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Tipo do documento: Dissertação
Título: Alfabetização e leitura literária em uma escola do município de São Gonçalo na pós-pandemia
Título(s) alternativo(s): Literacy and literary reading in a school in the municipality of São Gonçalo in the post-pandemic
Autor: Oliveira, Renata da Silva de 
Primeiro orientador: Oliveira, Marcia Lisboa Costa de
Primeiro membro da banca: Abreu, Katia Nazareth Moura de
Segundo membro da banca: Albuquerque, Andréa Serpa
Resumo: Esta pesquisa se propôs a analisar o processo de alfabetização em uma escola pública do município de São Gonçalo – RJ, no período pós-pandêmico, com os objetivos de compreender os desafios enfrentados no retorno às aulas presenciais e de contribuir com os avanços na aprendizagem dos alunos, através da implementação de uma sequência de oficinas pedagógicas que articularam a leitura literária à aprendizagem do sistema de escrita alfabética (SEA). A investigação desenvolvida surgiu pela necessidade de (re)pensar uma perspectiva que abranja as vivências educacionais marcadas por um período de fragilidade no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no que compete à alfabetização. Este estudo baseia-se em concepções de Kleiman (2005), Morais (2012) e Soares (1998, 2003, 2004) e entende o letramento, na perspectiva sociocultural de Brian Street (2014), como conjunto de concepções e usos sociais da escrita. A metodologia da pesquisa utilizou uma abordagem combinada, reunindo estudo de caso exploratório e pesquisa-ação. Os dados gerados nas entrevistas e nas oficinas foram interpretados segundo o método da Análise de Conteúdo temática (BARDIN, 2011). Na primeira etapa do estudo foram realizadas entrevistas com a gestora escolar, professores que atuam em classe de alfabetização do 3º ano e responsáveis por estudantes, para compreender o cenário educacional pós-pandemia. Na segunda fase da pesquisa, iniciou-se a implementação de oficinas pedagógicas, construídas de acordo com o referencial teórico abordado, associado aos dados diagnósticos gerados na primeira etapa do trabalho, visando coerência com a realidade educacional dos alunos. Pretendeu-se, com o desenvolvimento das práticas pedagógicas, favorecer a reflexão dos estudantes sobre o sistema de escrita alfabética e o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes relevantes para leitura e escrita, auxiliando em seu avanço educacional.
Abstract: This research aimed to analyze the literacy process in a public school in the municipality of São Gonçalo - RJ, in the aftermath of the pandemic, with the objectives of understanding the challenges faced in returning to face-to-face classes and contributing to advances in student learning, through the implementation of a sequence of pedagogical workshops that linked literary reading to learning the alphabetic writing system (SEA). The proposed work arose from the need to (re)think a perspective that encompasses educational experiences marked by a period of fragility in the teaching-learning process, especially with regard to literacy. This study is based on the conceptions of Kleiman (2005), Morais (2012) and Soares (1998, 2003, 2004) and understands literacy, from the sociocultural perspective of Brian Street (2014), as a set of conceptions and social uses of writing. The research methodology aims to use a combined approach, combining an exploratory case study and action research. The data generated in the interviews and workshops will be analyzed using the thematic content analysis method (BARDIN, 2011). In the first stage of the study, interviews were conducted with the school manager, teachers working in the 3rd grade literacy class and students' guardians, in order to understand the post-pandemic educational scenario. In the second phase of the research, the implementation of pedagogical workshops began, in accordance with the theoretical framework addressed, associated with the diagnostic data generated in the first stage of the work, aiming for coherence with the students' educational reality. The development of pedagogical practices is intended to encourage students to reflect on the alphabetic writing system and to acquire knowledge, skills and attitudes relevant to reading and writing, helping their educational progress.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramentos
Leitura literária
Pós-pandemia
Literacy
Literacies
Literary reading
Post-pandemic
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: OLIVEIRA, Renata da Silva de. Alfabetização e leitura literária em uma escola do município de São Gonçalo na pós-pandemia. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23038
Data de defesa: 3-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



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