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Tipo do documento: Dissertação
Título: A estrutura e a gestão conversacional do debate regrado: discutindo a educação e o exercício da cidadania na relação do aluno com o patrimônio público da escola
Título(s) alternativo(s): La estructura y gestión conversacional del debate reglado: discutiendo la educación y el ejercicio de la ciudadanía en la relación del alumno con el patrimonio público de la escuela
Autor: Silva, Cristina da Costa 
Primeiro orientador: Abritta, Carolina Scali
Primeiro membro da banca: Weiss, Denise Barros
Segundo membro da banca: Coelho, Victoria Wilson da Costa
Resumo: Com o objetivo de descrever a estrutura organizacional da interação desenvolvida no debate regrado em sala de aula de Leitura e Produção Textual, utilizando as premissas da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974), esta dissertação busca analisar o revozeamento (O‟CONNOR E MICHAELS, 1996) como sequência preferida, a estrutura de participação (SHULTZ, FLORIO E ERICKSON, 1982) e o uso de micronarrativas como suporte da argumentação (MULLER E VIEIRA, 2020) no debate em sala de aula. A metodologia adotada é de natureza qualitativa interpretativista (GEERTZ, 1989; HAGUETTE, 2010) e também recorro às contribuições da etnografia (ANDRÉ, 2003), para descrever a sala de aula e a escola, e da Análise da Conversa Etnometodológica para geração e transcrição de dados (LODER, 2008). O projeto de intervenção foi desenvolvido em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Araruama no Rio de Janeiro. As atividades foram dividas em algumas etapas, relacionadas às habilidades da Base Nacional Comum (2018), que culminaram no debate regrado sobre “A depredação do patrimônio público escolar”. A atividade mostrou-se muito eficaz como ferramenta para trazer discussões que são de suma importância para o convívio no ambiente escolar e para o trabalho com a oralidade em sala de aula.
Abstract: Con el objetivo de describir la estructura organizativa de la interacción desarrollada en el debate reglado en clase de Lectura y Producción Textual, utilizando las premisas del Análisis de la Conversación Etnometodológica (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974), esta disertación busca analizar el "revozeamento" (O'CONNOR Y MICHAELS, 1996) como secuencia preferida, la estructura de participación (SHULTZ, FLORIO Y ERICKSON, 1982) y el uso de micronarrativas como soporte de la argumentación (MULLER Y VIEIRA, 2020) en el debate en el aula. La metodología adoptada es de naturaleza cualitativa interpretativa (GEERTZ, 1989; HAGUETTE, 2010) y también recurro a las contribuciones de la etnografía (ANDRÉ, 2003), para describir el aula y la escuela, y del Análisis de la Conversación Etnometodológica para generación y transcripción de datos (LODER, 2008). El proyecto de intervención fue desarrollado en una clase de noveno año de la Educacíon Secundária de una escuela de la red pública municipal de Araruama en Río de Janeiro. Las actividades fueron divididas en algunas etapas, relacionadas a las habilidades de la Base Nacional Común (2018), que culminaron en el debate reglado sobre "La depredación del patrimonio público escolar". La actividad se mostró muy eficaz como herramienta para traer discusiones que son de suma importancia para la convivencia en el ambiente escolar y para el trabajo con la oralidad en el aula.
Palavras-chave: Análisis de la conversación etnometodológica
Revozeamento
Estructura de participación
Micronarrativas
Debate
Análise da conversa etnometodológica
Revozeamento
Estrutura de participação
Micronarrativas
Debate
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: SILVA, Cristina da Costa. A estrutura e a gestão conversacional do debate regrado: discutindo a educação e o exercício da cidadania na relação do aluno com o patrimônio público da escola. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23069
Data de defesa: 2-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)



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