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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23070
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Concepções de licenciandos de um Curso de Ciências Biológicas sobre o ensino por investigação em aulas de Ciências e de Biologia |
Título(s) alternativo(s): | Conceptions of undergraduate students of a Biological Sciences Course about teaching by research in Science and Biology classes |
Autor: | Silva, Daniel Baptista da ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Flávia Venâncio |
Primeiro membro da banca: | Góes, Andréa Carla de Souza |
Segundo membro da banca: | Fernandes, Jose Artur Barroso |
Resumo: | O ensino de ciências por investigação é uma abordagem pedagógica que visa desenvolver o entendimento sobre o fazer científico nos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta a importância desse ensino investigativo, proporcionando o desenvolvimento reflexivo dos estudantes. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como a tendência para a aplicação do ensino por investigação indicado na BNCC, que é uma normativa recente, está sendo respondida na formação inicial de professores. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas estruturadas com seis licenciandos de um Curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Os resultados da entrevista com o grupo de licenciandos pesquisado apontaram que há uma tendência em atividades curriculares ou extracurriculares de abordar o ensino por investigação. No entanto, embora os alunos tenham ideias de metodologias ou abordagem didática que se afinam com o ensino por investigação, ainda lhes falta embasamento teórico. As disciplinas de Estágio Supervisionado III e Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia emergiram das falas dos sujeitos como aquelas que oportunizaram leituras de referenciais teóricos. Logo, conclui-se que a aplicação do ensino por investigação já está sendo respondida na formação inicial de professores de Ciências e Biologia, porém parece ocorrer de forma tímida que ainda pode ser intensificada. |
Abstract: | Research-based science teaching is a pedagogical approach that aims to develop students’ understanding of scientific practice. The National Common Curricular Base (BNCC) highlights the importance of this investigative teaching, providing students with reflective development. In this context, the present research had the general objective of understanding how the trend towards the application of research-based teaching indicated in the BNCC, which is a recent standard, is being responded to in initial teacher training. This research had a qualitative approach, with data collection through structured interviews with six undergraduate students from a Biological Sciences Course at a public university in the state of Rio de Janeiro. The results of the interview with the group of graduate students researched showed that there is a tendency in curricular or extracurricular activities to approach teaching through investigation. However, although students have ideas for methodologies or teaching approaches that are in line with research-based teaching, they still lack theoretical foundation. The subjects of Supervised Internship III and Methodology of Science and Biology Teaching emerged from the subjects' speeches as those that provided opportunities for reading theoretical references. Therefore, it is concluded that the application of teaching through investigation is already being responded to in the initial training of Science and Biology teachers, but it seems to occur in a timid way that can still be intensified. |
Palavras-chave: | Science teaching Inquiry-based teaching Initial teacher education Ensino de Ciências Ensino por investigação Formação docente inicial |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | SILVA, Daniel Baptista da. Concepções de licenciandos de um Curso de Ciências Biológicas sobre o ensino por investigação em aulas de Ciências e de Biologia. 2024. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23070 |
Data de defesa: | 30-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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