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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23021
Tipo do documento: Tese
Título: Quem tem moral para falar?: As representações sociais de usuários do YouTube sobre as controvérsias morais emergentes no transcurso do governo Bolsonaro (2019-2022)
Título(s) alternativo(s): Who Has the Moral Authority to Speak?: Social Representations of YouTube Users Regarding Emerging Moral Controversies During the Bolsonaro Administration (2019-2022)
Autor: Freitas, Allan Felipe Santos de 
Primeiro orientador: Castro, Ricardo Vieiralves de
Primeiro membro da banca: Mendonça, Anderson Pereira
Segundo membro da banca: Sacchetto, Diemerson da Costa
Terceiro membro da banca: Filho, Valdemar Figueiredo
Quarto membro da banca: Pereira, Gerson Lourenço
Resumo: A pesquisa realizada investigou as Representações Sociais de usuários do canal “Silas Malafaia Oficial”, no Youtube, sobre as controvérsias morais presentes no governo Bolsonaro (2019-2022). Adotou como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais (TRS), desenvolvida por Serge Moscovici, sob o enfoque da abordagem processual de Denise Jodelet. Bolsonaro foi eleito com apoio maciço da hegemonia (liderança e membros) evangélica brasileira. Apesar de propor um governo sem corrupção, os anos no Palácio do Planalto foram conturbados, marcados por uma série de polêmicas e controvérsias que colocaram em xeque a moralidade religiosa e a incorruptibilidade do governo, bem como a manutenção de seus apoiadores. O pastor Silas Malafaia, presidente da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), aliado do ex-presidente, posicionou-se abertamente no seu canal reagindo às principais notícias contrárias ao governo. Diante dos fatos, foram selecionados 5 acontecimentos políticos de grande impacto para o governo - no lapso temporal de 2019 a 2023 - que motivaram a publicação de (5) vídeos no canal de Malafaia no Youtube. Os dados da pesquisa foram extraídos a partir do conteúdo dos vídeos e dos comentários, sendo 300 comentários de cada vídeo (total de 1.500). O material foi analisado em 3 estudos distintos: o primeiro abordou o conteúdo transcrito dos vídeos, submetido a uma análise lexical (CHD), processada no software IRAMUTEQ; o segundo e o terceiro abordaram o conteúdo dos comentários, sendo um resultado da análise CHD e outro resultado da aplicação da técnica de análise de conteúdo não automatizada (BARDIN 1997). Os estudos destacaram a importância das redes de comunicação evangélicas, mídias tradicionais e digitais conectadas, para a expansão de seu projeto político, evidenciando o poder de alcance da liderança religiosa midiática e carismática (Silas Malafaia), bem com a sua capacidade de conexão com o público não religioso, explicada pelo discurso ideológico neoconservador, principalmente no âmbito do ódio compartilhado, ligados ao antipetismo e aos ataques à imprensa. O universo consensual e imaginário da guerra espiritual é a tônica principal da narrativa bolsonarista, que pressupõe a flexibilização da moral, dada a necessidade de sobreviver às “investidas do inimigo”. As representações basilares da oposição ao discurso de Malafaia, sob a ótica religiosa, situam-se na concepção bíblica do escândalo, do pecado e do amor ao dinheiro. O arrependimento expresso por poucos usuários denota a possibilidade de mudança de posicionamento ocorrida diante do choque de crenças relevantes. As mudanças foram verificadas nos casos de escândalos de corrupção, mas principalmente no reconhecimento de Bolsonaro em um evento da maçonaria. A guerra cultural que alimenta a profusão de notícias falsas cria uma camada protetora que impermeabiliza a entrada de ideias conflitantes, tal como descreve a Teoria da Dissonância Cognitiva de Festinger (1962) aplicada aos dias atuais.
Abstract: The study carried out investigated the Social Representations of users of the YouTube channel by “Silas Malafaia Oficial” about moral controversies present in the Bolsonaro government (2019-2022), and adopted as a theoretical reference the Social Representations Theory (SRT), developed by Serge Moscovici, under the focus of Denise Jodelet's procedural approach. Bolsonaro was elected with massive support from the Brazilian protestant hegemony (leadership and members). Despite proposing a government without corruption, the years at Palácio do Planalto were turbulent, marked by a series of polemics and controversies that called into question religious morality and the incorruptibility of the government, as well as the maintenance of its supporters. Silas Malafaia, a minister of the protestant church called Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) and an ally of the former president, took an open stance on his YouTube channel reacting to the main news opposing the government. Given the facts, 5 political events of great impact for the government were selected - in the period from 2019 to 2023 - which led to the publication of (5) videos by Malafaia. The research data was extracted from the content of the videos and comments, with 300 comments for each video (total of 1,500). The material was analyzed in 3 different studies: the first addressed the transcribed content of the videos, subjected to lexical analysis using Descendant Hierarchical Classification (DHC), processed in the IRAMUTEQ software; the second and third steps addressed the content of the comments, one being a result of the DHC analysis and the other one a result of the application of the non-automated content analysis technique (BARDIN 1997). The studies highlighted the importance of protestants communication networks and the connection between traditional and digital media, for the expansion of their political project, highlighting the power of reach of the media and charismatic religious leadership (Silas Malafaia), as well as its ability to connect with the non-religious public, explained by the neoconservative ideological discourse; mainly in the context of shared hatred, linked to Labor Party (Partido dos Trabalhadores - PT) opposing parties and attacks on the press. The consensual and imaginary universe of spiritual warfare is the main tone of the “Bolsonarist” narrative, which presupposes the flexibility of morals, given the need to survive the “enemy’s attacks”. The basic representations of opposition to Malafaia's speech, from a religious perspective, are located in the biblical conception of scandal, sin and the love of money. The regret expressed by few users denotes the possibility of a change in position due to the clash of relevant beliefs. The changes were seen in cases of corruption scandals, but mainly in the recognition of Bolsonaro at a Freemasonry event. The cultural war that fuels the profusion of fake news creates a protective layer that prevents the entry of conflicting ideas, as described by Festinger's Cognitive Dissonance Theory (1962) currently applied.
Palavras-chave: Religion
Protestants
Policy
Bolsonaro
Social representations
Religião
Evangélicos
Política
Bolsonarismo
Representações sociais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: FREITAS, Allan Felipe Santos de. Quem tem moral para falar?: as representações sociais de usuários do YouTube sobre as controvérsias morais emergentes no transcurso do governo Bolsonaro (2019-2022). 2024. 243 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23021
Data de defesa: 30-Jul-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social



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