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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23080
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Samba-enredo e identidades negras: Abordagens docentes no ensino de História escolar |
Título(s) alternativo(s): | Samba Plot and black identities: Teaching approaches in teaching school History |
Autor: | Pereira, Alberto Fraga ![]() |
Primeiro orientador: | Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk |
Primeiro membro da banca: | Cabral, Maria Aparecida |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Fábia Barbosa |
Resumo: | Em 2024 comemora-se 21 anos da promulgação da Lei 10.639 e 16 da Lei 11.645. Essa dupla legislação, em um contexto político e social de reverberação de demandas de movimentos de resistência negra no Brasil, estabeleceu a exigência da inclusão de conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-brasileira e Africana (lei 10.639), complementada pela exigência do estudo da Cultura Indígena (lei 11.645) nas escolas brasileiras. Apesar da importância da aplicação dessas leis, o Brasil continua sendo um país marcado pelo racismo e pelo pensamento colonialista, onde crianças e adolescentes não brancos, em especial negros, enfrentam dificuldades em se enxergar de maneira positiva ou até mesmo em assumir sua própria identidade étnico-racial, como se comprova no decorrer do trabalho. Tendo este contexto como pano de fundo, a pesquisa busca refletir como a utilização didática de letras de samba-enredo, enquanto expressão cultural desenvolvida pelas escolas de samba, desempenhando um papel intrínseco de resistência cultural e de preservação da memória da africanidade no Brasil, pode contribuir para a promoção de identidades negras a partir do ensino de história escolar. A hipótese desenvolvida na pesquisa é a de que sua potência reside tanto pelo samba ser um artefato que auxilia a manutenção de tradições culturais de origem africana, quanto por constituir-se de narrativas que colocam a população negra como protagonista da História do Brasil. A pesquisa, além de apresentar um histórico do desenvolvimento dos sambas-enredo em diálogo com as mudanças de cenário político nacional na segunda metade do século XX, em especial a partir dos anos 1980, analisa entrevistas com professores escolares de história que explicam seus os objetivos, as dificuldades e os resultados de suas ações docentes. Foi utilizada a História Oral como método, comprovando a eficiência desta prática na construção de uma educação antirracista. |
Abstract: | In 2024 will be the 21st anniversary of the enactment of Law 10.639 and the 16th of Law 11.645. This legislations, in a political and social context of reverberating demands from Black resistance movement in Brazil, established the requirement for the inclusion of content related to Afro-Brazilian and African History and Culture (law 10,639), complemented by the requirement for the study of Indigenous Culture (law 11,645) in Brazilian schools. Despite the importance of applying these laws, Brazil continues to be a country marked by racism and colonialist thinking, where non-white children and adolescents, especially black people, face difficulties in seeing themselves in a positive way or even in assuming their own ethnic identity. -racial, as evidenced in the course of the work. Having this context as a backdrop, the research seeks to reflect on how the didactic use of samba-enredo lyrics, as a cultural expression developed by samba schools, playing an intrinsic role of cultural resistance and preservation of the memory of Africanity in Brazil, can contribute to the promotion of black identities through the teaching of school history. The hypothesis developed in the research is that its power lies both in the fact that samba is an artifact that helps maintain cultural traditions of African origin, and because it is constituted by narratives that place the black population as the protagonists of the History of Brazil. The research, in addition to presenting a history of the development of sambas-enredo in dialogue with changes in the national political scenario in the second half of the 20th century, especially from the 1980s onwards, analyzes interviews with school history teachers who explain their objectives , the difficulties and results of their teaching actions. Oral History was used as a method, proving the efficiency of this practice in building anti-racist education |
Palavras-chave: | Ensino de História Samba-enredo Identidade negra Prática docente Teaching history Samba plot Black identities Teaching practice |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História Social |
Citação: | FRAGA, Alberto Fraga. Samba-enredo e identidades negras: Abordagens docentes no ensino de História escolar. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23080 |
Data de defesa: | 1-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Social |
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