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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os verbos modais poder, ter que e dever na aquisição do português brasileiro: dados longitudinais e experimentais
Título(s) alternativo(s): Modal verbs poder, ter que and dever on the acquisition of Brazilian Portuguese: analysis of longitudinal and experimental test
Autor: Farias, Thamiris Santos Halasz de 
Primeiro orientador: Augusto, Marina Rosa Ana
Primeiro membro da banca: Martins, Adriana Leitão
Segundo membro da banca: Lima, Ricardo Joseh
Resumo: Esta dissertação realiza uma investigação a respeito do uso dos verbos modais poder, ter que e dever na aquisição do Português Brasileiro (PB), tendo como objetivo geral verificar o momento em que a criança utiliza cada um desses verbos e quais são as suas possíveis interpretações. Adota-se o arcabouço teórico da Teoria Gerativa, desenvolvida por Noam Chomsky (1959 e subsequentes), que segue uma perspectiva inatista na aquisição da linguagem. O foco principal deste estudo é a aquisição do conhecimento implícito da linguagem pelos falantes, uma questão clássica dentro desse arcabouço. A perspectiva formal é adotada, aproximando a modalidade à lógica antiga, vinculando-a aos conceitos de "possível" e "necessário". Para Gomes e Mendes (2018), as sentenças modalizadas comunicam informações sobre estados de coisas que poderiam ou deveriam existir, formalmente capturadas por meio de mundos possíveis. Ao explorar os verbos modais no contexto do PB, a análise de Kratzer (1991, 2012) tem sido aplicada para avaliar a complexidade da modalidade. Além disso, apresenta-se uma análise dos modais de acordo com a interface sintaxe-semântica, interpretando a proposta de Kratzer por Hacquard (2006) a partir da estrutura sintática defendida por Cinque (1999, 2006), que propõe diferentes nós para as modalidades epistêmicas e de raiz, estabelecendo uma conexão entre o acesso à informação contextual em momentos distintos da derivação sintática. Para a coleta de dados, adota-se um estudo longitudinal com uma criança acompanhada dos 1;11 aos 5;0 anos, averiguando quando e em que contextos são usados os verbos modais poder, ter que e dever, além de um estudo experimental com crianças de 6-7 anos, tendo por objetivo verificar se elas têm preferências semelhantes aos adultos no uso de ter que e dever para leitura de raiz (que diz respeito à permissão, obrigação, necessidade, desejo e condição em função de fatores inerentes ao indivíduo) e epistêmica (que indica possibilidade e necessidade com base em evidências) baseando-se em Pessotto (2015), que encontrou uma preferência acentuada de dever para a leitura epistêmica em um estudo com adultos. No que diz respeito à aquisição de verbos modais em crianças no PB, temos como referência o trabalho de Lunguinho (2014), que conduziu a primeira pesquisa formal sobre a aquisição de modais no PB, indicando que há um padrão na aquisição, comparado a outras línguas, no que se refere ao aparecimento de dados modais de raiz preceder aos modais epistêmicos. A partir de análises dos nossos dados, confirmam-se os achados de Lunguinho (2014) em grande medida. Em relação ao teste experimental aplicado em crianças de 6-7 anos somado a um grupo controle de adultos, observou-se que os adultos apresentam comportamentos distintos nos contextos epistêmico e de raiz, como já evidenciado por Pessotto (2015): a preferência por dever no contexto epistêmico é evidente, enquanto no contexto de raiz, há um uso maior do modal ter que, embora em proporções não tão altas. Já as crianças não mostram comportamento distinto entre os contextos, embora o percentual de uso de dever no contexto epistêmico seja um pouco mais alto do que o uso de ter que no contexto de raiz, o que indicaria uma tendência na direção dos adultos, embora ainda não estatisticamente significativa, o que parece sugerir que a força modal mais fraca de dever ainda não está totalmente adquirida
Abstract: This dissertation performs an investigation regarding the use of the modal verbs poder, ter que and dever in the acquisition of Brazilian Portuguese, having the general goal of verifying the moment in which the child uses each one of these verbs and which are their possible interpretations. The theoretical framework of “Generative Grammar”, developed by Noam Chomsky (1959 and subsequent), that follows an innatist perspective on the acquisition of language, is adopted. The main focus of this study is the acquisition of language’s implicit knowledge by speakers, a classical question for this framework. For modality, a formal perspective is adopted, approximating it to the old logic, through the concepts of “possible” and “necessary”. To Gomes and Mendes (2018), modalized sentences communicate information about the state of things that could or should exist, formally captured through possible worlds. By exploring the modal verbs in the context of Brazilian Portuguese (BP), Kratzer’s analysis (1991, 2012) has been applied to evaluate the complexity of modality. Besides, we will present an analysis of modals according to the syntax-semantics interface, interpreting Kratzer’s proposal by Hacquard (2006) from the syntactic structure defended by Cinque (1999), who proposes different heads to the epistemic and root modalities, establishing a connection for the access to contextual information in distinct moments of the syntactic derivation. Therefore, in this research, a longitudinal study is adopted with a child accompanied by the age of 1;11 to 5;0 years, investigating when and in which contexts the modal verbs poder, ter que and dever are used, as well as an experimental study with 6-7 year-olds, with the goal of verifying if they have similar preferences as adults do for the use of ter que and dever for root interpretation (which concerns permission, obligation, necessity, desire and condition in regards to the individual’s inherent factors) and epistemic interpretation (which indicates possibility and necessity with evidence base), compared to Pessotto (2015), who found a striking preference of dever for the epistemic interpretation in a study with adults. Regarding the acquisition of modal verbs by children in BP, we have as reference the work of Lunguinho (2014), who conducted the first formal research about the acquisition of modals in BP, indicating that there is a pattern of development, compared to other languages, in respect to the appearance of root modal data preceding the epistemic modals. Our data confirms Lunguinho’s findings (2014) largely. Regarding the experimental test applied to 6–7-year-old children and a control group of adults, it was observed that adults present distinct behaviors in the epistemic and root contexts, as previously evidenced by Pessotto (2015): the preference for dever in the epistemic context is evident, whereas in the root context, there is a larger use of ter que, but not in so high proportions. As for the children, they did not show a distinct behavior between contexts, even though the percentage of dever in the epistemic context was a little higher than the use of ter que in the root context, which would indicate a tendency towards the adult’s direction, although not with statistical significance yet, suggesting that the weaker force of dever is still not fully acquired
Palavras-chave: Verbos modais
Dados longitudinais
Estudo experimental
Aquisição da linguagem
Língua portuguesa – Verbos
Modalidade (Linguística)
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Modal verbs
Analysis of longitudinal
Experimental test
Acquisition of language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FARIAS, Thamiris Santos Halasz de. Os verbos modais poder, ter que e dever na aquisição do português brasileiro: dados longitudinais e experimentais. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23049
Data de defesa: 1-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



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