Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23079
Tipo do documento: Dissertação
Título: Acidentes por animais peçonhentos: saberes entre profissionais da saúde do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Accidents by venomous animals: knowledge among health professionals in the state of Rio de Janeiro
Autor: Rodrigues, Anna Caroline Victória dos Santos 
Primeiro orientador: Pontes, Jorge Antônio Lourenço
Primeiro membro da banca: Silva, Jean Carlos Miranda da
Segundo membro da banca: Souza, Claudio Maurício Vieira de
Terceiro membro da banca: Pimentel, Douglas de Souza
Quarto membro da banca: Cunha, Luis Eduardo Ribeiro da
Resumo: A baixa visibilidade e superficialidade no ensino básico e na formação de profissionais da saúde sobre conteúdos específicos ou relacionados aos animais peçonhentos é uma realidade que reflete diretamente no quadro de agravo da situação desses acidentes no Brasil. Na área de saúde, em escolas médicas, especialmente no ensino de medicina humana no Estado do Rio de Janeiro, o conteúdo sobre animais peçonhentos é pouco difundido. Normalmente está integrado em disciplinas que abordam doenças infecciosas, parasitárias e doenças tropicais infecciosas, mas que pouco exploram o conhecimento sobre acidentes com esses animais, causando assim uma falta de informação entre os profissionais de saúde que se formam. Os acidentes com animais peçonhentos constituem um problema de saúde pública no Brasil e em diversas partes do mundo. No Brasil, ocorrem aproximadamente 260.000 acidentes por animais peçonhentos ao ano. O presente estudo teve como objetivo investigar os saberes de profissionais de saúde da linha de frente do atendimento médico (médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem) sobre acidentes causados por estes animais. Foi utilizado um questionário online para uma análise quantitativa, disponibilizado em redes sociais e comunidades acadêmicas; sendo composto por questões objetivas relativas aos acidentes com animais peçonhentos. Os resultados indicaram que existe uma necessidade de capacitação específica dos profissionais da linha de frente dos atendimentos e que, eventualmente, realizam atendimento para esses acidentes, onde 36 profissionais responderam ao questionário. Destes, 58% afirmaram reconhecer aranhas, escorpiões e serpentes como principais animais peçonhentos; 69% declararam que peçonhentos e venenosos não são sinônimos; 71% ressaltaram nunca ter atendido vítimas de acidente por animal peçonhento; 53% disseram não saber sobre fosseta loreal; apenas 19% dos profissionais souberam identificar o procedimento correto sobre soroterapia em casos de acidente com escorpião; 78% dos profissionais participantes declararam não ter recebido ou não se lembram de ter recebido instruções sobre acidentes com animais peçonhentos durante sua formação. Os resultados reforçam a importância de se criar programas de atualização e capacitação profissional, ou a criação de uma disciplina específica envolvendo toxinas animais para que haja inserção do tema acidentes por animais venenosos nos cursos da área de saúde. Uma vez que o conhecimento específico é indispensável aos profissionais e para o sucesso do tratamento e recuperação dos pacientes acidentados.
Abstract: The lack of deeper knowledge in basic education and training of health professionals on specific contents or those related to venomous animals is a reality that reflects directly on the worsening of the situation of these accidents in Brazil. In the health area, in medical schools, especially in the Teaching of Human Medicine, in the state of Rio de Janeiro, the content on venomous animals is not widespread. It is usually integrated in disciplines such as infectious, parasitic, and tropical infectious diseases, but little knowledge about accidents with these animals is explored, causing a lack of information among graduating health professionals. Accidents with venomous animals are a public health problem in Brazil as in several parts of the world. In Brazil approximately 260,000 accidents by venomous animals occur per year. The present study aimed to investigate the knowledge of frontline health care professionals, being doctors and nurses, about accidents caused by these animals. An online questionnaire was used for a quantitative analysis, made available on social networks and academic communities and distributed through a link; It was composed of objective questions about accidents with venomous animals. The results indicated that there is a need for specific training of front-line professionals who eventually perform this type of accident. Feedback was obtained from 36 interviewees, including nurses, physicians, and nursing technicians. Of these, 58% said they recognized spiders, scorpions and snakes as the main venomous animals; 69% declared that venomous and poisonous are not synonyms, 71% emphasized they had never treated victims of venomous animal accidents and 53% said they did not know about loreal fossa. Only 19% of the professionals could identify the correct procedure for serotherapy in cases of scorpion stings. About 78% of the participating professionals stated that they had not received or do not remember receiving instructions on accidents with poisonous animals during their training. The results reinforce the importance of creating professional updating and training programs, or the creation of a specific discipline involving animal toxins for the insertion of the subject of venomous animal accidents in healthcare courses. Since specific knowledge is indispensable to professionals for the successful treatment and recovery of injured patients.
Palavras-chave: Ensino sobre animais peçonhentos
Doenças tropicais negligenciadas
Formação em Saúde
Ciências da Saúde
Teaching about venomous animals
Neglected Tropical Diseases
Health Education
Health Sciences
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: RODRIGUES, Anna Caroline Victória dos Santos. Acidentes por animais peçonhentos: saberes entre profissionais da saúde do Estado do Rio de Janeiro. 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23079
Data de defesa: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Anna Caroline Victória Rodrigues - 2022 - Completa.pdfDocumento principal1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.