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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23077
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Pedreira! Por uma poética negra do corpo motriz nas artes da cena |
Título(s) alternativo(s): | Quarry! For a black poetics of the moving body in the performing arts |
Autor: | Silva, Kleber Rodrigo Lourenço |
Primeiro orientador: | Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
Primeiro membro da banca: | Martins, Marianna Francisca Monteiro |
Segundo membro da banca: | Coelho, José Luiz Ligiéro |
Terceiro membro da banca: | Silva, Denise Espírito Santo da |
Quarto membro da banca: | Castro, Maurício de Barros |
Resumo: | Por meio de uma escrita memorial e performativa em primeira pessoa, esta tese busca refletir sobre poéticas cênicas negras nas linguagens do teatro e dança. Para tanto, construo uma jornada de pesquisa e criação intitulada Pedreira!, que engloba, inicialmente, a discussão de perspectivas historiográficas sobre a presença e ausência negra na cena, levantando o meu contexto de formação artística no Estado de Pernambuco. Em seguida, avanço acerca de conceitos que tocam essa jornada, tal como a artetnografia (Lyra, 2011), a partir da qual encampo a investigação sobre arquivos, documentos e cadernos de montagens do Visível Núcleo de Criação – PE/SP e da Capulanas Cia de Arte Negra – SP; coletivos com os quais experimentei processos autorais de construção cênica. Também discuto o conceito intitulado corpo motriz (Lourenço, 2015), elaborado no meu mestrado, com base na ideia de motrizes culturais (Ligiéro, 2011), que venho explorando como perspectiva metodológica para as práticas de criação na cena e na formação de artistas. Outro conceito que aponto é o de dramaturgias urgentes, identificando agendas/temas defendidos nas poéticas pretas, que se articulam, de forma inequívoca, a um estado de militância política. Por fim, destaco, num quarto momento, a performance autoral que, homônima à pesquisa, intitulo de Pedreira!, e que arremata toda uma trajetória, onde tradições populares, ancestralidade, memória, feminismos, negritude e identidades culturais estão tramadas em defesa de um pensamento político-epistêmico na arte negra, a partir da experiência de seus sujeitos e suas sujeitas |
Abstract: | Through a first-person, memorial, and performative writing, this thesis seeks to reflect on black scenic poetics in the languages of theater and dance. To do so, I construct a research and creation journey entitled "Pedreira!", which initially encompasses the discussion of historiographical perspectives on black presence and absence in the scene, drawing upon my artistic upbringing in the state of Pernambuco. Subsequently, I delve into concepts pertinent to this journey, such as artethnography (Lyra, 2011), through which I undertake an investigation into archives, documents, and notebooks from the Visível Núcleo de Criação – PE/SP and the Capulanas Cia de Arte Negra – SP; collectives with which I have experienced authorial processes of scenic construction. I also discuss the concept of the "motriz body" (Lourenço, 2015), developed during my master's degree, based on the idea of cultural driving forces (Ligiéro, 2011), which I have been exploring as a methodological perspective for creation practices in the scene and for artist training. Another concept I highlight is that of urgent dramaturgies, identifying agendas/themes advocated in black poetics, unequivocally linked to a state of political militancy. Finally, in a third moment, I emphasize the authorial performance, homonymous to the research, titled "Pedreira!", which culminates in an entire trajectory where popular traditions, ancestry, memory, feminisms, blackness, and cultural identities are interwoven in defense of a political-epistemic thought in black art, based on the experience of its subjects |
Palavras-chave: | Poéticas cênicas negras Artetnografia Dramaturgias urgentes Corpo motriz Pedreira Negros no teatro Dança Artistas negros Negros na arte Black scenic poetics Artethnography Urgent dramaturgies Motriz body |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SILVA, Kleber Rodrigo Lourenço. Pedreira! Por uma poética negra do corpo motriz nas artes da cena. 2024. 290 f. Tese. (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23077 |
Data de defesa: | 28-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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