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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23062
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Infância sequestrada |
Título(s) alternativo(s): | Kidnapped childhood |
Autor: | Melo, Hugo Leonardo Silva de ![]() |
Primeiro orientador: | Guerreiro, Alexandre Silva |
Primeiro membro da banca: | Mello, Ana Luiza Gonçalves Dias |
Segundo membro da banca: | Baptista, Luis Antonio dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Bampi, Maria Luisa Furlin |
Quarto membro da banca: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Resumo: | A Educação Infantil é privilegiada para pensarmos os processos de subjetivação e de invenção de mundos. Esta dissertação problematiza de que forma as crianças são sequestradas da sua infância, sendo educadas dentro de uma lógica de modelagem e aprisionamento de seus corpos. Uma educação que ignora o devir-criança, que frustra e limita a criatividade, promovendo a docilização dos seus corpos. A escola é um ambiente propício para a emancipação humana, mas, ao contrário, também pode ser usada como meio para que esses sequestros aconteçam. Frente a isso, com uma proposta de formação inventiva, é importante refletir sobre como o docente pode (re)inventar suas práticas e intervir num processo de (des)educação na Educação Infantil, que siga pelas brechas, fugindo daquilo que a sociedade impõe, mesmo sabendo que há de confrontar-se com certas engrenagens que emergem dos dispositivos de controle sobre as crianças. Como metodologia, utilizaremos os remendos cartográficos de um professor de Educação Infantil, que inclui memórias de sua infância e retalhos outros de sua vivência na prática de sala de aula, bem como diálogos com intercessores que se unem a este tecimento. A proposta é constituir uma colcha feita por muitas mãos, um emaranhado ético, estético e político, tecendo com os retalhos de autores como Schérer, Cruz, Abramowicz, Foucault, Rolnik, dentre outros que discutem caminhos possíveis para uma infância libertária. |
Abstract: | Early childhood education is a privileged place to think about the processes of subjectivation and the invention of worlds. This dissertation discusses how children are kidnapped from their childhood and educated within a logic of modeling and imprisoning their bodies. An education that ignores the becoming-child, which frustrates and limits creativity, promoting the docilization of their bodies. School is a favorable environment for human emancipation, but on the contrary, it can also be used as a means for these kidnappings to take place. Faced with this, with a proposal for inventive training, it is important to reflect on how teachers can (re)invent their practices and intervene in a process of (de)education in Early Childhood Education, which goes through the gaps, escaping from what society imposes, even knowing that they will have to confront certain gears that emerge from the control devices over children. As a methodology, we will use the cartographic patches of an Early Childhood Education teacher, which include memories of his childhood and other patches from his classroom practice, as well as dialogues with intercessors who join in this weaving. The proposal is to create a quilt made by many hands, an ethical, aesthetic and political tangle, weaving with the patchwork of authors such as Cruz, Abramowicz and Schérer, Foucault, Rolnik, among others who discuss possible paths for a liberating childhood. |
Palavras-chave: | Infância sequestrada Devir-criança Formação inventiva (Des)educação Kidnapped childhood Becoming-child Inventive training Child (mis)education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | MELO, Hugo Leonardo Silva de. Infância sequestrada. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23062 |
Data de defesa: | 13-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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