Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23045
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Memória e Patrimônio de São Gonçalo: uma proposta pedagógica de elaboração de um acervo por alunos da Educação Básica |
Título(s) alternativo(s): | Memory and Heritage of São Gonçalo: a pedagogical proposal for the creation of collection by Basic Education students |
Autor: | Reis, Aline Abreu de Sousa ![]() |
Primeiro orientador: | Reznik, Luís |
Primeiro membro da banca: | Fernandes, Rui Aniceto Nascimento |
Segundo membro da banca: | Agostinho, Michele de Barcelos |
Resumo: | Este trabalho nasce dos meus questionamentos em sala de aula referentes ao meu fazer diário como professora. Nele, busca-se refletir sobre as possibilidades e os desafios para uma aprendizagem para além dos muros da escola. Apresento uma alternativa para o padrão de aula tradicional, no qual o conteúdo privilegiado foca em uma história que, por vezes, não se relaciona com o aluno. Ressalto a história local, com destaque para o município de São Gonçalo, enquanto uma ferramenta para o ensino de história, já que ela insere na sala de aula as vivências, ou, aquilo que é próximo ao estudante. A questão da memória e da identidade também é mobilizada durante o trabalho com a história local. A memória sendo compreendida como uma construção e fator constituinte da identidade. A história local associada a educação patrimonial coloca em evidência a produção de um acervo elaborado pelos alunos. Dessa forma, os estudantes se apresentam como sujeitos históricos que participam de forma ativa no processo de construção e desconstrução da memória local. |
Abstract: | This work, born from my questions in the classroom, refers to my daily work as a teacher and seeks to reflect on the possibilities and challenges for learning beyond the school walls. I present an alternative to the traditional class pattern, in which the privileged content is focused on an official history that does not relate to the student. With an emphasis on the municipality of São Gonçalo, Rio de Janeiro (Brazil), such alternative highlights local history as a tool for teaching history by inserting experiences into the classroom with historic and geographic elements that are close to the student. The issue of memory and identity is also mobilized during the work with local history. Memory being understood as a construction and as a constituent factor of identity. Local history associated with heritage education underlines the production of a collection created by students, understood as historical subjects who actively participate in the process of construction and deconstruction of local memory. |
Palavras-chave: | Ensino de História Memória e identidade Patrimônio Acervos e museus História local History teaching Memory and identity Heritage Collections and museums Local history |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | REIS, Aline Abreu de Sousa. Memória e Patrimônio de São Gonçalo: uma proposta pedagógica de elaboração de um acervo por alunos da Educação Básica. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23045 |
Data de defesa: | 7-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo - Aline Abreu de Sousa Reis - 2024.pdf | 809,66 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Aline Abreu de Sousa Reis - 2024.pdf | 265,49 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Dissertação - Aline Abreu de Sousa Reis - 2024 - Completa.pdf | 13,03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.