Maia |
Segundo membro da banca: | Costa, Luciano Bedin da |
Terceiro membro da banca: | Santi, Marina |
Quarto membro da banca: | Cortés, Óscar Pulido |
Resumo: | Esta pesquisa realiza um mapeamento cartográfico filosófico seguindo a rota da pergunta: o que pode um professor de filosofia na escola da prisão? Em um primeiro momento, apresenta-se o que se levou no bolso como uma bússola para a realização da pesquisa: o manual do cartógrafo - que contém um impulso (habitar os entres dos territórios), um critério (pensaminhar os caminhos), um princípio (experienciar os acontecimentos), uma regra (cartografar o imprevisível) e uma preocupação (intensificar as brechas e as rupturas). Em um segundo momento, apresenta-se o que se elaborou durante a pesquisa: o diário de bordo - que contém notas sobre os territórios espaciais da prisão enquanto uma heterotopia social (espaço de vigilância, espaço de contenção e espaço de extermínio), notas sobre os territórios temporais da escola enquanto uma heterocronia social (tempo aprisionado, tempo livre e tempo oportuno) e notas sobre os territórios acionais da filosofia enquanto uma heterodrasia humana (ação amorosa, ação engajada e ação aplicada), e, também, biografemas com acontecimentos cotidianos, expressões pessoais e posturas profissionais e diagramas de movimento e de atenção com pontos, linhas e planos de força. Em um terceiro momento, apresenta-se o que se pensou ao final da pesquisa: o relatório final - que contém desdobramentos possíveis para sentidos experienciados (movimento, fuga, livramento, improviso e vida) para um outro modo de ensinar filosofia na escola da prisão. Trata-se de uma pesquisa feita por um pesquisador-professor-filósofo que consiste em um estudo teórico e prático feito por meio de investigação conceitual em fontes bibliográficas diversas e vivência real em estabelecimentos educativos prisionais diversos. |
Abstract: | This research carries out a philosophical cartographic mapping following the question route: what can a philosophy teacher do in a prison school? Firstly, we present what was carried in our pocket as a compass for carrying out the research: the cartographer's manual - which contains an impulse (to inhabit the in-between territories), a criterion (to think about the paths), a principle (experiencing events), a rule (mapping the unpredictable) and a concern (intensifying gaps and ruptures). In a second moment, we present what was created during the research: the logbook - which contains notes on the spatial territories of the prison as a social heterotopia (surveillance space, containment space and extermination space), notes on the temporal territories of the prison school as a social heterochrony (imprisoned time, free time and opportune time) and notes on the actional territories of philosophy as a human heterodrasia (loving action, engaged action and applied action), and also biographemes with everyday events, personal expressions and professional postures and diagrams of movement and attention with power points, lines and plans. In a third moment, we present what was thought at the end of the research: the final report - which contains possible developments for senses experienced (movement, escape, deliverance, improvisation, and life) for another way of teaching philosophy in the prison school. This is a research carried out by a researcher-teacher-philosopher that consists of a theoretical and practical study carried out through conceptual investigation in different bibliographical sources and real-life experience in different prison educational establishments. |
Palavras-chave: | Cartografia na prisão Escola da prisão Ensino de filosofia Cartography in prison Prison school Teaching philosophy |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NICODEMOS, Marcio Daniel da Costa. Cartografias do livramento: o que pode um professor de filosofia na escola da prisão?. 2024. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23013 |
Data de defesa: | 4-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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