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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23041
Tipo do documento: Dissertação
Título: O jogo da senha numérica: uma proposta para o ensino dos princípios multiplicativo e aditivo baseada na teoria dos registros de representação semiótica
Título(s) alternativo(s): The numerical password game: a proposal for teaching the multiplicative and additive principle based on the theory of semiotic representation registers
Autor: Silva Junior, Rinaldo Inácio da 
Primeiro orientador: Silva, Daniela Mendes Vieira da
Primeiro coorientador: Andrade, Fabiana Chagas de
Primeiro membro da banca: Souza, Marcele Câmara de
Segundo membro da banca: Goncalves, Ion Moutinho
Resumo: Esta pesquisa buscou alinhar três perspectivas teóricas: jogos na Educação, o conceito de Investigação em Educação Matemática e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval como formas de contribuição para o ensino dos Princípios Multiplicativo e Aditivo do conteúdo de Análise Combinatória para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa é natureza qualitativa e do tipo descritiva, em que foi desenvolvida e construída uma versão do jogo MasterMind, também conhecido como Jogo da Senha Numérica, e uma atividade investigativa baseada no jogo, em busca de uma forma diferenciada para ensinar o conteúdo proposto. Como resultados, foi evidenciado que a aplicação do jogo alinhado à tarefa investigativa pode possibilitar ao aluno utilizar diferentes tipos de representações semióticas. Essas representações, que podem estar presentes no conteúdo de Análise Combinatória, sob a forma de tabelas, árvores de possibilidades e listagens ordenadas são recursos que permitem que o aluno compreenda melhor os conceitos e podem ser utilizadas no contexto da TRRS. Assim, podemos descrever as diferentes representações matemáticas que são meios de acessar os objetos matemáticos. A versão do jogo, o desenvolvimento da sequência investigativa e as diferentes representações de uma possível construção de senha podem abrir um caminho para os alunos explorarem os registros de representação, promovendo a construção do conceito dos Princípios Multiplicativo e Aditivo. A versão do Jogo da Senha mostrou-se um bom recurso didático que permite diferentes possibilidades para trabalhar o conteúdo. Essas estratégias evidenciaram um caminho possível de compreensão para os estudantes.
Abstract: This research sought to align three theoretical perspectives: games in Education, the concept of Research in Mathematics Education and Duval's Semiotic Representation Register Theory as forms of contribution to teaching the Multiplicative and Additive Principle of Combinatorial Analysis content for 8th grade classes. year of Elementary School. As for the methodology, the research is qualitative and descriptive in nature, in which a version of the MasterMind game, also known as the Numerical Password Game, and an investigative activity based on the game were developed and built, in search of a different way to teach proposed content. As a result, its development process was highlighted throughout the proposal, providing guidance for teachers who teach mathematics regarding the application of the game and the investigative task based on the game, in which the representation of data using tables, trees of possibilities and ordered lists, for example, they are resources that can make the student observe the statement of the question and, thus, choose a resolution method. These representations, that may be present in the combinatorial analysis content can be used in the context of TRRS. Thus, we can describe the different mathematical representations that are means of accessing mathematical objects. The game version, the development of the investigative sequence and the different representations of a possible password construction can open a way for students to explore the representation registers, promoting the construction of the concept of Multiplicative and Additive Principles. The Password Game version proved to be a good teaching resource that allows different possibilities for working on the content. These strategies highlighted a possible path to understanding for students.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Investigação matemática
Princípio multiplicativo
Teoria dos registros de representação semiótica
Mathematics teaching
Mathematical investigation
Multiplicative principle
Theory of registers of semiotic representation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: SILVA JUNIOR, Rinaldo Inácio da. O jogo da senha numérica: uma proposta para o ensino dos princípios multiplicativo e aditivo baseada na teoria dos registros de representação semiótica. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23041
Data de defesa: 6-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)



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