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Tipo do documento: Dissertação
Título: A arquitetura da roda de conversa em aulas de língua portuguesa sobre questões ambientais: contribuições da análise da conversa etnometodológica
Título(s) alternativo(s): The architecture of the conversation circle in portuguese language classes on environmental issues: contributions from the analysis of ethnomethodological conversation
Autor: Farias, Clíssia Rodrigues Santos 
Primeiro orientador: Abritta, Carolina Scali
Primeiro membro da banca: Coelho, Victoria Wilson da Costa
Segundo membro da banca: Sampaio, Thais Fernandes
Resumo: Com o objetivo de investigar, na fala-em-interação, as estruturas de participação presentes nas rodas de conversa, esta dissertação apoia-se, fundamentalmente, na perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica (SCHEGLOFF; JEFFERSON; SACKS, 1977) e a metodologia adotada é de natureza qualitativa e interpretativista (HAGUETTE, 2003), inspirada no caráter etnográfico (ANDRÉ, 2012). Buscamos responder duas questões fundamentais: “como a análise da conversa foi utilizada como categoria analítica nas interações estabelecidas” e “que características da arquitetura da conversa em sala de aula podem ser vistas como reveladoras de um tipo de atividade específico, qual seja a roda de conversa institucional em sala de aula.”. Para tanto, procuramos analisar excertos retirados das transcrições das duas rodas de conversas realizadas, a partir de um olhar direcionado aos mecanismos interacionais utilizados pelos interagentes nas rodas de conversa. As aulas do projeto de intervenção foram desenvolvidas em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal, localizada em Niterói, no Rio de Janeiro. As atividades envolveram o tema educação ambiental com um plano de trabalho pedagógico que consistiu em oito atividades com duas rodas de conversa. Considerou-se este contexto escolar específico para a observação das falas espontâneas e orientadas pela educadora para uma meta-fim. A análise dos dados evidenciou a importância da mediação do educador, bem como ficou evidente a construção em conjunto dos falantes tendo o revozeamento como propulsor da participação mais igualitária e crítica por parte dos educandos, de modo espontâneo (CLARK, 2000 [1996]), ainda que houvesse frequentes sobreposições de vozes (SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 2003). Por fim, compreendeu-se que as propostas com rodas de conversa promoveram a reflexão entre os educandos e educadora, para além dos métodos que apresentam a centralização apenas na figura do professor, levando-os a uma apropriação do conhecimento de forma mais crítica mediada pelo educador. Como produto da dissertação, foram elaborados dois Cadernos Pedagógicos, para docente e discente respectivamente, seguindo as etapas da intervenção realizada, com o intuito de proporcionar a outros as discussões e experiências acerca das questões ambientais em suas salas de aula. Destaca-se também nos objetivos desta pesquisa, a valorização da figura do professor, uma vez que não há protagonismo do discente sem o protagonismo do docente.
Abstract: Aiming at investigating, during speech-interaction, the structures of participation presented in conversation circles, this dissertation supports itself, fundamentally based on the perspective of Ethnomethodological Conversation Analysis (SCHEGLOFF; JEFFERSON; SACKS, 1977) and the methodology adopted of a qualitative and interpretive nature (HAGUETTE, 2003), inspired by the ethnographic character (ANDRÉ, 2012). We seek to answer two fundamental questions: “how conversation analysis was used as an analytical category in established interactions” and “what characteristics of the architecture of classroom conversation can be seen as revealing a specific type of activity, namely the institutional conversation circle in the classroom.”. To this end, we sought to analyze excerpts taken from the transcriptions of the two conversation circles held, from a perspective focused on the interactional mechanisms used by the participants in the conversation circles. The intervention project classes were developed in a first-year elementary school class at a municipal public school, located in Niterói in Rio de Janeiro. The activities involved the theme Environmental Education with a pedagogical work plan that consisted of eight activities with two conversation circles. This specific school context was considered for the observation of spontaneous speeches guided by the educator towards a goal. The data analysis highlighted the importance of the educator's mediation, as well as the joint construction of the speakers with revoicing as a driver of more egalitarian and critical participation on the part of the students, spontaneously (CLARK, 2000 [1996]), even though there were frequent overlaps of voices (SACKS, SCHEGLOFF and JEFFERSON, 2003). Finally, it was understood that the proposals with conversation circles promoted reflection between the students and the educator, in addition to the methods that centralize only the figure of the teacher, leading them to an appropriation of knowledge in a more critical way mediated by the educator. As a product of the dissertation, two Pedagogical Notebooks were prepared, for teachers and students respectively, following the steps of the intervention carried out, with the aim of providing others with discussions and experiences about environmental issues in their classrooms. The objectives of this research also highlight the valorization of the role of the teacher, since there is no protagonism for the student without the protagonism of the teacher.
Palavras-chave: Conversation circle
Teacher/student protagonism
Environmental education
Talk-in-interaction
Revoice
Roda de conversa
Protagonismo docente/discente
Educação ambiental
Fala-em-interação
Revozeamento
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: FARIAS, Clíssia Rodrigues Santos. A arquitetura da roda de conversa em aulas de língua portuguesa sobre questões ambientais: contribuições da análise da conversa etnometodológica. 2023. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23064
Data de defesa: 26-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)



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