Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23086
Tipo do documento: Dissertação
Título: As megaexposições e a valorização da imagem institucional: um estudo de caso sobre a relação do Banco do Brasil e seu Centro Cultural
Título(s) alternativo(s): Mega-exhibitions and the valorization of institutional image: a case study on the relationship between Banco do Brasil and its Center Cultural
Autor: Silva, Ana Carolina Castro 
Primeiro orientador: Silva, Fernanda Pequeno da
Primeiro membro da banca: Castro, Mauricio Barros de
Segundo membro da banca: Ramos, Maria Lúcia Bueno
Resumo: A dissertação produzida tem por objetivo analisar e buscar compreender como ocorre a assimilação de capital cultural por meio do patrocínio privado, a pesquisa buscou analisar a relação entre o estabelecimento das leis de incentivo fiscal e a inserção das instituições bancárias no campo da cultura através de centros culturais, observando os contextos históricos que permearam tal inserção e as permanências que se dão no campo das artes e da cultura ainda hoje, observando de maneira mais direta a criação do Centro Cultural do Banco do Brasil dentro do contexto de inserção de instituições privadas no campo da cultura, que teve início na década de 1980. Tendo em vista o conceito de megaexposição e/ou exposição blockbuster, analisamos a exposição Egito antigo: do cotidiano à eternidade apresentada pelo CCBB RJ, a fim de explicitar como ocorrem as relações que se estabelecem entre a difusão da cultura e da arte e a promoção da marca Banco do Brasil (BB)
Abstract: The dissertation produced aims to analyze and seek to understand how the assimilation of cultural capital occurs through private sponsorship. The research sought to analyze the relationship between the establishment of tax incentive laws and the insertion of banking institutions in the field of culture through centers cultural, observing the historical contexts that permeated such insertion and the permanence that occurs in the field of arts and culture even today, observing more directly the creation of the Banco do Brasil Cultural Center within the context of insertion of private institutions in the field of culture, which began in the 1980s. Considering the concept of mega-exhibition and/or blockbuster exhibition, we analyzed the exhibition Ancient Egypt: from everyday life to eternity presented by CCBB RJ, in order to explain how the relationships that are established occur between the dissemination of culture and art and the promotion of the Banco do Brasil (BB) brand
Palavras-chave: Megaexposição
Capital cultural
Egito antigo
Centro Cultural Banco do Brasil - Exposições
Imagem corporativa
Centros culturais - Exposições
Política cultural
Mega-exhibition
Cultural capital
Ancient Egypt
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Citação: SILVA, Ana Carolina Castro. As megaexposições e a valorização da imagem institucional: um estudo de caso sobre a relação do Banco do Brasil e seu Centro Cultural. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23086
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em História da Arte



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.