Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23048
Tipo do documento: Tese
Título: A galinha d’Angola nasce: corpOralidade e agência poétnica e estétnico-espiritual de uma artista
Título(s) alternativo(s): NACE LA GALLINA DE ANGOLA: CorpOralidad y agencia poétnica y estétnico-espiritual de un artista
Ẹtù is born: CorpOrality and poethnic and aesthethnic-spiritual agency of an artist
Autor: Silva, Tatiana Henrique 
Primeiro orientador: Silva, Denise Espírito Santo da
Primeiro membro da banca: Nogueira, Sidnei Barreto
Segundo membro da banca: Oliveira, Ágatha Silvia Nogueira e
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Alves
Quarto membro da banca: Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Resumo: O estudo elabora categorias filosóficas para o conceito Artes da Presença, a partir da pluriversalidade dos saberes africanos e africanodiaspóricos, traçando uma perspectiva de ancestralidade cênica desde as aparições rituais das máscaras até as práticas de terreiro, compreendendo como isto irradia em experiências cênico-rituais e espetáculos criados pela autora, apontando os mistérios da criação e da recepção e da retroalimentação artística e suas afluências em uma proposição de artes cênicas e educação africanorreferenciada. Tais experiências são oservadas como epistèmís, isto é, epistemes pretas, propondo Presença como fluxo vibracional entre as esferas emocionabilidade, racionalidade e espiritualidade, estruturadoras de uma ritualidade cotidiana da Vida e da Existência, em suas dimensões tantas – corpos tantos, vibráteis, palpáveis e cósmicos –, constituindo as relações entre o que chamamos de Oralidade e CorpOralidade, e alimentando autonomia de criadores negros na construção de imaginários e imagens cênicas, isto é, legitimar poétnicas e estétnicas que atendam a uma agência coletiva preta
Abstract: The study elaborates philosophical categories for the Arts of Presence concept, based on the pluriversality of African and African-diasporic knowledge, tracing a perspective of scenic ancestry from the ritual appearances of masks to terreiro practices, understanding how this radiates into scenic-ritual experiences and shows created by the author, pointing out the mysteries of creation and reception and artistic feedback and their influences in a proposition of performing arts and African-referenced education. Such experiences are observed as epistèmís, that is, Black epistemes, proposing Presence as a vibrational flow between the spheres of emotionality, rationality and spirituality, structuring a daily ritual of Life and Existence, in its many dimensions – many bodies, vibrating, palpable and cosmic –, constituting the relationships between what we call Orality and CorpOrality, and nurturing the autonomy of black creators in the construction of imaginaries and scenic images, that is, legitimizing poetics and aesthetics that serve a Black collective agency
El estudio elabora categorías filosóficas para el concepto de Artes de Presencia, basadas en la pluriversalidad del conocimiento africano y afro-diaspórico, trazando una perspectiva de ascendencia escénica desde las apariciones rituales de máscaras hasta las prácticas de terreiro, entendiendo cómo ésta se irradia en experiencias escénicas-rituales y espectáculos creados por el autor, señalando los misterios de la creación y la recepción y la retroalimentación artística y sus influencias en una propuesta de artes escénicas y educación con referencia africana. Tales experiencias se observan como epistèmís, es decir, epistemes negras, proponiendo la Presencia como un flujo vibratorio entre las esferas de la emocionalidad, la racionalidad y la espiritualidad, estructurando un ritual cotidiano de Vida y Existencia, en sus múltiples dimensiones – muchos cuerpos, vibrantes, palpables y cósmico–, constituyendo las relaciones entre lo que llamamos Oralidad y Corporalidad, y nutriendo la autonomía de los creadores negros en la construcción de imaginarios e imágenes escénicas, es decir, legitimando poéticas y estéticas al servicio de una agencia colectiva negra
Palavras-chave: Artes de la presencia
CorpOralidad
arts of presence
African masks
CorpOrality
Artes da presença
Máscaras africanas
CorpOralidade
Epistemís
Arte africana
Corpo como suporte da arte - História
Negros na arte
Artistas negros
Teoria do conhecimento
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SILVA, Tatiana Henrique. A GALINHA D’ANGOLA NASCE: CorpOralidade e agência poétnica e estétnico-espiritual de uma artista. 2024. 278 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23048
Data de defesa: 19-Abr-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.