Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23015
Tipo do documento: Tese
Título: O IFRJ e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: resistências e a consolidação de uma política pública nacional de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT)
Título(s) alternativo(s): The IFRJ and the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education: resistances and construction of the national public policy of Youth and Adult Education integrated to Professional and Technological Education (EJA-EPT)
Autor: Oliveira, Rogério Teixeira de 
Primeiro orientador: Oliveira, Rafael Bastos Costa de
Primeiro membro da banca: Ramos, Marise Nogueira
Segundo membro da banca: Soares, Carlos
Terceiro membro da banca: Cova, Márcia Cristina Rodrigues
Quarto membro da banca: Silva, Lucília Carvalho da
Resumo: A presente tese objetiva analisar como a política de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) tem se consolidado no IFRJ e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de 2006 aos dias atuais. A pesquisa busca responder se a consolidação da EJA-EPT se deu plenamente no IFRJ e na Rede Federal. O estudo teve como método de análises o materialismo histórico-dialético, levando em consideração as categorias mediação, contradição, totalidade e historicidade; a fim de que fosse possível correlacionar as partes e o todo da realidade social concreta e do objeto pesquisado. O percurso metodológico, a fim de responder a pergunta de pesquisa foi realizado através de estudo bibliográfico, análise documental, análise de conteúdo das entrevistas semi-estruturadas. O estudo bibliográfico foi centrado nas categorias Trabalho, Estado e Direitos no Capitalismo e Educação. A análise documental foi realizada a partir da apropriação de decretos, diretrizes, portarias, leis, dados disponibilizados em plataformas governamentais e da sociedade civil. A análise de conteúdo se deu a partir da análise dos discursos realizados em audiências públicas, fóruns de EJA, encontros nacionais de EJA-EPT e das entrevistas-semiestruturadas. A hipótese inicial da pesquisa foi confirmada, ou seja, de que a EJA-EPT não se consolidou no IFRJ e nem na Rede Federal; o que é resultado de resistências institucionais, políticas de sucateamento, redução de investimentos, principalmente após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff em 2016. Apesar desse cenário, é possível atestar que, a partir da terceira gestão Lula foi construído o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos; tendo à frente a Secadi/Setec/MEC, em interlocução com demais Ministérios e sociedade civil pavimentando uma futura consolidação dessa política no IFRJ e na Rede Federal.
Abstract: This thesis aims to analyze how the policy of Youth and Adult Education integrated with Professional and Technological Education (EJA-EPT) has been consolidated in the IFRJ and in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education from 2006 to the present day. The research seeks to answer whether the consolidation of EJA-EPT has been fully realized in the IFRJ and the Federal Network. The study used historical-dialectical materialism as its method of analysis, taking into account the categories of mediation, contradiction, totality and historicity, so that it would be possible to correlate the parts and the whole of concrete social reality and the object being researched. In order to answer the research question, the methodological approach was carried out through a bibliographical study, documentary analysis and content analysis of the semi-structured interviews. The bibliographic study focused on the categories of Work, State and Rights in Capitalism and Education. The documentary analysis was based on the appropriation of decrees, directives, ordinances, laws, data made available on government and civil society platforms. Content analysis was based on the analysis of speeches made at public hearings, EJA forums, national EJA-EPT meetings and semi-structured interviews. The initial hypothesis of the research was confirmed, i.e. that the EJA-EPT has not been consolidated in the IFRJ or in the Federal Network; this is the result of institutional resistance, scrapping policies, reduced investment, especially after the impeachment of President Dilma Rousseff in 2016. Despite this scenario, it is possible to attest that, from the third Lula administration onwards, the National Pact for Overcoming Illiteracy and Qualifying Youth and Adult Education was built; led by Secadi / Setec / MEC, in dialogue with other Ministries and civil society, paving the way for the future consolidation of this policy in the IFRJ and the Federal Network.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica
Proeja
Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Políticas Públicas
Educación de Personas Jóvenes y Adultas
Youth and Adult Education
Youth and Adult Education Integrated with Professional and Technological Education
Proeja
Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Public policies
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: OLIVEIRA, Rogério Teixeira de. O IFRJ e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: resistências e construção da política pública nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT). 2024. 341 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23015
Data de defesa: 8-Ago-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.