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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23014
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O cinema diaspórico como instrumento de luta e resistência racial nas obras de John Akomfrah |
Título(s) alternativo(s): | Diasporic cinema as an instrument of racial struggle and resistance in the works of John Akomfrah |
Autor: | Evangelista, Ulisflávio Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Rebello, Patrícia |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Fernando do Nascimento |
Segundo membro da banca: | Assunção, Diego Paleólogo |
Terceiro membro da banca: | Sales, Michelle |
Quarto membro da banca: | Mieirinho, Daniel |
Resumo: | Partindo do arcabouço teórico dos estudos pós-coloniais e decoloniais, é interesse desta pesquisa, apresentar o cineasta britânico nascido em Gana, John Akomfrah, bem como, suas ações de resistência e luta, especialmente na questão racial e diaspórica. A pesquisa pretende analisar, mediante um recorte fílmico, três filmes deste realizador, produzidos quando participava do coletivo artístico, intitulado Black Audio Film Collective (BAFC). As obras, em ordem cronológica de produção, são: Expeditions One: Signs of Empire – de 1983 (Expedição um: Signos do Império), Handsworth Songs – de 1986 (As Canções de Handsworth) e Seven Songs for Malcolm X – de 1993 (As Sete Canções para Malcolm X). De modo específico, ancorado nos estudos pós-coloniais, decoloniais, culturais e na análise fílmica, pretende-se compreender se os objetos fílmicos em questão se configuram como um instrumento de luta e resistência racial, frente ao colonialismo e à colonialidade, bem como, contra uma visão eurocêntrica de mundo. |
Abstract: | Based on the theoretical framework of postcolonial and decolonial studies, this research aims to present the Ghanaian-born British filmmaker John Akomfrah, as well as his actions of resistance and struggle, especially on racial and diasporic issues. The research aims to analyze, through a filmic cut, three films by this director, produced when he was part of the artistic collective entitled Black Audio Film Collective (BAFC). The works, in chronological order of production, are: Expeditions One: Signs of Empire (1983), Handsworth Songs (1986) and Seven Songs for Malcolm X (1993). Specifically, anchored in post-colonial, decolonial and cultural studies and film analysis, the aim is to understand whether the filmic objects in question are configured as an instrument of racial struggle and resistance against colonialism and the coloniality, as well as against a Eurocentric worldview. |
Palavras-chave: | John Akomfrah Cinema documentário Colonialidade Decolonialidade Pós-colonialismo John Akomfrah Documentary movie Coloniality Decoloniality Post-colonialism |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | EVANGELISTA, Ulisflávio Oliveira. O cinema diaspórico como instrumento de luta e resistência racial nas obras de John Akomfrah. 2024. 246 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23014 |
Data de defesa: | 19-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
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