Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23040
Tipo do documento: Dissertação
Título: O discurso do déficit e os letramentos acadêmicos de graduandos em Letras
Título(s) alternativo(s): The discourse of deficit and the academic literacies of undergraduate students in language studies
Autor: Santos, Beatriz Fernanda Fortunato dos 
Primeiro orientador: Coelho, Victoria Wilson da Costa
Primeiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Segundo membro da banca: Rodrigues, Jéssica do Nascimento
Resumo: O presente estudo propõe, como objetivo geral, identificar, em resumos de teses e dissertações, indícios que evidenciem (ou não) estereótipos sobre a presença do discurso de déficit relacionados às práticas letradas de graduandos em Letras, compreendendo as especificidades da linguagem especializada e do conhecimento de cada campo. Para atingir esse objetivo, conduziremos uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, baseada em uma revisão bibliográfica (Moreira & Caleffe, 2008). Utilizaremos o banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para extrair dissertações e teses que serão analisadas. Uma vez selecionado o corpus, analisaremos seus resumos com o objetivo de: (i) levantar os objetivos gerais apresentados em cada estudo; (ii) mapear as concepções teóricas e metodológicas para identificar a perspectiva de letramentos adotada; (iii) identificar os resultados apontados, para, enfim, (iv) discutir os dados à luz da perspectiva social dos letramentos, com vistas a confirmar se a hipótese de que estereótipos sobre as práticas letradas de graduandos em Letras pautadas em discursos de déficit ainda se faz presente ou é redimensionado nas pesquisas consultadas. O referencial teórico utilizado em nosso estudo fundamenta-se nas concepções dos Novos Estudos dos Letramentos com ênfase na perspectiva social, segundo Street (1984, 2003, 2010), e em abordagens sobre os letramentos acadêmicos a partir de estudos de Lea e Street (1998), Ivanic (1998), Lillis (1999, 2001), Zavala (2010), Fischer (2007), Fiad (2011, 2013), Marinho (2010), Wilson (2008, 2009, 2017, 2019, 2021) e Goulart e Wilson (2020). A interpretação e a análise dos dados mostraram o destaque dado à perspectiva social dos letramentos com base no modelo ideológico para discutir as práticas letradas dos alunos, a sua inserção no contexto acadêmico e a construção de identidades nesse contexto. Os nossos resultados apontaram para a presença de indícios do discurso de déficit nas pesquisas, porém com uma orientação distinta, isto é, voltada para a busca de motivações que pudessem explicar as dificuldades dos alunos em relação às práticas letradas, como, por exemplo, a forte influência dos letramentos escolares anteriores em suas práticas na universidade. Entendemos, por fim, o quanto ainda se faz necessário pesquisar os letramentos acadêmicos, considerando o processo de mudança dos alunos e as especificidades de cada campo do conhecimento que interfere na elaboração dos gêneros tendo em vista o desenvolvimento da linguagem especializada e do estilo do gênero, conforme propõe Bakhtin (2003).
Abstract: This study aims to identify, in thesis and dissertation abstracts, evidence of stereotypes related to deficit discourse regarding the literacy practices of undergraduate students in Language and Literature programs, considering the specificities of specialized language and knowledge in each field. To achieve this goal, we will conduct an exploratory qualitative study based on a bibliographic review (Moreira & Caleffe, 2008). We will use the database from the Capes Catalog of Theses and Dissertations to extract theses and dissertations for analysis. The selected corpus will be examined with the following objectives: (i) to identify the general objectives presented in each study; (ii) to map the theoretical and methodological conceptions to identify the literacy perspective adopted; (iii) to identify the reported results; and (iv) to discuss the data in light of the social perspective of literacies, aiming to confirm whether stereotypes about the literacy practices of undergraduate students in Language and Literature, based on deficit discourse, are still present or redefined in the consulted research. The theoretical framework of our study is based on the conceptions of the New Literacy Studies, with an emphasis on the social perspective, according to Street (1984, 2003, 2010), and approaches to academic literacies from the works of Lea and Street (1998), Ivanic (1998), Lillis (1999, 2001), Zavala (2010), Fischer (2007), Fiad (2011, 2013), Marinho (2010), Wilson (2008, 2009, 2017, 2019, 2021), and Goulart and Wilson (2020). The interpretation and analysis of the data highlighted the prominence given to the social perspective of literacies based on the ideological model to discuss students' literacy practices, their integration into the academic context, and the construction of identities within this context. Our results indicate the presence of traces of deficit discourse in the research, albeit with a different orientation, focusing on the search for motivations that could explain students' difficulties with literacy practices, such as the strong influence of previous school literacies on their practices at the university. Finally, we understand the ongoing need to research academic literacies, considering students' changing processes and the specificities of each field of knowledge that influence the development of genres, as proposed by Bakhtin (2003).
Palavras-chave: Letramentos acadêmicos
Discurso do déficit
Práticas de leitura e escrita acadêmica
Academic literacy
Deficit discourse
Academic reading and writing practice
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SANTOS, Beatriz Fernanda Fortunato dos. O discurso do déficit e os letramentos acadêmicos de graduandos em Letras. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23040
Data de defesa: 9-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.