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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23047
Tipo do documento: Dissertação
Título: Urdidura Flutuante: experiência em trama nos processos de criação em arte e educação
Título(s) alternativo(s): Floating warp: experience in weaving in the processes of creation in art and education
Autor: Ferreira, Mateus Alves 
Primeiro orientador: Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Primeiro membro da banca: Pires, Eloiza Gurgel
Segundo membro da banca: Lopes, Ana Tereza Prado
Terceiro membro da banca: Teixeira, Valquíria Prates Pereira
Resumo: Esta pesquisa busca o estudo sobre os fazeres têxteis em produções artísticas, tendo como fio disparador o trabalho autoral “Urdidura Flutuante”, que se trata de um ateliê itinerante em forma de performance educativa realizada em espaços urbanos. O trabalho, experienciado entre os campos da arte e da educação, desde 2017 até os dias atuais, surge a partir da confecção de uma rede de pesca laranja, aqui entendida como “Objeto Afetivo”, termo desenvolvido nesta pesquisa para os objetos que surgem em equivalência ao que a Dr.ᵃ Nise da Silveira definiu como “Afeto catalisador” (2015) nos processos de criação individuais e coletivos em contextos psicoterapêuticos. Ainda nesta dissertação, é traçado um campo de dialogia entre três artistas contemporâneas(os) que também transitam pela produção têxtil, criando uma teia ampliada de conversações (Ribeiro, 2018), prática de uma escrita acadêmica performática de f(r)icção (Lyra, 2020), que transita no lugar entre real/ficcional, agregando uma dimensão poética ao escrito científico. O trabalho articula também outros conceitos e referências teóricas como: a “curiosidade epistemológica” de Paulo Freire (2020); “Pedagogias das encruzilhadas” de Luiz Rufino (2019); os conceitos de “corpo-tela”, “oralitura”, “tempo espiralar”, e “encruzilhadas” nos escritos de Leda Maria Martins (2002, 2021); e os escritos sobre criatividade e processo criativo de Fayga Ostrower (2014). Nesta trama, por camadas de compreensões múltiplas, tem-se, por fim, uma rede tecida à mão, onde cada nó conta como um elo da trama
Abstract: This research explores textile practices in artistic productions, with the focal point being the original work “Urdidura Flutuante” (Floating Warp). This work takes the form of an itinerant workshop as an educational performance carried out in urban spaces. Experienced between the realms of art and education since 2017 up to the present day, it emerges from the creation of an orange fishing net — a tangible “Objeto Afetivo” (Affective Object), a term coined in this research. These objects arise in parallel with what Dr. Nise da Silveira defined as “Afeto Catalisador” (Catalyzing Affect) a (2015) in individual and collective creative processes within psychotherapeutic contexts. Within this dissertation, a web of dialogue is woven among three contemporary artists who also engage in textile production. This expanded network of conversations, as described by Ribeiro (2018), involves a performative academic writing style known as “f(r)cção” (Lyra, 2020). This writing navigates the boundary between reality and fiction, infusing a poetic dimension into scientific discourse. The work also interconnects with other theoretical concepts and references, including Paulo Freire’s “Curiosidade epistemológica” (epistemological curiosity) (2020), Luiz Rufino’s “Pedagogias das Encruzilhadas” (2019), Leda Maria Martins’ writings on “Corpo-tela”, “Oralitura” (Oraliture), “Tempo espiralar” (spiral time), and “encruzilhadas” (2002, 2021), as well as Fayga Ostrower’s exploration of creativity and the creative process (2014)
Palavras-chave: Arte-educação
Performance
Afeto catalisador
Processo criativo
Urdidura flutuante
Arte e educação
Arte moderna - Brasil – Séc. XXI
Criação (Literária, artística etc.)
Performance (Arte)
Art-education
Catalyst affection
Creative process
Floating warp
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: FERREIRA, Mateus Alves. Urdidura Flutuante: Experiência em trama nos processos de criação em arte e educação. 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado em Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23047
Data de defesa: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



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