Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23077
Tipo do documento: Tese
Título: Pedreira! Por uma poética negra do corpo motriz nas artes da cena
Título(s) alternativo(s): Quarry! For a black poetics of the moving body in the performing arts
Autor: Silva, Kleber Rodrigo Lourenço 
Primeiro orientador: Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Primeiro membro da banca: Martins, Marianna Francisca Monteiro
Segundo membro da banca: Coelho, José Luiz Ligiéro
Terceiro membro da banca: Silva, Denise Espírito Santo da
Quarto membro da banca: Castro, Maurício de Barros
Resumo: Por meio de uma escrita memorial e performativa em primeira pessoa, esta tese busca refletir sobre poéticas cênicas negras nas linguagens do teatro e dança. Para tanto, construo uma jornada de pesquisa e criação intitulada Pedreira!, que engloba, inicialmente, a discussão de perspectivas historiográficas sobre a presença e ausência negra na cena, levantando o meu contexto de formação artística no Estado de Pernambuco. Em seguida, avanço acerca de conceitos que tocam essa jornada, tal como a artetnografia (Lyra, 2011), a partir da qual encampo a investigação sobre arquivos, documentos e cadernos de montagens do Visível Núcleo de Criação – PE/SP e da Capulanas Cia de Arte Negra – SP; coletivos com os quais experimentei processos autorais de construção cênica. Também discuto o conceito intitulado corpo motriz (Lourenço, 2015), elaborado no meu mestrado, com base na ideia de motrizes culturais (Ligiéro, 2011), que venho explorando como perspectiva metodológica para as práticas de criação na cena e na formação de artistas. Outro conceito que aponto é o de dramaturgias urgentes, identificando agendas/temas defendidos nas poéticas pretas, que se articulam, de forma inequívoca, a um estado de militância política. Por fim, destaco, num quarto momento, a performance autoral que, homônima à pesquisa, intitulo de Pedreira!, e que arremata toda uma trajetória, onde tradições populares, ancestralidade, memória, feminismos, negritude e identidades culturais estão tramadas em defesa de um pensamento político-epistêmico na arte negra, a partir da experiência de seus sujeitos e suas sujeitas
Abstract: Through a first-person, memorial, and performative writing, this thesis seeks to reflect on black scenic poetics in the languages of theater and dance. To do so, I construct a research and creation journey entitled "Pedreira!", which initially encompasses the discussion of historiographical perspectives on black presence and absence in the scene, drawing upon my artistic upbringing in the state of Pernambuco. Subsequently, I delve into concepts pertinent to this journey, such as artethnography (Lyra, 2011), through which I undertake an investigation into archives, documents, and notebooks from the Visível Núcleo de Criação – PE/SP and the Capulanas Cia de Arte Negra – SP; collectives with which I have experienced authorial processes of scenic construction. I also discuss the concept of the "motriz body" (Lourenço, 2015), developed during my master's degree, based on the idea of cultural driving forces (Ligiéro, 2011), which I have been exploring as a methodological perspective for creation practices in the scene and for artist training. Another concept I highlight is that of urgent dramaturgies, identifying agendas/themes advocated in black poetics, unequivocally linked to a state of political militancy. Finally, in a third moment, I emphasize the authorial performance, homonymous to the research, titled "Pedreira!", which culminates in an entire trajectory where popular traditions, ancestry, memory, feminisms, blackness, and cultural identities are interwoven in defense of a political-epistemic thought in black art, based on the experience of its subjects
Palavras-chave: Poéticas cênicas negras
Artetnografia
Dramaturgias urgentes
Corpo motriz
Pedreira
Negros no teatro
Dança
Artistas negros
Negros na arte
Black scenic poetics
Artethnography
Urgent dramaturgies
Motriz body
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SILVA, Kleber Rodrigo Lourenço. Pedreira! Por uma poética negra do corpo motriz nas artes da cena. 2024. 290 f. Tese. (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23077
Data de defesa: 28-Mar-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.