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Tipo do documento: Dissertação
Título: Preconceito linguístico: uma proposta de atividades de leitura e debates na escola
Título(s) alternativo(s): Prejuicio lingüístico: una propuesta acerca de las prácticas de lectura en la escuela
Autor: Amorim, Michele Vignoli de 
Primeiro orientador: Rodrigues, Andrea
Primeiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Segundo membro da banca: Costa, Thaís de Araujo da
Resumo: A presente pesquisa nasce da experiência com uma turma de oitavo ano a partir da leitura de uma crônica de Luís Fernando Veríssimo, intitulada Papos, que me permitiu observar o quanto os dizeres dos alunos estavam repletos de preconceito em relação à língua e isso acabava me levando a perceber que os sujeitos-alunos continuavam a reproduzir o discurso da homogeneidade da língua. Assim nasceu o desejo de transformar esta e outras realidades em espaços de escuta e de aceitação e também de propor caminhos para o ensino de línguas com mais reflexões através da proposta de um caderno de atividades de leitura, oralidade e escrita que possibilitem um aprendizado mais inclusivo, a partir de um trabalho voltado para a produção de sentidos, de modo a permitir que se percorram caminhos históricos, sociais e ideológicos para abrir espaços de escuta e voz àqueles que têm suas vozes constantemente silenciadas no ambiente escolar e também na sociedade. O trabalho toma por base a abordagem teórico-metodológica da Análise do Discurso da linha francesa iniciada por Michel Pêcheux (1969), desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi (2001; 2012; 2015) e outros pesquisadores. O caderno foi elaborado com textos verbais e não verbais, a partir dos quais são apresentadas sugestões de atividades de leitura, oralidade e escrita, além da proposta de produção de um arquivo pedagógico (Indursky, 2019) sobre a temática abordada, qual seja, o preconceito linguístico. Espera-se com a proposta desse material que seja possível contribuir para incentivar práticas de ensino de língua em que haja espaço para discussões sobre o tema, e que a partir delas seja possível formar alunos que tenham condições de refletir mais sobre o preconceito linguístico na sociedade, e com isso possam produzir seus posicionamentos, seja para combatê-lo, seja para não se tornar também alvo desse preconceito.
Abstract: Esta investigación nace en una clase de octavo grado, dando inicio con la lectura de una crónica de Luís Fernando Veríssimo, llamada "Papos" que me hizo notar lo cuanto los discursos de los estudiantes están llenos de prejuicio con relación a la lengua y permitiéndome percibir que los sujetos alunos seguían reproduciendo el discurso de homogeneidade de la lengua. Nació así el deseo de cambiar esta realidad en un espacio de escucha y aceptación, además de proponer caminos más relevantes para la enseñanza de lenguas por médio de un caderno de actividades de lectura, escrita y e expresión oral que posibiliten un aprendizaje más inclusivo, a partir de un trabajo direccionado a la creación de sentidos con el objetivo de permitir que se explore caminos históricos, sociales e ideológicos para dar voz a aquellos cuyas voces son constantemente silenciadas en el entorno escolar y también en la sociedad. El enfoque metodológico utilizado es el del Análisis del Discurso francés iniciado por Michel Pêcheux (1969), desarrollado en Brasil por Eni Orlandi (2001; 2012; 2015) y otros investigadores formados por él. La investigación también tiene otras contribuciones importantes, como las de Bethania Mariani (2004;2016;1994) y Freda Indursky (2001; 2011; 2020). Desde este enfoque, se desarrolló un cuaderno de actividades con diversas materialidades discursivas y así posibilitar la resignificación de significados, empezando en las historias de los estudiantes y posibilitando comparaciones. Las discusiones propuestas sobre el tema del Prejuicio Lingüístico pueden contribuir para la transformación de prácticas mecanizadas, cerradas y que no promueven la interacción en el espacio escolar. El material producido en esta investigación tiene como objetivo un aprendizaje más reflexivo y significativo, un medio para contribuir con la calidad de la enseñanza en la educación básica o bien ser inspiración para otras prácticas innovadoras.
Palavras-chave: Preconceito linguístico
Práticas discursivas
Arquivo pedagógico
Análisis del discurso
Prácticas lectoras
Prejuicio lingüístico
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: AMORIM, Michele Vignoli de. Preconceito linguístico: uma proposta de práticas de leitura e debates na escola. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23071
Data de defesa: 11-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)



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