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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23087
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O bullying na culturalidade brasileira: uma perspectiva da Educação Física escolar |
Título(s) alternativo(s): | Bullying in Brazilian culture: a school perspective of Physical Education |
Autor: | Oliveira, Flavia Fernandes de ![]() |
Primeiro orientador: | Telles, Silvio de Cassio Costa |
Primeiro membro da banca: | Wildhagen, Giannina Maria do Espírito Santo |
Segundo membro da banca: | Teixeira, Mário Coelho |
Terceiro membro da banca: | Prodócimo, Elaine |
Quarto membro da banca: | Souza, Gabriela Conceição de |
Quinto membro da banca: | Mattos, Rafael da Silva |
Resumo: | O bullying é um comportamento que aflige mundialmente muitos estudantes. Por ser um fenômeno que ocorre no espaço escolar, está presente também nas aulas de Educação Física, assim como outros episódios de violência que são produzidos e reproduzidos durante as atividades práticas. Desta forma, o objetivo da tese é compreender as características do bullying escolar nas aulas de Educação Física (EF) e compará-las às caraterísticas clássicas propostas por Olweus. O corpus é constituído por quatro textos, sendo: no primeiro estudo o objetivo foi realizar um levantamento das principais características do comportamento bullying escolar em estudos do Brasil e do exterior, realizado através do Scoping Review, e conclui-se que as características mais presentes são as físico-corporais, comportamentais, de gênero, étnico/raciais e socioculturais, que se tornam um habitus devido à forma como os/as estudantes agem, percebem e as incorporam dentro do campo escolar; o segundo estudo buscou identificar as principais características do bullying nas escolas e nas aulas de EF, a partir do discurso dos professores/as de EF brasileiros/as com expertise no fenômeno. A análise do conteúdo foi o método de análise das entrevistas. Concluímos a partir do discurso dos/as expertises que as características de bullying presentes nas escolas são as diferenças socioeconômicas, a popularidade dos/as estudantes, as questões com relação à imagem corporal, as questões de gênero e o racismo, e nas aulas e EF são as diferenças de habilidades motoras e imagem corporal; no terceiro o objetivo é levantar as características do bullying que surgem nas aulas de Educação Física nas escolas do município do Rio de Janeiro em turmas do sétimo ano do ensino fundamental, verificando as possíveis relações com as estudadas por Olweus. Para tal foram realizadas observações de campo em duas escolas uma da rede pública e outra da rede privada sendo observado que as principais características do bullying nas aulas de EF são com relação à habilidade motora e à cor/raça das vítimas, que foram os meninos; o último estudo foi um ensaio que procurou apresentar e discutir ações pedagógicas acerca das situações de violência e bullying na EFE, partindo de uma escrevivência da autora da tese, que apresentou relatos de bullying e violência durante aulas de EF em uma escola pública municipal do Rio de Janeiro em turmas do ensino fundamental. A partir dos estudos apresentados, a tese defende que as características do bullying nas aulas de EF estão em consonância com as clássicas propostas por Olweus, entretanto à culturalidade do local onde as escolas estão inseridas remetem à diferença em relação aos atores nos eventos de bullying |
Abstract: | Bullying is a behavior that threats many students worldwide. Because it is a phenomenon observed everywhere at school, it also occurs during Physical Education classes, as well as some episodes of violence that are produced and reproduced during practical activities. From this perspective, this thesis aims to understand the characteristics of school bullying in Physical Education (PE) classes and compare them to the classic characteristics proposed by Olweus. This study divided into four parts: The first part aims to carry out a survey of the main characteristics of school bullying behavior from studies in Brazil and abroad, through the Scoping Review, and its conclusion was that the characteristics are physical-corporal, behavioral, gender, ethnic/racial and sociocultural, which become a habitus due to the way students act, perceive and incorporate them within the school field; the second study sought to identify the main characteristics of bullying in schools and PE classes, based on the discourse of Brazilian PE teachers with expertise in the phenomenon. Content analysis was the interview analysis method. We conclude from the experts' speech that the characteristics of bullying present in schools are socioeconomic differences, the popularity of students, issues regarding body image, gender issues and racism, and in classes and PE are the differences in motor skills and body image; in the third, the objective is to survey the characteristics of bullying that arise in Physical Education classes in schools in Rio de Janeiro, verifying possible relationships with those studied by Olweus. To this end, field observations were carried out in two schools, one public and other private school, and of which observed that the main characteristics in PE classes are in relation to the motor ability and color/race of the victims, who were boys; the last study was an essay that sought to present and discuss pedagogical actions regarding situations of violence and bullying in physical education scholar, based on a writing by the author of the thesis, who presented reports of bullying and violence during PE classes in a municipal public school in Rio de Janeiro in an elementary school class. Based on the studies presented, the thesis argues that the characteristics of bullying in PE classes are in line with the classic ones proposed by Olweus, however, the culturality of the place where the schools are located refers to the difference in relation to the actors in bullying events |
Palavras-chave: | Bullying Violência Habitus Educação física Bullying nas escolas Educação física – Estudo e ensino Educação física - Aspectos sociais Violência na escola Violence Physical education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte |
Citação: | OLIVEIRA, Flavia Fernandes de. O bullying na culturalidade brasileira: uma perspectiva da Educação Física escolar. 2024. 180 f. Tese (Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23087 |
Data de defesa: | 12-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte |
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