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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23017
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Guerra cultural e raiva como elemento político: a construção discursiva de Jair Bolsonaro (2010-2014) |
Título(s) alternativo(s): | Cultural war and anger as a political element: the discursive construction of Jair Bolsonaro (2010-2014) |
Autor: | Nehrer, Flávio ![]() |
Primeiro orientador: | Aldé , Alessandra |
Primeiro membro da banca: | Weltman, Fernando Lattman |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Fernando Nascimento |
Terceiro membro da banca: | Nunes, Raul |
Quarto membro da banca: | Chagas, Viktor |
Resumo: | A tese tem como objeto programas não jornalísticos de televisão aberta, que contaram com a participação do então deputado federal Jair Bolsonaro em um período anterior à sua candidatura e à sua campanha presidencial. Através da análise de vinte programas de TV de cunho popular, sendo treze em profundidade, em que o então deputado é entrevistado, a tese buscar verificar em que medida eles auxiliaram na modelagem de um discurso antes voltado para um nicho (praxe para disputas no campo legislativo) e que é ampliado, buscando atingir um público majoritário. Com isso, espera-se identificar movimentos de ampliação da base de apoio e como esses programas podem ter servido na estratégia de construção de sua imagem. O esforço aqui é de dar conta de uma materialidade discursiva midiática, de construção, de presença e pavimentação de um projeto político a partir de aparições em programas de auditório, algo (talvez) pouco analisado. Não é desprezível o impacto provocado por certos elementos políticos na condução do país durante o governo Dilma Rousseff: a judicialização da política, a cobertura da imprensa sobre a Operação Lava-Jato, o crescimento da importância do digital nos pleitos eleitorais no Brasil, a polarização política – e de que forma o pré-candidato Jair Bolsonaro fez uso deste ambiente polarizado, uma vez que ele possuía presença forte nas redes sociais. O trabalho busca articular a performance de Jair Bolsonaro em suas participações em programas de auditório em TV aberta no período de 2010 até 2014, que produziram de forma inconstante (marcada por crescimentos, mas também reveses) uma maior aceitação do discurso para o público-alvo daquele tipo de programas em TV aberta. O trabalho versa sobre o entretenimento como estratégia de persuasão, e a relação dos programas com a trajetória ascendente do deputado naquele período. Para realizar a análise desses programas de entretenimento, foi necessário o desenvolvimento de uma metodologia, que buscou imbricar três eixos principais: análise das falas do deputado durante as entrevistas nestes programas e sua estratégia de construção da imagem; análise do gestual e dos elementos visuais que o deputado realizava nestas ocasiões, tornando por vezes os programas como espaço persuasivo de performances teatrais; e a preparação de cada emissora (e/ou programa) para receber o então deputado: vinhetas, música-tema, recursos audiovisuais etc. que podem ajudar a garantir uma estética mais eficiente para a mensagem a ser passada. A análise dessa série de programas visitados por Jair Bolsonaro mostra que, para ele, o resultado foi positivo, pois possibilitou uma capilaridade na mensagem, ainda mais porque em muitas oportunidades não houve, por parte de quem o entrevistava ou debatia as questões apresentadas, um contraditório à exposição da argumentação de Jair Bolsonaro. Ressalta-se que programas de entretenimento vão mais além do que possa parecer: as aparições de Jair Bolsonaro também vão ter repercussão enorme no público online, o que beneficia ainda mais seu agente no processo de capilaridade. Por fim, a pesquisa aponta que, se já existem estudos sobre a deep web (camada da Internet que não é indexada pelos buscadores convencionais), talvez seja hora de nos atentarmos para o que entendemos como shallow web, programas de entretenimento arquivados na Internet, espécie de ambiente raso e tangível – mas negligenciado. |
Abstract: | The thesis focuses on non-journalistic open television programs that featured the then federal deputy Jair Bolsonaro in a period prior to his candidacy and presidential campaign. Through the analysis of twenty popular TV programs, thirteen of which are in-depth, in which the then deputy is interviewed, the thesis seeks to verify to what extent they helped in shaping a discourse previously focused on a niche (practice for disputes in the field legislative) and which is expanded, seeking to reach a majority audience. With this, it is expected to identify movements to expand the support base and how these programs may have served in the strategy of building its image. The effort here is to account for a discursive media materiality, of construction, presence and paving of a political project based on appearances on talk shows, something (perhaps) little analyzed. The impact caused by certain political elements on the conduct of the country during the Dilma Rousseff government is not insignificant: the judicialization of politics, press coverage of Car Wash Operation, the growing importance of digital in electoral elections in Brazil, polarization politics – and how pre-candidate Jair Bolsonaro made use of this polarized environment, since he had a strong presence on social media. The work seeks to articulate Jair Bolsonaro's performance in his participation in open TV auditorium programs in the period from 2010 to 2014, which produced in an inconsistent way (marked by growths but also setbacks) a greater acceptance of the speech for the target audience of that type of programs on open TV. The work deals with entertainment as a persuasion strategy, and the relationship between programs and the deputy's upward trajectory in that period. To carry out the analysis of these entertainment programs, it was necessary to develop a methodology, which sought to overlap three main axes: analysis of the deputy's speeches during interviews in these programs and his image construction strategy; analysis of the gestures and visual elements that the deputy performed on these occasions, sometimes turning the programs into a persuasive space for theatrical performances; and the preparation of each station (and/or program) to receive the then deputy: vignettes, theme music, audiovisual resources, etc. which can help ensure a more efficient aesthetic for the message to be conveyed. The analysis of this series of programs visited by Jair Bolsonaro shows that, for him, the result was positive, as it allowed for a widespread message, even more so because on many occasions there was not, on the part of those who interviewed him or debated the issues presented, a contradictory to the presentation of Jair Bolsonaro's arguments. It should be noted that entertainment programs go further than it might seem to: Jair Bolsonaro's appearances will also have a huge impact on the online public, which further benefits him in the capillarity process. Finally, the research points out that, if there are already studies on the deep web (a layer of the Internet that is not indexed by conventional search engines), perhaps it is time to pay attention to what we understand as the shallow web, entertainment programs archived on the Internet, kind of shallow and tangible – yet neglected – environment. |
Palavras-chave: | Comunicação Política Entretenimento Programa de auditório Performance Jair Bolsonaro Political communication Entertainment Soft News Program Performance Jair Bolsonaro |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | NEHRER, Flávio. Guerra cultural e raiva como elemento político: a construção discursiva de Jair Bolsonaro (2010-2014). 2023. 176 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23017 |
Data de defesa: | 21-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
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