Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23045
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memória e Patrimônio de São Gonçalo: uma proposta pedagógica de elaboração de um acervo por alunos da Educação Básica
Título(s) alternativo(s): Memory and Heritage of São Gonçalo: a pedagogical proposal for the creation of collection by Basic Education students
Autor: Reis, Aline Abreu de Sousa 
Primeiro orientador: Reznik, Luís
Primeiro membro da banca: Fernandes, Rui Aniceto Nascimento
Segundo membro da banca: Agostinho, Michele de Barcelos
Resumo: Este trabalho nasce dos meus questionamentos em sala de aula referentes ao meu fazer diário como professora. Nele, busca-se refletir sobre as possibilidades e os desafios para uma aprendizagem para além dos muros da escola. Apresento uma alternativa para o padrão de aula tradicional, no qual o conteúdo privilegiado foca em uma história que, por vezes, não se relaciona com o aluno. Ressalto a história local, com destaque para o município de São Gonçalo, enquanto uma ferramenta para o ensino de história, já que ela insere na sala de aula as vivências, ou, aquilo que é próximo ao estudante. A questão da memória e da identidade também é mobilizada durante o trabalho com a história local. A memória sendo compreendida como uma construção e fator constituinte da identidade. A história local associada a educação patrimonial coloca em evidência a produção de um acervo elaborado pelos alunos. Dessa forma, os estudantes se apresentam como sujeitos históricos que participam de forma ativa no processo de construção e desconstrução da memória local.
Abstract: This work, born from my questions in the classroom, refers to my daily work as a teacher and seeks to reflect on the possibilities and challenges for learning beyond the school walls. I present an alternative to the traditional class pattern, in which the privileged content is focused on an official history that does not relate to the student. With an emphasis on the municipality of São Gonçalo, Rio de Janeiro (Brazil), such alternative highlights local history as a tool for teaching history by inserting experiences into the classroom with historic and geographic elements that are close to the student. The issue of memory and identity is also mobilized during the work with local history. Memory being understood as a construction and as a constituent factor of identity. Local history associated with heritage education underlines the production of a collection created by students, understood as historical subjects who actively participate in the process of construction and deconstruction of local memory.
Palavras-chave: Ensino de História
Memória e identidade
Patrimônio
Acervos e museus
História local
History teaching
Memory and identity
Heritage
Collections and museums
Local history
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: REIS, Aline Abreu de Sousa. Memória e Patrimônio de São Gonçalo: uma proposta pedagógica de elaboração de um acervo por alunos da Educação Básica. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23045
Data de defesa: 7-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.