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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23054
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Níveis de letramento em leitura: um estudo do desenvolvimento da competência leitora de ingressantes do Curso Normal |
Título(s) alternativo(s): | Levels of literacy in reading: a study of the development of reading competence in the Normal Course newcomers |
Autor: | Silva, Glaucia Peçanha Alves da ![]() |
Primeiro orientador: | Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo |
Primeiro membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Segundo membro da banca: | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
Resumo: | Os resultados das avaliações de larga escala têm evidenciado as dificuldades que os alunos brasileiros apresentam quanto à sua competência leitora, pois a proficiência em leitura desses alunos está muito aquém da que se espera para o nível de escolaridade que se encontram. Em contrapartida, é sabido que há um grande e importante avanço nas teorias linguísticas e que a leitura tem sido o cerne de várias discussões e de várias pesquisas nos últimos anos. Assim sendo, a pergunta crucial é: por que ainda há tanta dificuldade em relação ao ensino e à aprendizagem de leitura? Diante desse contexto, este estudo visa a analisar o desenvolvimento da competência leitora de alunos ingressantes no Curso Normal de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro. Buscou-se descrever os níveis de letramento em leitura desses alunos, por meio de atividades aplicadas, antes, durante e depois da execução da proposta de intervenção mediada pela atuação docente. Partiu-se das seguintes hipóteses: (i) os alunos não foram estimulados a desenvolver o gosto pela leitura; (ii) em prática, no chão da escola, há um trabalho restrito à decodificação e à localização de informações no texto; (iii) os alunos ingressam no Curso Normal com o nível baixo de proficiência em leitura; (iv) as estratégias de leitura não são ensinadas e os níveis de letramento em leitura não são desenvolvidos; e (v) a análise e a avaliação da competência leitora são mais eficazes quando se enfoca o processo e não somente os resultados das avaliações escolares. A pesquisa baseia-se na teoria sociocognitivista (KOCH; CUNHA-LIMA, 2011). Está fundamentada, também, nos pressupostos teóricos de Solé (1998), de Tedesco (2012; 2020), de Cosson (2021); entre outros. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os resultados das análises comprovaram as hipóteses desta pesquisa. Constatou-se, no recorte analisado, que muitos alunos não foram estimulados a ler durante a infância e, também, que a escola, na figura do professor, é a principal promotora da leitura literária. Os dados revelaram que o ensino das estratégias de leitura possibilita aos discentes desenvolverem sua capacidade leitora, pois os alunos participantes ingressaram no curso com um nível baixo de letramento em leitura, mas, após a proposta de intervenção mediada pela atuação docente, desenvolveram sua capacidade leitora passando do nível 2 para o nível 4. Portanto, a escola precisa desenvolver um trabalho com a leitura, visando à instrumentalização do aluno para que ele consiga ler, de fato. É fundamental que as aulas sejam planejadas com base nas habilidades de leitura, pensando-se nos níveis de letramento. É preciso que se ensinem as estratégias de leitura, por conseguinte, é urgente o investimento na Educação, de modo geral, e, mais especificamente, na formação, na atuação e na atualização do professor. Sem isso, torna-se difícil para a escola formar leitores proficientes |
Abstract: | The results of large-scale assessments have highlighted the difficulties that Brazilian students face in terms of their reading competence, as their reading proficiency is far below what is expected for their level of schooling. On the other hand, it is known that there has been a great and important advancement in linguistic theories and that reading has been at the center of several discussions and research in recent years. Therefore, the crucial question is: why is there still so much difficulty in relation to teaching and learning reading? In this context, this study aims to analyze the development of the reading competence of students entering the Normal Course at a public state school in Rio de Janeiro. The goal was to describe the levels of literacy in reading of these students, through activities applied before, during, and after the implementation of the intervention proposal mediated by the teacher's actions. The following hypotheses were made: (i) the students were not encouraged to develop a love for reading; (ii) in practice, at the school, there is a focus on decoding and locating information in the text; (iii) the students enter the Normal Course with a low level of reading proficiency; (iv) reading strategies are not taught and levels of literacy in reading are not developed; and (v) the analysis and evaluation of reading competence are more effective when the focus is on the process and not just the results of school assessments. The research is based on the sociocognitive theory (KOCH; CUNHA-LIMA, 2011). It is also grounded on the theoretical assumptions of Solé (1998), Tedesco (2012; 2020), Cosson (2021); among others. Methodologically, a qualitative action research was conducted. The results of the analyses confirmed the hypotheses of this research. It was found, in the analyzed sample, that many students were not encouraged to read during childhood, and that the school, through the teacher, is the main promoter of literary reading. The data revealed that teaching reading strategies enables students to develop their reading capacity, as the participating students entered the course with a low level of literacy in reading, but after the intervention proposal mediated by the teacher's actions, they developed their reading capacity, moving from level 2 to level 4. Therefore, the school needs to develop a reading program, aiming to equip the student so that they can actually read. It is essential that classes are planned based on reading skills, considering the levels of literacy. It is necessary to teach reading strategies, therefore, it is urgent to invest in the training, performance, and updating of teachers. Without this, it becomes difficult for the school to form proficient readers |
Palavras-chave: | Curso de formação de professores Estratégias de leitura Leitura de textos literários Níveis de letramento em leitura Leitura – Estudo e ensino Língua portuguesa – Estudo e ensino Professores – Formação Livros e leitura – Aspectos sociológicos Incentivo à leitura Teacher education course Reading strategies Literary text reading Levels of literacy in reading |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Glaucia Peçanha Alves da. Níveis de letramento em leitura: um estudo do desenvolvimento da competência leitora de ingressantes do Curso Normal. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23054 |
Data de defesa: | 12-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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