Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23024
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os efeitos da (in)corporação das normas: os cotidianos de mulheres LBTs
Título(s) alternativo(s): The effects of the (in)corporation of norms: Daily lives of LBT women
Autor: Carvalho, Lilliane Maria Machado de
Primeiro orientador: Carvalho, Rosa Malena de Araujo
Primeiro membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Segundo membro da banca: Baptista, Luis Antônio dos Santos
Resumo: A concepção dos corpos é um desafio porque ocorre dentro de um processo de significação cultural. O fruto dessa construção para além do órgão sexual influenciará a vida dos sujeitos. O que é ser mulher? O que é ser mulher Lésbica, Bissexual, Transexual (LBT) no Brasil hoje? Nesta dissertação, os objetivos foram colaborar ativamente para a construção de Políticas Públicas voltadas ao público LBT e, averiguar a força educativa da política parlamentar institucionalizada. O que nos faz questionar a forma predominante de fazer política. Para isso, nos atentamos aos efeitos das normas de gênero, dos modelos hegemônicos de masculinidades, erguidos em oposição ao feminino e as orientações sexuais que necessitam de constante vigilância para existirem combatendo a LBTfobia. O que se busca é compreender a possibilidade do campo escolar se organizar de maneira mais efetiva para o alcance da emancipação social, com apoio do campo parlamentar. Tal atitude pressupõe, como primeiro desafio, analisar os efeitos das políticas públicas nos corpos de mulheres LBTs durante o período de 2020 a 2023, com base nas experiências de uma professora-assessora que compôs a equipe de gênero de uma Mandata Quilombo. Com a metodologia dos cotidianos, a qual trouxe ecos da experiência enquanto assessora parlamentar, com auxílio do referencial teórico e, somada às diversas experiências de outras companheiras, que foram importantes para criar táticas de resistências às práticas de silenciamento e controle que insistem em nos imputar no campo político. O desafio dessa pesquisa foi relacionar esses efeitos a uma nova forma de fazer política, na expectativa de que nos próximos anos possamos seguir reivindicando nossos direitos e visibilizando a identidade lésbica, bissexual e transexual dentro das instituições educativas, políticas, incluído todos os espaços sociais, educando para novas relações que escapem do normativismo e do modelo prescritivo.
Abstract: The conception of bodies is a challenge because it takes place within a process of cultural signification. The fruit of this construction, beyond the sexual organ, will influence peoples lives. What does it mean to be a woman? What does it mean to be a Lesbian, Bisexual, Transgender (LBT) woman in Brazil today? In this dissertation, the objectives were to actively collaborate in the construction of public policies aimed at the LBT public and to ascertain the educational force of institutionalized parliamentary politics. This makes us question the predominant way of doing politics. To do this, we paid attention to the effects of gender norms, hegemonic models of masculinity, erected in opposition to femininity and sexual orientations that need constant vigilance in order to exist, combating LBTphobia. The aim is to understand the possibility of the school field organizing itself more effectively to achieve social emancipation, with the support of the parliamentary field. The first challenge is to analyze the impact of public policies on the bodies of LBT women between 2020 and 2023, based on the experiences of a teacher who was part of the gender team of a Quilombo Mandate. With the methodology of daily life, which brought echoes of my experience as a parliamentary advisor, with the help of theoretical references and, added to the various experiences of other comrades, which were important for creating tactics of resistance to the practices of silencing and control that insist on imposing themselves on us in the political field. The challenge of this research was to relate these effects to a new way of doing politics, in the hope that in the coming years we can continue to demand our rights and make lesbian, bisexual and transgender identity visible within educational and political institutions, including all social spaces, educating for new relationships that escape normativism and the prescriptive model.
Palavras-chave: Body
Gender
Politics
LBTphobia
Corpo
Gênero
Política
LBTfobia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: CARVALHO, Lilliane Maria Machado de. Os efeitos da (in)corporação das normas: Cotidianos de mulheres LBTs. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23024
Data de defesa: 7-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.