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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os modos de utilização das tecnologias pela SME-RJ no âmbito das ações voltadas para a alfabetização
Título(s) alternativo(s): The ways in which technologies are used by the SMERJ in the context of actions aimed at literacy
Autor: Rocha, Fabienne Valença da 
Primeiro orientador: Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral
Primeiro membro da banca: Maneschy, Patrícia
Segundo membro da banca: Santos, Sônia Regina M. dos
Resumo: A partir da COVID 19 entre os anos de 2020 e 2022, a prática educativa, especialmente no Brasil, se viu desafiada a encontrar modos de garantir aos alunos acesso às aprendizagens, e aos professores, orientações que viabilizassem essas aprendizagens (Cunha; Silva; Silva, 2020). Diante da necessidade de mudanças que atendessem à demanda da pandemia, os usos das ferramentas/recursos de comunicação/tecnológicas como recursos pedagógicos se mostraram promissores no campo da educação (Kenski, 2012). Especificamente, as secretarias de educação de todo país, a partir dessa inesperada demanda, tiveram que buscar alternativas de ação a curto prazo. A alternativa mais imediata que se mostrou viável, naquele momento, foi a utilização do modelo de ensino remoto (Colello, 1999). Neste contexto, encontram-se situações particulares de Secretarias de Educação, como a SME do Rio de Janeiro, que fez uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico. Assim, considerando esse cenário, este trabalho tem por objetivo investigar de que maneira a SME-RJ se apropriou das novas tecnologias para atender às demandas educacionais no período pandêmico, especificamente, relacionadas à proposição do ensino remoto, mapeando as ações de planejamento, operacionalização e uso dos recursos tecnológicos como recurso pedagógico, voltadas para a alfabetização. Em termos metodológicos, adota-se uma perspectiva qualitativa da pesquisa, inspirada nas contribuições de Creswell (2014) e nos princípios da pesquisa participante (Gil, 2007). As categorias propostas para organização da revisão teórica e da produção dos dados, alinham-se aos objetivos e se constituem na descrição das estruturas das reuniões, do conteúdo das reuniões, dos participantes das reuniões e a descrição dos processos vivenciados pela equipe CAV/GEA. Como instrumentos para a produção dos dados, foram usadas a observação, as entrevistas com os atores que compunham a equipe acompanhada. Quanto aos resultados, esses indicam que a SME/RJ, em termos de organização, teve como foco no período pandêmico a busca pela manutenção dos estudantes em contato com a escola e com as aprendizagens. Para isso, utilizou-se estratégias que articulassem a expansão do uso das tecnologias no canal MultiRio. Dentre essas, o uso do quizz se mostrou promissor. É possível afirmar, portanto, que o uso das tecnologias no período pandêmico pela SME/RJ garantiu a manutenção das aprendizagens e a interação entre as famílias, os estudantes e a instituição Escola
Abstract: With the challenge of COVID-19 between 2020 and 2022, educational practice, especially in Brazil, has been challenged to find ways to ensure that students have access to learning, and that teachers have guidance to enable this learning (CUNHA; SILVA; SILVA, 2020). Faced with the need for changes to meet the demands of the pandemic, the use of communication/technological tools/resources as pedagogical resources has proved promising in the field of education (KENSKI, 2012). Specifically, education departments across the country, faced with this unexpected demand, had to look for short-term alternatives. The most immediate alternative that proved viable at the time was the use of the remote teaching model (COLELLO, 1999). In this context, there are particular situations in Education Departments, such as the SME in Rio de Janeiro, which has made use of digital technologies as a teaching resource. Thus, considering this scenario, this paper aims to investigate how the SME-RJ appropriated new technologies to meet educational demands in the pandemic period, specifically related to the proposal of remote teaching, mapping the actions of planning, operationalization and use of technological resources as a pedagogical resource, focused on literacy. In methodological terms, a qualitative research perspective was adopted, inspired by the contributions of Creswell (2014) and the principles of participant research (GIL, 2007). The categories proposed for organizing the theoretical review and the production of the data are in line with the objectives and consist of describing the structures of the meetings, the content of the meetings, the participants in the meetings and the description of the processes experienced by the CAV/GEA team. The instruments used to produce the data were observation and interviews with the actors who made up the team being monitored. The results indicate that the SME/RJ, in terms of organization, focused on keeping students in touch with school and learning during the pandemic. To do this, it used strategies to expand the use of technologies on the Multi Rio channel. Among these, the use of quizzes proved promising. It can therefore be said that the use of technology during the pandemic by the SME/RJ ensured that learning was maintained and that families, students and the school interacted.
Palavras-chave: Digital technologies
Technological tools
Pedagogical resource
Ensuring and maintaining learning
Tecnologias digitais
Ferramentas tecnológicas
Recurso pedagógico
Garantia e manutenção da aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ROCHA, Fabienne Valença da. Os modos de utilização das tecnologias pela SME-RJ no âmbito das ações voltadas para a alfabetização. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23057
Data de defesa: 10-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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