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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pés descalços: sujeitos interditados ao direito à educação
Título(s) alternativo(s): Bare feet: subjects banned from the right to education
Autor: Machado, Sonia Regina Soares 
Primeiro orientador: Paiva, Jane
Primeiro membro da banca: Dantas, Aline Cristina de Lima
Segundo membro da banca: Silva, Francisco Canindé da
Resumo: A presente pesquisa propôs, como objetivo geral, provocar reflexões acerca de visões plurais sobre sujeitos, a partir da relação existente entre a interdição do direito à educação e possíveis memórias acionadas que revelaram sentimentos de culpa, de dor e de sofrimento de que foram acometidos pela vivência dessa interdição. Para isso, foram utilizados, na pesquisa, relatórios de campo referentes à pesquisa-mãe; entrevistas realizadas com sujeitos não escolarizados feitas pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa CNPq Aprendizados ao longo da vida; vídeos gravados com esses sujeitos; e fotografias, em especial – todos materiais produzidos durante o trabalho de campo e decorrentes da pesquisa-mãe de que esta é originária, destacando a observação de pés descalços, uma expressão costumeira do estar no mundo. Em diálogo com autores e autoras que discutem o tema exclusão social, em particular, e invisibilidade provocada em grande parte pelo preconceito, reflete-se sobre costumes observados nos cotidianos de sujeitos comuns protagonistas da pesquisa e buscam-se evidências desses costumes entre sujeitos excluídos e seus significados na sociedade — todos flagrados por fotografias em diferentes épocas históricas.
Abstract: The research aimed to provoke reflections on plural visions of subjects, based on the relationship between the ban on the right to education and possible memories that reveal feelings of guilt, pain, and suffering from this ban. To do this, the research used field reports from the mother study; interviews with out-of-school children carried out by researchers from the CNPq Research Group Lifelong Learning; videos recorded with these children; and photographs, in particular — all the materials produced during the fieldwork and resulting from the mother research from which this one originated, highlighting the observation of bare feet, a customary expression of being in the world. In dialogue with authors who discuss the subject of social exclusion, in particular and invisibility, caused in large part by prejudice, we reflect on customs observed in the daily lives of ordinary subjects who are the protagonists of the research and look for evidence of these customs among excluded subjects and their meanings in society — all captured by photographs from different historical periods.
Palavras-chave: Fotografia
Exclusão
Invisibilidade
Memória
Photography
Exclusion
Invisibility
Memory
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACHADO, Sonia Regina Soares. Pés descalços: sujeitos interditados ao direito à educação. 2024. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23020
Data de defesa: 20-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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