Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23090
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cigarros e fezes: o absurdo na ficção contemporânea de Lourenço Mutarelli |
Título(s) alternativo(s): | Cigarettes and feces: the absurd in the contemporary fiction of Lourenço Mutarelli |
Autor: | Rodrigues, Igor Mateus Alves ![]() |
Primeiro orientador: | Dealtry, Giovanna Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Carneiro, Flávio Martins |
Segundo membro da banca: | Farinaccio, Pascoal |
Resumo: | Na leitura das obras de Lourenço Mutarelli, quadrinista e romancista já conceituado no cenário contemporâneo da literatura brasileira, é comum se deparar com a construção de universos grotescos, sujos, intensamente urbanos e apaticamente desoladores. Seus protagonistas são figuras patéticas, fracassadas, incompletas e perigosas de diferentes formas (normalmente tanto para os outros, quanto para eles mesmos). Além disso, os enredos que se desenvolvem a partir e ao redor de tais personagens parecem expor uma impotência, a eles inerente, diante da aparente falta de sentido em suas vidas. Tão eficaz é a narrativa mutarelliana em sua simplicidade, que a insensatez dos romances parece se estender para além do campo literário, tornando latente uma possível falta de sentido na realidade do próprio leitor. Com base nesse efeito e fundamentando-se no conceito de absurdo como proposto por Albert Camus em seu ensaio O Mito de Sísifo (2023), a presente pesquisa pretende expor como os romances de Lourenço Mutarelli, tendo o absurdo como fundamento existencial de seus universos fictícios, possibilitam/engatilham o acesso a uma contemporaneidade absurda através da representação de diferentes respostas ao fenômeno do absurdo. Com esse fim em mente, foram selecionados os romances O Natimorto: um musical silencioso (2018) e O Cheiro do Ralo (2009), de Lourenço Mutarelli, e, a partir de suas leituras, apoiadas nos escritos de Gaston Bachelard (1978), Carl G. Jung (2002; 2008; 2014), Félix Guattari (1992), entre outros, demonstrar-se-á como o espaço literário e o foco no universo interno dos protagonistas funcionam como meios de representação do (sentimento e noção do) absurdo e das diferentes saídas que o indivíduo pode escolher para a resolução dessa questão: suicídio e existência absurda |
Abstract: | When reading the works of Lourenço Mutarelli, a comic artist and novelist already renowned in the contemporary scene of Brazilian literature, it is common to come across the construction of grotesque, dirty, intensely urban and apathetically desolate universes. Its protagonists are pathetic, failed, incomplete and dangerous figures in different ways (usually both to others and to themselves). The plots that develop from and around such characters seem to expose an inherent impotence in the face of the apparent lack of meaning in their lives. So effective is the Mutarellian narrative in its simplicity, that the senselessness of the novels seems to extend beyond the literary field, making apparent a possible lack of meaning in the reader's own reality. Based on this effect, and based on the concept of the Absurd as proposed by Albert Camus in his essay The Myth of Sisyphus (2023), this research aims to expose how Lourenço Mutarelli's novels, having the Absurd as the existential foundation of their universes fictional, enable/trigger access to an absurd contemporaneity through the representation of different responses to the phenomenon of the Absurd. With this purpose in mind, the novels O Natimorto: um musical silencioso (2018) and O Cheiro do Ralo (2009), by Lourenço Mutarelli, were selected and, based on their readings, supported by the writings of Gaston Bachelard (1978), Carl G. Jung (2002; 2008, 2021), Félix Guattari (1993), among others, it will be demonstrated how the literary space and the focus on the internal universe of the protagonists function as means of representing the (feeling and notion of) the Absurd and the different ways out that the individual can choose to resolve this issue: suicide and absurd existence |
Palavras-chave: | Lourenço Mutarelli Absurdismo Literatura brasileira contemporânea Espaço literário Grotesco Mutarelli, Lourenço, 1964- - Crítica e interpretação Absurdo na literatura Literatura brasileira – História e crítica – Séc. XXI Espaço na literatura Grotesco na literatura Absurdism Contemporary brazilian literature Literary space Grotesque |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | RODRIGUES, Igor Mateus Alves. Cigarros e fezes: o absurdo na ficção contemporânea de Lourenço Mutarelli. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23090 |
Data de defesa: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRN - Igor Mateus Alves Rodrigues - 2024.pdf | 202,07 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Igor Mateus Alves Rodrigues - 2024.pdf | 217,83 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Dissertação - Igor Mateus Alves Rodrigues - 2024 - Completa.pdf | 904,2 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.