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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23062
Tipo do documento: Dissertação
Título: Infância sequestrada
Título(s) alternativo(s): Kidnapped childhood
Autor: Melo, Hugo Leonardo Silva de 
Primeiro orientador: Guerreiro, Alexandre Silva
Primeiro membro da banca: Mello, Ana Luiza Gonçalves Dias
Segundo membro da banca: Baptista, Luis Antonio dos Santos
Terceiro membro da banca: Bampi, Maria Luisa Furlin
Quarto membro da banca: Dias, Rosimeri de Oliveira
Resumo: A Educação Infantil é privilegiada para pensarmos os processos de subjetivação e de invenção de mundos. Esta dissertação problematiza de que forma as crianças são sequestradas da sua infância, sendo educadas dentro de uma lógica de modelagem e aprisionamento de seus corpos. Uma educação que ignora o devir-criança, que frustra e limita a criatividade, promovendo a docilização dos seus corpos. A escola é um ambiente propício para a emancipação humana, mas, ao contrário, também pode ser usada como meio para que esses sequestros aconteçam. Frente a isso, com uma proposta de formação inventiva, é importante refletir sobre como o docente pode (re)inventar suas práticas e intervir num processo de (des)educação na Educação Infantil, que siga pelas brechas, fugindo daquilo que a sociedade impõe, mesmo sabendo que há de confrontar-se com certas engrenagens que emergem dos dispositivos de controle sobre as crianças. Como metodologia, utilizaremos os remendos cartográficos de um professor de Educação Infantil, que inclui memórias de sua infância e retalhos outros de sua vivência na prática de sala de aula, bem como diálogos com intercessores que se unem a este tecimento. A proposta é constituir uma colcha feita por muitas mãos, um emaranhado ético, estético e político, tecendo com os retalhos de autores como Schérer, Cruz, Abramowicz, Foucault, Rolnik, dentre outros que discutem caminhos possíveis para uma infância libertária.
Abstract: Early childhood education is a privileged place to think about the processes of subjectivation and the invention of worlds. This dissertation discusses how children are kidnapped from their childhood and educated within a logic of modeling and imprisoning their bodies. An education that ignores the becoming-child, which frustrates and limits creativity, promoting the docilization of their bodies. School is a favorable environment for human emancipation, but on the contrary, it can also be used as a means for these kidnappings to take place. Faced with this, with a proposal for inventive training, it is important to reflect on how teachers can (re)invent their practices and intervene in a process of (de)education in Early Childhood Education, which goes through the gaps, escaping from what society imposes, even knowing that they will have to confront certain gears that emerge from the control devices over children. As a methodology, we will use the cartographic patches of an Early Childhood Education teacher, which include memories of his childhood and other patches from his classroom practice, as well as dialogues with intercessors who join in this weaving. The proposal is to create a quilt made by many hands, an ethical, aesthetic and political tangle, weaving with the patchwork of authors such as Cruz, Abramowicz and Schérer, Foucault, Rolnik, among others who discuss possible paths for a liberating childhood.
Palavras-chave: Infância sequestrada
Devir-criança
Formação inventiva
(Des)educação
Kidnapped childhood
Becoming-child
Inventive training
Child (mis)education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MELO, Hugo Leonardo Silva de. Infância sequestrada. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23062
Data de defesa: 13-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



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