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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23086
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As megaexposições e a valorização da imagem institucional: um estudo de caso sobre a relação do Banco do Brasil e seu Centro Cultural |
Título(s) alternativo(s): | Mega-exhibitions and the valorization of institutional image: a case study on the relationship between Banco do Brasil and its Center Cultural |
Autor: | Silva, Ana Carolina Castro ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Fernanda Pequeno da |
Primeiro membro da banca: | Castro, Mauricio Barros de |
Segundo membro da banca: | Ramos, Maria Lúcia Bueno |
Resumo: | A dissertação produzida tem por objetivo analisar e buscar compreender como ocorre a assimilação de capital cultural por meio do patrocínio privado, a pesquisa buscou analisar a relação entre o estabelecimento das leis de incentivo fiscal e a inserção das instituições bancárias no campo da cultura através de centros culturais, observando os contextos históricos que permearam tal inserção e as permanências que se dão no campo das artes e da cultura ainda hoje, observando de maneira mais direta a criação do Centro Cultural do Banco do Brasil dentro do contexto de inserção de instituições privadas no campo da cultura, que teve início na década de 1980. Tendo em vista o conceito de megaexposição e/ou exposição blockbuster, analisamos a exposição Egito antigo: do cotidiano à eternidade apresentada pelo CCBB RJ, a fim de explicitar como ocorrem as relações que se estabelecem entre a difusão da cultura e da arte e a promoção da marca Banco do Brasil (BB) |
Abstract: | The dissertation produced aims to analyze and seek to understand how the assimilation of cultural capital occurs through private sponsorship. The research sought to analyze the relationship between the establishment of tax incentive laws and the insertion of banking institutions in the field of culture through centers cultural, observing the historical contexts that permeated such insertion and the permanence that occurs in the field of arts and culture even today, observing more directly the creation of the Banco do Brasil Cultural Center within the context of insertion of private institutions in the field of culture, which began in the 1980s. Considering the concept of mega-exhibition and/or blockbuster exhibition, we analyzed the exhibition Ancient Egypt: from everyday life to eternity presented by CCBB RJ, in order to explain how the relationships that are established occur between the dissemination of culture and art and the promotion of the Banco do Brasil (BB) brand |
Palavras-chave: | Megaexposição Capital cultural Egito antigo Centro Cultural Banco do Brasil - Exposições Imagem corporativa Centros culturais - Exposições Política cultural Mega-exhibition Cultural capital Ancient Egypt |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História da Arte |
Citação: | SILVA, Ana Carolina Castro. As megaexposições e a valorização da imagem institucional: um estudo de caso sobre a relação do Banco do Brasil e seu Centro Cultural. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23086 |
Data de defesa: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História da Arte |
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CRN - Ana Carolina Castro Silva - 2023.pdf | 202,46 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
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