Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23038
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Alfabetização e leitura literária em uma escola do município de São Gonçalo na pós-pandemia |
Título(s) alternativo(s): | Literacy and literary reading in a school in the municipality of São Gonçalo in the post-pandemic |
Autor: | Oliveira, Renata da Silva de ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Marcia Lisboa Costa de |
Primeiro membro da banca: | Abreu, Katia Nazareth Moura de |
Segundo membro da banca: | Albuquerque, Andréa Serpa |
Resumo: | Esta pesquisa se propôs a analisar o processo de alfabetização em uma escola pública do município de São Gonçalo – RJ, no período pós-pandêmico, com os objetivos de compreender os desafios enfrentados no retorno às aulas presenciais e de contribuir com os avanços na aprendizagem dos alunos, através da implementação de uma sequência de oficinas pedagógicas que articularam a leitura literária à aprendizagem do sistema de escrita alfabética (SEA). A investigação desenvolvida surgiu pela necessidade de (re)pensar uma perspectiva que abranja as vivências educacionais marcadas por um período de fragilidade no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no que compete à alfabetização. Este estudo baseia-se em concepções de Kleiman (2005), Morais (2012) e Soares (1998, 2003, 2004) e entende o letramento, na perspectiva sociocultural de Brian Street (2014), como conjunto de concepções e usos sociais da escrita. A metodologia da pesquisa utilizou uma abordagem combinada, reunindo estudo de caso exploratório e pesquisa-ação. Os dados gerados nas entrevistas e nas oficinas foram interpretados segundo o método da Análise de Conteúdo temática (BARDIN, 2011). Na primeira etapa do estudo foram realizadas entrevistas com a gestora escolar, professores que atuam em classe de alfabetização do 3º ano e responsáveis por estudantes, para compreender o cenário educacional pós-pandemia. Na segunda fase da pesquisa, iniciou-se a implementação de oficinas pedagógicas, construídas de acordo com o referencial teórico abordado, associado aos dados diagnósticos gerados na primeira etapa do trabalho, visando coerência com a realidade educacional dos alunos. Pretendeu-se, com o desenvolvimento das práticas pedagógicas, favorecer a reflexão dos estudantes sobre o sistema de escrita alfabética e o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes relevantes para leitura e escrita, auxiliando em seu avanço educacional. |
Abstract: | This research aimed to analyze the literacy process in a public school in the municipality of São Gonçalo - RJ, in the aftermath of the pandemic, with the objectives of understanding the challenges faced in returning to face-to-face classes and contributing to advances in student learning, through the implementation of a sequence of pedagogical workshops that linked literary reading to learning the alphabetic writing system (SEA). The proposed work arose from the need to (re)think a perspective that encompasses educational experiences marked by a period of fragility in the teaching-learning process, especially with regard to literacy. This study is based on the conceptions of Kleiman (2005), Morais (2012) and Soares (1998, 2003, 2004) and understands literacy, from the sociocultural perspective of Brian Street (2014), as a set of conceptions and social uses of writing. The research methodology aims to use a combined approach, combining an exploratory case study and action research. The data generated in the interviews and workshops will be analyzed using the thematic content analysis method (BARDIN, 2011). In the first stage of the study, interviews were conducted with the school manager, teachers working in the 3rd grade literacy class and students' guardians, in order to understand the post-pandemic educational scenario. In the second phase of the research, the implementation of pedagogical workshops began, in accordance with the theoretical framework addressed, associated with the diagnostic data generated in the first stage of the work, aiming for coherence with the students' educational reality. The development of pedagogical practices is intended to encourage students to reflect on the alphabetic writing system and to acquire knowledge, skills and attitudes relevant to reading and writing, helping their educational progress. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramentos Leitura literária Pós-pandemia Literacy Literacies Literary reading Post-pandemic |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | OLIVEIRA, Renata da Silva de. Alfabetização e leitura literária em uma escola do município de São Gonçalo na pós-pandemia. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23038 |
Data de defesa: | 3-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Renata da Silva de Oliveira - 2024 - Completa.pdf | Documento principal | 15,63 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Renata da Silva de Oliveira - 2024.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Renata da Silva de Oliveira - 2024.pdf | 260,17 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.