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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23065
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Mandalas narrativas: uma proposta de dialogar com as experiências formadoras docentes |
Título(s) alternativo(s): | Narrative mandalas: a proposal to dialogue with teacher educational experiences |
Autor: | Quintanilha, Clarissa Moura ![]() |
Primeiro orientador: | Fontoura, Helena Amaral da |
Primeiro membro da banca: | Lima, Alexandra Garcia Ferreira |
Segundo membro da banca: | Berkenbrock-Rosito, Margaréte May |
Terceiro membro da banca: | Linhares, Martha Maria Prata |
Quarto membro da banca: | Nogueira, Monique Andries |
Resumo: | A teia que sustentou esta pesquisa foi a busca de sentidos sobre as experiências formadoras docentes, por meio das oficinas reflexivas com mandalas narrativas. Traçamos como objetivo identificar experiências formadoras através das mandalas produzidas pelos docentes, das escritas e do compartilhamento das memórias, em oficinas realizadas de forma remota em agosto de 2020 e março de 2023, além dos possíveis impactos no campo da formação de professores. No cenário atual, narrar com as mandalas com o intuito de dinamizar um diálogo que integre as dimensões sensível, afetiva, intuitiva e consciencial do professor é recurso formativo ainda pouco explorado. Nesse sentido, no escopo da pesquisa qualitativa, nossa proposta teórico-metodológica contou com os subsídios da pesquisa narrativa ancorada em Marie-Christine Josso e Delory-Momberger; com o estudo sobre a formação de professores de Antônio Nóvoa, Bernadete Gatti, Cristopher Day e Paulo Freire; com a teoria da complexidade em diálogo com Edgar Morin; com as mandalas e as contribuições de Carl Gustav Jung; e com a tematização de Fontoura para dialogar com as narrativas docentes. Identificamos experiências potentes para o campo da formação de professores, permeadas pelo corpo sensível, pela importância da ecoformação, autoformação e heterofomação na gênese humana, pelo processo identitário docente, que é fluido, tecido em uma teia complexa singular e plural. Refletir sobre essas experiências sublinhou marcas individuais e coletivas no processo formativo docente; essa dimensão se fez presente e evidente, o que corroborou para nossa posição de contextualizar as experiências formadoras nas situações em que elas aconteceram. Narrar com arte apresentou uma possibilidade criativa, sensível, amorosa, acolhedora; estimulou a imaginação, a criatividade, o pensamento crítico dos docentes; trouxe sentidos e tornou visíveis experiências formadoras docentes, podendo se configurar como um dispositivo potente de formação de professoras e professores. |
Abstract: | The web that supported this research was the search for meanings about teacher formative experiences through reflective workshops with narrative mandalas. We set out as a goal to identify formative experiences through the mandalas produced by the teachers, the writings and the sharing of memories, in workshops held remotely in August 2020 and March 2023, in addition to the possible impacts on the field of teacher education. In the current scenario, narrating with mandalas in order to streamline a dialogue that integrates the sensitive, affective, intuitive and consciential dimensions of the teacher is an underexplored formative resource. In this sense, within the scope of qualitative research, our theoretical-methodological proposal relied on narrative research anchored in Marie-Christine Josso and Delory-Momberger; with the study on teacher education by Antônio Nóvoa, Bernadete Gatti Cristopher Day, and Paulo Freire; with the theory of complexity in dialogue with Edgar Morin; with the mandalas and contributions of Carl Gustav Jung; and with the thematization of Fontoura to dialogue with the teaching narratives. We identified potent experiences for the field of teacher education, permeated by the sensitive body, the importance of eco-formation, self-formation and hetero-formation in human genesis, by the teaching identity process, which is fluid, woven into a complex web that is singular and plural. Reflecting on these experiences highlighted individual and collective marks in the teacher education process; this dimension was present and evident, corroborating our position of contextualizing the formative experiences in the situations in which they took place. Narrating with art presented a creative, sensitive, loving, welcoming possibility, stimulating the imagination, creativity, critical thinking of teachers, it brought meanings and made teacher formative experiences visible, and could be configured as a powerful device for teacher education. |
Palavras-chave: | Formative experiences Teaching narratives Mandalas Teacher education Experiências formadoras Narrativas docentes Mandalas Formação de professores |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | QUINTANILHA, Clarissa Moura. Mandalas narrativas: uma proposta de dialogar com as experiências formadoras docentes. 2023. 188 f. Tese (Doutorado em Educação -Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23065 |
Data de defesa: | 18-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Clarissa Moura Quintanilha - 2023 - Completa.pdf | Documento principal | 5,78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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