Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23033
Tipo do documento: Dissertação
Título: #From Maré to the world: um olhar crítico sobre as percepções de professores de uma escola pública bilíngue do município do Rio de Janeiro sobre o uso da abordagem Content and Language Integrated Learning (CLIL)
Título(s) alternativo(s): #From Maré to the world: a critical look at the perceptions of teachers from a bilingual public school in the city of Rio de Janeiro about the use of Content and Language Integrated Learning approach (CLIL)
Autor: Pizzol, Fernanda de Souza Dal 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Costa, Patrícia Helena da Silva
Segundo membro da banca: Neves, Rogério da Costa
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é refletir sobre as percepções dos professores atuantes no Programa Bilíngue da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Augusto Pinheiro de Carvalho sobre a abordagem CLIL. Este estudo, cuja metodologia é de cunho qualitativo, baseia-se na perspectiva de autores como Bentley (2010), Cardoso et al. (2018), García et al. (2014), Hamers et al. (2000), Marsh et al. (2010), Megale (2019, 2020) e Vygotsky (1991) para abarcar conceitos relacionados ao ensino da língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental, bilinguismo, educação bilíngue e Content and Language Integrated Learning (CLIL). Por meio de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; GIL, 2002) o presente estudo busca verificar os benefícios e desafios da aplicabilidade dessa abordagem, almejando entender se esta tem se mostrado uma metodologia benéfica ao longo do processo de sua implementação, que vem ocorrendo desde o ano de 2020. Para a construção do corpus desta pesquisa, foi utilizado questionário on-line, enviado a todos professores e equipe gestora da unidade escolar, assim como foram utilizadas entrevistas semiestruturadas baseadas no modelo de Daher (1998), que foram conduzidas de forma presencial e direcionadas à equipe de professores de língua inglesa. Para análise dos dados, considerou-se a perspectiva de Bortoni-Ricardo (2008), uma vez que se pretende estabelecer elos entre os registros e as asserções baseadas nos objetivos da pesquisa. A partir dos dados gerados, almeja-se verificar se a abordagem CLIL pode ser considerada uma ferramenta enriquecedora no processo de ensino-aprendizagem de uma língua adicional em contexto de educação pública bilíngue, assim como contribuir para construção de saberes metodológicos que auxiliem a prática docente de professores de língua adicional, que atuam em modalidade de ensino bilíngue
Abstract: The objective of this research is to reflect on the perceptions of teachers working in the Bilingual Program of the Municipal Department of Education of Rio de Janeiro at the Integrated Center for Public Education (CIEP) Augusto Pinheiro de Carvalho about the CLIL approach. This study, whose methodology is qualitative, is based on the perspective of authors such as Bentley (2010), Cardoso et al. (2018), García et al. (2014), Hamers et al. (2000), Marsh et al. (2010), Megale (2019, 2020) and Vygotsky (1991) to encompass concepts related to English language teaching in the elementary school, bilingualism, bilingual education and Content and Language Integrated Learning (CLIL). This action research (THIOLLENT, 2011; GIL, 2002) intends to verify the relevance of the CLIL approach for a bilingual education context, through the experiences of the teaching staff and management team of the unit, which in a pioneering way, has been implementing such an approach since 2020. For the construction of this research corpus, an online questionnaire was used, which was sent to all teachers and management team of the school unit, as well as semi-structured interviews based on the model of Daher (1998), which were conducted in person and directed to the team of English language teachers. For data analysis, the perspective of Bortoni-Ricardo (2008) was considered since it is intended to establish links between the records and the assertions based on the research objectives. From the data generation, it is intended to verify whether the CLIL approach can be considered an enriching tool in the teaching-learning process of an additional language in the context of bilingual public education, as well as to contribute to the construction of methodological knowledge that helps the teaching practice of additional language teachers, who work in a bilingual teaching modality
Palavras-chave: Bilinguismo
Educação bilíngue
Abordagem CLIL
Escola municipal pública bilíngue
Língua adicional
Educação bilíngue – Rio de Janeiro (RJ)
Língua inglesa – Estudo e ensino
Escolas públicas - Rio de Janeiro (RJ)
Aquisição de segunda língua
Bilingualism
Bilingual education
CLIL approach
Bilingual public municipal school
Additional language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PIZZOL, Fernanda de Souza Dal. #From Maré to the world: um olhar crítico sobre as percepções de professores de uma escola pública bilíngue do município do Rio de Janeiro sobre o uso da abordagem Content and Language Integrated Learning (CLIL). 2024. 178 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23033
Data de defesa: 30-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.